Ação Solidária arrecada mais de 500 kits de higiene para organizações sociais em Bertioga
A campanha organizada pelo evento em conjunto com a Fundação 10 de Agosto, convidou cinco importantes organizações sociais da cidade para participar da iniciativa.
- Data: 02/02/2022 11:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação 10 de Agosto
Ação Solidária no Vila na Praia arrecada mais de 500 kits de higiene para 6 organizações sociais em Bertioga
Crédito:Divulgação
A ação solidária que aconteceu no evento de verão Vila da Praia, na Riviera de São Lourenço, conseguiu arrecadar mais de 500 kits de higiene para serem distribuídos para a população carente de Bertioga.
Entre os dias 26 de dezembro e 9 de janeiro, quem chegava para curtir as atrações do Vila na Praia também teve a oportunidade de doar um kit de higiene para as instituições: Apae Bertioga, Projeto um Amanhã com Esperança, Instituto Índigo, Casa de Apoio à Vida Caverna de Adulão e Associação Comunitária de Guaratuba, além da própria Fundação 10 de Agosto.
A diretora executiva da Fundação 10 de Agosto, Keila Seidel, ressaltou que o principal ponto positivo da ação foi a integração das entidades da cidade. “A Fundação quer promover essa união entre as entidades sabendo que o nosso objetivo é único: atender às comunidades mais carentes de Bertioga. Como essas entidades são de bairros diferentes, a ação se expande para a cidade como um todo. E, por isso, a Fundação agradece essa oportunidade que nos foi dada pela organização do Vila na Praia”, afirmou.
Apae
A assistente social da Apae Bertioga, Flávia Novaes, elogiou a ação. “Como foi uma arrecadação voluntária, era necessário mostrar para as pessoas a importância de doar e o benefício que essa doação traria para nossas famílias. Foi super importante, porque foi um momento para divulgar o trabalho da nossa instituição para pessoas que talvez nem soubessem que existe uma Apae na cidade”, disse.
A funcionária da Apae também ressaltou a colaboração entre as instituições que participaram da ação. “Todas as entidades que participaram dessa campanha se ajudaram, nós torcemos uns pelos outros”, observou.
Segundo Flávia, a Apae conseguiu 25 kits em um dia. Era previsto que a instituição participasse de um segundo dia de arrecadação, mas os seus colaboradores estavam doentes no período. “Porém, com a ajuda da Fundação 10 de Agosto, nós vamos completar os 49 kits que precisamos para fornecer a ajuda para todas as famílias que atendemos”, disse.
Casa de Adulão
Jorge Natalício da Silva, que é coordenador da Casa de Apoio à Vida Caverna de Adulão, contou que a sua instituição conseguiu arrecadar 150 kits de higiene em quatro dias no Vila na Praia.
“A parceria com a Fundação 10 de Agosto teve um peso grande e provocou um efeito positivo, porque deu uma visibilidade ao nosso projeto”, disse Silva, que coordena a iniciativa há 8 anos.
Ele contou que a boa qualidade dos produtos doados provocou surpresa entre as pessoas que receberam o kit. “Eles estão acostumados com produtos mais baratos e receberam produtos de alta qualidade. Eles ficaram muito satisfeitos”, conta.
Os produtos estão sendo distribuídos na sede da Casa de Apoio à Vida Caverna de Adulão, onde 16 homens com idade entre 18 e 58 anos recebem apoio para deixar o alcoolismo e se reinserir socialmente. Mulheres que têm contato com a Casa de Passagem, que acolhe pessoas em situação de rua no Centro e na Chácara Vista Linda, também receberão os kits.
No bairro Chácaras, um dos mais carentes da cidade, 63 famílias atendidas pela Fundação 10 de Agosto receberão os kits.