Braskem se consolida como referência no desenvolvimento de processos industriais
A fim de aprimorar e criar soluções específicas para o segmento industrial, a empresa inaugurou em abril, seu primeiro ‘LDTP – Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias de Processo'
- Data: 14/06/2023 11:06
- Alterado: 31/08/2023 14:08
- Autor: Edvaldo Barone
- Fonte: ABCdoABC
Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias de Processo
Crédito:Braskem/Divulgação
Mais de duas décadas de relevância e sucesso comercial não foram impeditivos para que a Braskem continuasse a evoluir. Sempre alinhada as demandas mais exigentes do mercado, a petroquímica, têm como seus pilares centrais, os investimentos em tecnologia e sustentabilidade. Práticas sustentáveis exigem ações tecnológicas, e foi justamente pensando nisso que a empresa inaugurou, neste ano, seu primeiro ‘Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias de Processo’.
Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias de Processo
Localizado no Polo do Grande ABC, o laboratório visa a melhoria e ampliação da capacidade analítica da área de inovação industrial. O projeto é pioneiro no segmento e pretende preparar a empresa para os desafios atuais e futuros de suas plataformas.
Leonardo Almeida Barbosa, Pesquisador de Desenvolvimento da Braskem, contou com exclusividade ao ABC do ABC algumas das particularidades do Projeto. “O Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias de Processos nasce da necessidade em segregar e dar a ênfase aos nossos projetos. Em 2014 começamos a realizar alguns testes, infelizmente interrompidos durante a pandemia, mas em 2021 seguimos com a execução e expansão do laboratório. Agora estamos na fase de acabamentos, da instalação dos equipamentos, fazendo os treinamentos necessários e já colhendo, internamente, alguns resultados para a Braskem”, comenta.
Demandas do Laboratório
O laboratório tem o compromisso de criar soluções inovadoras para alavancar os processos industriais. Sobre as demandas atribuídas, Leonardo ressalta que todas abrangem a área industrial. “Lidamos bastante com suporte ao processo de reciclagem química, com demandas da área de especialidades, que são alguns materiais diferentes produzidos pela Braskem e, atuamos também na parte de otimização de processos industriais, visando tanto a melhoria econômica, quanto de tempo nos processos”, explica.
Equipe e qualificação
Por se tratar de algo bastante específico e inédito, é imprescindível o investimento na qualificação dos profissionais que compõem o projeto. Atualmente a equipe conta com cerca de 19 pessoas, entre coordenadores, integrantes, bolsistas e estagiários. “Ao invés de só incrementar, buscamos inovar os nossos processos, para isso, precisávamos estar capacitados, tanto analiticamente, com o laboratório, quanto de pessoas. Então desde 2018 a equipe foi aumentando bastante e a verba investida no laboratório também”, conta Leonardo.
Em geral, a formação dos profissionais que trabalham diretamente no laboratório, tem relação com a química, há inclusive um movimento de qualificação interna dos colaboradores da própria Braskem, visando as oportunidades que possam surgir. “Utilizamos bolsistas do nosso laboratório, pois vemos nisso um caminho para treinar pessoas, até porque nossas tecnologias são bem específicas, sendo assim, capacitamos os profissionais. Normalmente, estagiários e bolsistas têm portas de entrada garantidas em nosso laboratório”, afirma.
Expansão
O Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias de Processos possui plena capacidade de resposta para os desafios industriais contemporâneos e futuros e ao que tudo indica, o polo do ABC será o primeiro de muitos. “Acabamos de inaugurar o laboratório do ABC, mas já sentimos a necessidade de expandir o projeto. Separamos uma área no Sul, para aplicar e torna-la um braço do laboratório, com essa possibilidade de expansão. Oficialmente o que temos pronto é o laboratório no ABC, mas estamos criando esse braço no Sul”, revela Leonardo.
Inovação e sustentabilidade
Atualmente, a sustentabilidade é uma agenda imprescindível para todas as empresas, ainda mais quando falamos do segmento industrial. Neste sentido, para além dos projetos que a Braskem já possuí, como uma política específica e global de desenvolvimento sustentável, economia circular e, reciclagem química, o laboratório será um facilitador de criações sustentáveis e de impacto ambiental. “A sustentabilidade é um processo contínuo e demanda investimentos específicos. O laboratório irá nos possibilitar fazer análises sem a necessidade de capacitação externa. Iremos criar as soluções por dentro, gerenciando falhas e verificando possíveis pontos de melhorias a curto, médio e longo prazo”, diz.
Um processo de inovação não acontece de uma hora para a outra, é algo enraizado na cultura e valor de uma empresa, e Leonardo garante que este é o caso da Braskem. “Esse investimento todo de execução e entrega do laboratório, reflete bem o que é a Braskem, uma empresa que realmente foca na inovação, se colocando fora da caixinha para estar na linha de frente e resolver problemas reais. Não é simplesmente pensar em melhorar o processo para ter um lucro maior, é investir em pessoas, em tecnologia e capacitação para culminar em um mundo melhor”, finaliza.