Acessório promove sensação tátil análoga à natural em próteses de membros superiores

Apresentação será realizada pelos formandos do Instituto Mauá de Tecnologia durante a Eureka, de 21 a 23 de outubro, das 14 h às 20 h 30, no campus do IMT

  • Data: 20/10/2022 10:10
  • Alterado: 20/10/2022 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia
Acessório promove sensação tátil análoga à natural em próteses de membros superiores

Crédito:IMT

Você está em:

Próteses de membros superiores têm sofrido um grande avanço, sendo capazes de proporcionar movimentos de diferentes níveis de complexidade que vão desde abrir e fechar as mãos até pegar objetos delicados, contudo não necessariamente o usuário desse tipo de equipamento recebe o feedback da sensação tátil relativa à ação. Desse modo, os formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Camila Yamada, Gabriel Corso e Daniel Sato – do curso de Engenharia de Controle e Automação – e Pedro Ogawa – do curso de Engenharia Elétrica- apresentam ao mercado uma alternativa para esse cenário: “Retorno Tátil para Próteses de Membros Superiores”, com o objetivo de criar um equipamento que, ao ser adicionado a próteses de membro superior, possibilita acrescentar, de forma simplificada, o sentido de tato para os pacientes.

Inspirado no conceito de BioSkin, o projeto tem como objetivo criar um acessório para estimulação análoga ao tato, para as pessoas que utilizam próteses de braço ou para aquelas com pouca ou nenhuma sensibilidade no membro superior. A apresentação oficial será durante a 29.ª edição da Eureka, organizada pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de 21 a 23 de outubro, no campus do IMT, com entrada franca.

“O equipamento é composto por três partes: luva sensorizada, microcontrolador e estimuladores táteis. A luva contém sensores que vão medir a força que a mão do usuário executa para tocar ou pegar objetos. Os sinais coletados são enviados a um microcontrolador e processados por ele, que deverão atuar como motores estimuladores táteis, posicionados de forma estratégica no membro residual com sensibilidade inalterada, proporcionando à prótese o sentido análogo ao do tato”, explica o grupo.

Pensando no mercado, o acessório poderia ser adquirido por fabricantes de próteses que desejam incrementar o seu produto e usuários finais que já tenham uma prótese e gostariam de ganhar ou melhorar a sensibilidade de tato. “Dessa forma, pretende-se oferecer mais qualidade de vida aos usuários de próteses de membros superiores, uma vez que sentidos, antes perdidos, podem ser, com um relativo baixo custo, insertos na vida dos pacientes”, detalham os formandos.

Serviço:

Eureka 2022

Data: de 21 a 23 de outubro de 2022

Hora:  das 14 h às 20 h 30

Local: Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Endereço: Praça Mauá, 1, Mauá – São Caetano do Sul, SP

Mais informações: Eureka 2022 (maua.br)

Entrada gratuita.

Compartilhar:
1
Crédito:IMT
1
Crédito:IMT

  • Data: 20/10/2022 10:10
  • Alterado:20/10/2022 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados