Adesão ao monitoramento de testagem é pauta da 13ª reunião do Conselho Municipalista
Visita ao Vale do Ribeira, App Coronavírus SP e distribuição de respiradores também foram temas abordados no encontro
- Data: 31/07/2020 20:07
- Alterado: 31/07/2020 20:07
- Autor: Redação
- Fonte: SDR
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo realizou nesta sexta-feira (31), no Palácio dos Bandeirantes, videoconferência que marcou a 13ª reunião do Conselho Municipalista. A reunião, liderada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e do Paulo Menezes, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, que discutiram a adesão dos municípios paulistas no protocolo de monitoramento, visita dos secretários ao Vale do Ribeira, compartilhamento de boas práticas e aumento da capacidade hospitalar de todo o estado.
São Paulo está ampliando uma nova forma de monitoramento e vigilância de contatos. A nova plataforma centralizada permite simples e fácil controle de contatos e registro das informações; protocolo desenvolvido junto aos municípios que padroniza as ações de vigilância; e programa de voluntários para apoiar as ações de vigilância dos municípios.
“Pedimos que as prefeituras possam cada vez mais aderir a este processo para que façamos em conjunto um grande trabalho de rastreamento e isolamento social no estado. Isolando uma minoria, nós podemos salvar uma maioria”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O novo modelo estabelece o isolamento efetivo de casos confirmados de Covid-19 e contactantes; maior controle da pandemia e mais informação sobre a necessidade de isolamento. Para a Vigilância em Saúde os benefícios estão na organização e estruturação das informações; mais informações para os processos de monitoramento e vigilância; mais clareza dos processos e protocolos recomendados pelo Estado e relatórios consolidados regionalmente.
“É preciso evitar que as pessoas com o vírus tenham contato com pessoas não infectadas. É muito importante manter o isolamento social e seguir com as ações da vigilância e saúde.”, conclui o Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes.
Os municípios interessados em aderir ao novo protocolo de monitoramento e vigilância devem buscar a Secretaria Estadual de Saúde, por meio de suas Vigilâncias Epidemiológicas de Saúde.
App Coronavírus SP
O Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira compartilhou as boas práticas adotadas pelo município durante o enfrentamento da pandemia, entre elas a importância da utilização do aplicativo “Coronavírus SP”. Desenvolvido pelo Governo do Estado, a ferramenta é destinada para suspeitos ou casos confirmados de Covid-19 com recomendação de isolamento domiciliar dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do estado de São Paulo.
O aplicativo monitora os pacientes avaliando a necessidade de encaminhamento ao serviço de saúde SUS adequado e fornece consulta por Telemedicina gratuita para avaliação de Covid-19.
Vale do Ribeira
Na última quinta (30), os Secretários Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Jean Gorinchteyn (Saúde) estiveram no Vale do Ribeira em compromisso oficial de combate à pandemia. Eles acompanharam o início da testagem na comunidade quilombola Peropava, no município de Registro. Também houve distribuição de cestas básicas, cobertores, máscaras e álcool em gel para as famílias residentes.
A Região do Vale do Ribeira teve um aumento de casos e internações, indicadores que levaram ao regresso da região para fase vermelha do Plano São Paulo, em que é permitido a abertura apenas de serviços essenciais. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (31), na nona atualização do Plano São Paulo.
O Governo reforçou a capacidade hospitalar do Vale do Ribeira para atendimento a pacientes graves com COVID-19. Na última quarta (29), reforçou a chegada de dez novos leitos de UTI para a região, além de viabilizar a transferência de pacientes do vale do Ribeira para hospitais da Baixada Santista.
Distribuição de respiradores
Na última terça-feira (28), em coletiva de imprensa, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, fez balanço da distribuição de respiradores e anunciou o total de 3097 destes equipamentos entregues em todo o estado.
Vinholi também anunciou mais 111 respiradores a serem distribuídos, nas regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Grande São Paulo, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.
O Conselho Municipalista
O Conselho Municipalista foi instituído pelo Governador João Doria para pactuar junto às regiões administrativas e seus municípios as decisões de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e as diretrizes do Plano São Paulo, como a flexibilização da quarentena e a retomada segura das atividades econômicas.
O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, coordena as ações do Conselho, que reúne Secretários de Estado e prefeitos de cidades-sedes das seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Araraquara (Central), Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo capital.
Conforme estabelecido na Resolução de 15-06-2020, o Conselho Municipalista continuará a funcionar mesmo após a pandemia nos moldes do Governo Montoro e buscará promover a integração dos programas setoriais; fornecer informações e dados relativos aos vários setores da Administração Pública; identificar os problemas das unidades regionais constituídas e estimular iniciativas conjuntas para a solução de problemas regionais.