Afif afirma que vai desburocratizar abertura e fechamento de empresas
Missão é desburocratizar abertura de micro e pequenas empresas no país e reforçar competitividade do setor, diz Afif Domingos
- Data: 03/07/2013 18:07
- Alterado: 03/07/2013 18:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secom - Presidência da República
Crédito:
O ministro Guilherme Afif Domingos destacou, no programa semanal de rádio Bom Dia Ministro desta quarta-feira (3), a missão dada pela presidenta Dilma ao criar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Afif também falou sobre a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
“A primeira e a maior missão que a presidenta Dilma me deu ao criar a secretaria foi o processo de desburocratização para eliminar os nós que dificultam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs). Nós estamos implantando a Redesim em todo o Brasil para atingir esse objetivo. É a rede de simplificação do processo de abertura e fechamento de empresa. Esse sistema, que reúne em uma janela única, por meio do uso da tecnologia, a União, o estado e o município, é o grande caminho para baixarmos para 2 ou 3 dias, no máximo, a abertura de uma empresa e seu fechamento também.”
A rede tem como meta maior imprimir maior competitividade ao segmento, embaraçado por uma burocracia que impede o seu crescimento pleno.
No programa, o ministro também falou sobre a necessidade de garantir às MPEs acesso à inovação, redução de juros e da burocracia para acesso ao crédito. Outro ponto destacado no programa foi sobre acesso ao mercado exterior:
‘Temos que fazer acordos bilaterais país a país, que criar um sistema absolutamente simplificado de logística voltado à exportação pelo micro e pequeno empresário. A globalização não chegou a esse setor. Nossa missão é enxugar, criar obrigações únicas, sistemas simplificados, para dar liberdade ao micro e pequeno empreendedor para trabalhar. O Brasil tem enorme propensão ao empreendedorismo’, afirmou o ministro.