SP aplica quase 33 mil doses de vacinas em estações de trem, metrô e terminais de ônibus
Ação acontece até a próxima sexta-feira (4) em 23 locais de transporte público
- Data: 28/07/2023 12:07
- Alterado: 28/07/2023 12:07
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou nesta semana, de segunda-feira até ontem (27), 32.931 doses de vacinas contra influenza e Covid-19 em passageiros do transporte público nos postos volantes montados em estações de trem, metrô e terminais de ônibus da capital paulista. O serviço seguirá até a próxima sexta-feira (4) e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra as duas doenças.
“Durante essa época do ano, os vírus respiratórios circulam em maior proporção, por isso, a cidade de São Paulo realiza essa iniciativa para proteger e conscientizar a população sobre a importância da imunização”, afirma o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A vacinação extramuros, promovida pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), teve início no dia 17 deste mês em sete estações e terminais, com a aplicação de 6.544 doses de imunizantes até o dia 21. Nesta semana a SMS ampliou o serviço para 23 locais, entre estações do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e terminais de ônibus, em todas as regiões da cidade. São ofertadas vacinas contra a Covid-19 (pediátrica, adulto e bivalente) e contra a gripe provocada pelo vírus influenza.
A programação até 4 de agosto está disponível neste link.
A vacinação contra o vírus influenza teve início no dia 10 de abril para grupos elegíveis e, desde 15 de maio, está aberta a toda a população a partir dos seis meses de idade. Até o momento, a capital aplicou 3.289.115 doses do imunizante.
A imunização contra a Covid-19 segue disponível para toda a população a partir dos seis meses. Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças a partir dos três anos, adolescentes e adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses. Estão aptos a tomar a segunda dose de reforço todos os cidadãos acima de 18 anos de idade que receberam a dose anterior há pelo menos quatro meses.
Pode receber a Pfizer bivalente quem tem mais de 18 anos e já tomou pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. Maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas e residentes em instituições de longa permanência também podem receber a vacina. Até esta quinta (27), foram aplicadas 3.335.076 doses do imunizante.
Todas as vacinas disponíveis no calendário nacional de imunização, incluindo influenza e Covid-19, estão disponíveis nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/ UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário.
A população pode encontrar a unidade de saúde mais próxima da sua residência por meio da plataforma “Busca Saúde”, por meio do link.