Abrigo na estação Pedro II protege contra nova onda de frio na capital
As quatro edições do abrigo contra as frentes frias deste inverno acolheram 1.160 pessoas em situação de rua
- Data: 29/08/2022 16:08
- Alterado: 29/08/2022 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, em conjunto com a Defesa Civil, Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e Secretaria de Transportes Metropolitanos e o Metrô, reabre, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), o abrigo temporário na estação do Metrô Pedro II.
As quatro edições do abrigo contra as frentes frias deste inverno na Estação Pedro II Metrô acolheram 1.160 pessoas em situação de rua. A estrutura da ação Noites Solidárias foi montada em quatro frentes frias – de acordo com os alertas de temperaturas abaixo de 10ºC emitidos pela Defesa Civil.
Os acolhimentos ocorreram em curtos períodos de frio intenso nos meses de maio, junho e em duas oportunidades no mês de agosto. Somente na quarta edição de funcionamento do abrigo foram 349 crianças, mulheres e homens que receberam colchões, cobertores, kits de higiene e refeições do Programa Bom Prato.
O local tem capacidade para atender 100 pessoas por noite, mas pode, se necessário, ser ampliado rapidamente e chegar a 400 lugares. A entrada do abrigo Noites Solidárias é pela Estação Pedro II do Metrô; na Rua da Figueira, s/n; Bairro Sé, Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte.
Além da oferta de 600 cobertores para esta semana pelo Fundo Social, os abrigados recebem refeição por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel e, na manhã seguinte, são encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.
Inverno Solidário
O Fundo Social de São Paulo encerrou nesta quinta-feira, 22 de setembro, a campanha Inverno Solidário com a distribuição de 411 mil cobertores novos para pessoas em situação de vulnerabilidade social do estado. Apesar do fim da campanha, o Fundo Social ainda está doando cobertores, como os 600 entregues para os dois dias do abrigo provisório na estação Pedro II do Metrô.
Iniciada em 10 de maio, a campanha deste ano, que voltou a receber também peças usadas, distribuiu 2,35 milhões de roupas que foram arrecadadas e distribuídas em parcerias com os 645 municípios paulistas e entidades sociais da capital. De forma inédita, o governo Rodrigo Garcia também comprou 125 mil cobertores para distribuição.