Ações de prevenção à febre amarela são intensificadas em Diadema
Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Diadema intensificou as ações para orientar a população sobre febre amarela e realizar busca ativa das pessoas que ainda não se vacinaram
- Data: 14/02/2019 09:02
- Alterado: 14/02/2019 09:02
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
A medida é importante para que o maior número de moradores esteja protegido, pois o vírus da febre amarela continua circulando na região. Exemplo disso é o diagnóstico da enfermidade em um macaco do Zoológico de São Paulo em 8 de fevereiro deste ano.
As ações tiveram início nas ruas Arapongas e Tangará, no bairro Paineiras e estão sendo realizadas em conjunto com as atividades de casa a casa da Semana de Mobilização Social contra o Aedes aegypti. Assim, quando os agentes de saúde entram na residência dos munícipes, orientam sobre criadouros, identificação de macacos e cobertura vacinal. Caso algum dos moradores não tenha recebido a proteção, é orientada a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar. As 20 UBS da cidade estão disponíveis para aplicação da dose padrão, de acordo com o horário de cada sala de vacina.
Até o final da semana, serão visitados imóveis nas ruas Curió, Pintassilgo, Canário, Mário Laguna, Alfenas, Uirapuru, Cardeal, Serra da Borborema, Lauri Reid e Serra do Macaé.
Proteção segura
A vacina é a melhor forma de se proteger. Em 2017, foi realizada Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela e cerca de 60% dos moradores estão imunizados. Em 2018, a dose entrou no calendário oficial de vacinação infantil a partir dos nove meses de idade.
Precaução
Atualmente, todo o território paulista é considerado área de risco e, por isso, área de recomendação de vacina. O período de maior ocorrência da doença é entre os meses de dezembro e maio. Em 2018, foram confirmados 503 casos da doença no estado de São Paulo, sendo que 176 chegaram a óbito. Neste ano, já são 32 casos confirmados e nove mortes.
“Os macacos são nossos aliados. É importante que a população não os mate, maltrate nem abandone. Os macacos, por viverem na mata, são os primeiros infectados e assumem papel importante nos dando alerta e indicando a presença do vírus na região”, explicou a coordenadora da Vigilância à Saúde, Andreia de Conto Garbin.
Serviço:
Postos de Vacinação
UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.
UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.
UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280.
UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.
UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.
UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.
UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar
UBS Maria Tereza. Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.
UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.
UBS Nogueira. Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.
UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.
UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.
UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.
UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.
UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.
UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real
UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.
UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.
UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.
UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.