Segunda onda de frio leva 99 pessoas a passarem a noite em abrigo na Estação Pedro II
A ação Noites Solidárias estruturou novamente o alojamento em piso inferior do Metrô para proteger moradores de rua das baixas temperaturas
- Data: 14/06/2022 13:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social
A secretária de Desenvolvimento Social do Estado de SP
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo do Estado acolheu no alojamento da Estação Pedro II Metrô 99 pessoas em situação de rua. A segunda edição da ação Noites Solidárias começou no último sábado (11) e foi até a manhã desta terça-feira (14).
Todos os 90 homens e nove mulheres que procuraram a estadia de cunho social receberam colchões para passar a noite, kits de higiene, cobertores e refeições gratuitas entregues pelo Programa Bom Prato Móvel.
O objetivo é amparar e proteger à população de rua contra o inverno rigoroso. A Defesa Civil do Estado emitiu estado de alerta para baixas temperaturas em todo o território a partir deste domingo (12) até esta terça-feira (14). Os alertas são emitidos sempre que a sensação térmica mínima é de 13ºC.
O trabalho é intersecretarial e envolve as pastas de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e Transportes Metropolitanos, com o apoio da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo. O acolhimento está previsto para ocorrer, inicialmente, até às 8h da manhã desta terça-feira (14).
Na primeira noite – sábado (11) – foram acolhidas 21 pessoas: 18 homens e três mulheres. Na segunda noite – domingo (12) – 30 homens e cinco mulheres passaram a noite na estrutura do alojamento montado pelo Governo do Estado de São Paulo. E na noite desta segunda-feira (13) foram 43 pessoas: 42 homens e uma mulher.
A segunda edição do Noites Solidárias na Estação Pedro II do Metrô mantém o formato da ação anterior, realizada entre os dias 17 e 20 de maio e que abrigou 179 pessoas.
Há capacidade para abrigar 100 pessoas por noite nas dependências da estação Pedro II do metrô e é fornecido de jantar às pessoas por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados são encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.
Além das ações desenvolvidas pela pasta Social, a Fundação CASA cedeu o uso de seis imóveis de centros socioeducativos da capital para a abrigar cerca de 600 pessoas em situação de rua durante a Operação Baixas Temperaturas (OBT), que irá até o dia 30 de setembro, sendo ativada sempre que a temperatura chegar a 13°C ou menos.
Os locais serão gerenciados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), responsável também pela busca ativa das pessoas em situação de rua para estes locais.
Inverno Solidário
Desde o início da Campanha Inverno Solidário, do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), já foram arrecadados, só no depósito do FUSSP, na Zona Oeste da capital paulista, 11.500 unidades e destes, 11.000 já foram enviados para municípios e entidades assistenciais, além da doação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para pessoas em situação de rua nos dias de temperaturas mais baixas.
O Inverno Solidário também conta com uma conta bancária específica para compra de cobertores. Até o momento foi depositado o valor de 140 mil reais que já poderão ser utilizados para compra de mais cerca de 4,5 mil unidades. Municípios e empresas parceiras de arrecadação continuam recebendo doações que também serão contabilizadas ao fim da campanha, em setembro.
Está prevista ainda a aquisição de 100 mil cobertores com recursos do próprio Fundo Social para distribuição aos municípios paulistas.
A Campanha Inverno Solidário continua recebendo doações até 21 de setembro. As entregas de cobertores podem ser feitas em pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), unidades do Poupatempo, e outros pontos disponíveis em nosso site (www.invernosolidario.sp.gov.br) ou por meio de doação na conta bancária do Fundo Social.
Ações de prevenção a doenças de inverno
Além de arrecadar cobertores novos, a campanha vai promover ações de combate a doenças comuns do inverno nas unidades da Praça da Cidadania, mantidas pelo Fussp em locais com alta vulnerabilidade. A primeira ocorre em 25 de junho, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e será promovida pela Secretaria de Saúde com informações sobre prevenção e vacinação contra a gripe. Mais informações: www.invernosolidario.sp.gov.br