ABCP completa 15 anos e realiza 500 mil atendimentos

Segundo o presidente da entidade, Hélcio Honda, a taxa de reinserção familiar e social de ex-moradores de rua alcança 84%

  • Data: 08/04/2022 11:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCP
ABCP completa 15 anos e realiza 500 mil atendimentos

Evento de celebração dos 15 anos da ABCP

Crédito:Divulgação

Você está em:

Em 15 anos de atuação, celebrados no mês de março, a Associação Beneficente & Comunitária do Povo (ABCP) realizou aproximadamente 500 mil atendimentos, incluindo a reinserção familiar e social e a empregabilidade de moradores de rua, bem como o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O evento de comemoração, no dia 14 deste mês, contou com a presença de pessoas que já foram ou estão sendo atendidas pela entidade.

É o caso de Wellington Feitosa da Silva, 48 anos, que por uma década viveu na Cracolândia, na região central de São Paulo, onde se envolveu com álcool e drogas. Há sete meses, ele participa do Projeto Reconstruir e hoje, em recuperação, já retomou o contato com a família, que vive no Rio de Janeiro.

“Estou em processo de recuperação e comecei a trabalhar como auxiliar de limpeza na própria ABCP. Já recuperei a minha habilitação de motorista profissional e pretendo exercer a atividade. As pessoas diziam que eu era um inútil para a sociedade, o que piorava ainda mais a minha situação, mas a entidade me ofereceu uma oportunidade de retomada. Muitos companheiros da Cracolândia, infelizmente, não tiveram como se recuperar e até morreram”, conta ele.

“Os nossos projetos têm alcançado grande êxito ao longo desses 15 anos. No Projeto Reconstruir, por exemplo, a taxa de sucesso foi de 84% na reinserção familiar e social de ex-moradores de rua, muitos com problemas com drogas e álcool. Desse grupo de êxito, 80% estão empregados, índice crescente, tendendo a 100%”, afirma o presidente da ABCP, Hélcio Honda. Ele relata que o propósito da ABCP não é somente dar alimentação e tirar as pessoas da rua, mas que elas possam retomar contato social e familiar e desenvolver autonomia.

“O atendimento começa com abordagem, alimentação, banho, troca de roupa e acolhimento em uma de nossas duas repúblicas. Depois, a entidade paga seis meses de tratamento psicológico, após o qual a pessoa permanece em nossas moradias por mais seis ou nove meses, nos quais passa por capacitação profissional/educação, ministrada pelo Sesi, Senai, Sebrae e Senar”, destaca ele.

“Trabalhamos na promoção da reintegração social, busca pelo resgate da dignidade e autonomia de indivíduos em situação de rua e na ampliação de visão de mundo de crianças e adolescentes da periferia de São Paulo”, explica Honda. Os trabalhos incluem projetos com famílias, inclusive em processo de adoção, crianças e adolescentes e gestantes em estado de vulnerabilidade, por meio de atendimentos sociais, concessões de cestas básicas, palestras, cursos de capacitação e oficinas de esporte e cultura.

“São pessoas completamente marginalizadas e desprezadas pela sociedade. A ABCP, ao contrário, estende a mão para elas e oferece uma oportunidade para que retomem a dignidade”, afirma o coordenador da ABCP, Douglas Bordini, que está na entidade desde a sua inauguração, em 2007, e vem acompanhando sua evolução ao longo dos anos.

“Tivermos de enfrentar grandes desafios para ampliar os atendimentos nestes 15 anos. Nos últimos dois anos de pandemia, por exemplo, tivemos de conciliar a necessidade de atender mais pessoas em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que a situação financeira do País, de uma maneira geral, ficou mais complicada. Foi necessário um grande esforço de todos os envolvidos para atingirmos nossos objetivos de ajudar o próximo”, afirma Bordini.

Os programas

O Projeto Reconstruir, com a elevada taxa de êxito de 84%, objetiva resgatar a dignidade e promover a reintegração social de pessoas em situação de rua, por metodologia denominada “4 As”: Abordagem, com distribuição de sopa, aproximação para escuta e incentivo para uma vida restaurada; Acolhimento, com oferta de banho aos sábados, doação de roupas e calçados, atendimento social e médico, além do café da manhã, almoço e encaminhamento para tratamento de dependência química em comunidades terapêuticas parceiras;

Acompanhamento, com atendimento social e psicológico, encaminhamentos para retirada de documentos, tratamento contra dependência química, cursos de capacitação e vagas de emprego; e Autonomia, com oferta de moradia temporária pós-tratamento contra dependência química, visando auxiliar no processo de reintegração de indivíduos que estavam em situação de rua, até que alcancem novamente sua autonomia. “Existe ainda mais um 5º item, que talvez seja o mais importante. O Amor”, acrescenta o presidente.

Há, também, o Programa Recomeço. Este oferece apoio e condições para uma vida saudável e digna à população, bem como auxilia os dependentes químicos, suas famílias e toda a comunidade à sua volta.

Para os programas de reintegração de moradores de rua, a entidade conta com cinco locais em São Paulo e um sexto está para ser inaugurado. “Acredito que nossas taxas de sucesso, tanto na reintegração social e familiar, quanto na autonomia pelo trabalho, estejam entre as mais elevadas dentre os programas sociais de todo o País”, conclui Honda.
A ABCP mantém, ainda, o Projeto Alvo Certo, que promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo visão de mundo baseada no ensino, amizade, amor e respeito, além de estimular o fortalecimento de vínculos familiares. O atendimento realiza-se no contraturno escolar, para crianças e adolescentes, nos bairros de Grajaú e Vila São José, Zona Sul da cidade de São Paulo.

Homenagem

A cerimônia de celebração dos 15 anos da ABCP, realizada na Igreja Batista do Povo, na Vila Mariana, em São Paulo, incluiu homenagem a antigos dirigentes da entidade, funcionários, voluntários e atendidos pelos projetos da instituição. Foi o caso dos ex-presidentes Gilberto da Costa, Murilo Melo, Renata de Morais, Jefferson Araújo e Charles Costa (ex-vice).

Compartilhar:

  • Data: 08/04/2022 11:04
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados