ABC solicita participação na discussão sobre futuro da linha 18-Bronze
Governo do Estado montou grupo que estuda a melhor opção para tirar o projeto do papel
- Data: 09/04/2019 10:04
- Alterado: 09/04/2019 10:04
- Autor: Cadu Proieti
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, financiado pelas prefeituras da região para desenvolver projetos regionais, reivindica participação no grupo de trabalho montado pelo Governo do Estado para discussões sobre qual deve ser o melhor modal de transporte público a ser implementado no traçado previsto a linha 18-Bronze do Metrô, atualmente previsto para ter sistema de monotrilho. Nesta segunda-feira (8/4), o governador João Doria declarou à imprensa que “vai modificar” o projeto – já foi cogitado o sistema BRT (Transporte Rápido por Ônibus) em outra declaração recente.
A linha 18-Bronze é tratada pelo Consórcio como uma das prioridades para a Mobilidade Urbana da região e uma das principais demandas pleiteadas junto ao Governo do Estado. Tanto é que o projeto consta na lista de pedidos dos municípios do ABC entregue em mãos ao governador João Doria pelos sete prefeitos, no início do mês passado.
Oficialmente, o Consórcio ainda não foi informado sobre qualquer alteração no projeto. No entanto, a entidade regional quer participar dos estudos que apontarão qual o melhor modal a ser implementado no traçado. A Assembleia Geral dos Prefeitos que será realizada nesta terça-feira (9/4) irá apresentar dois nomes para ocuparem cadeiras no grupo montado pelo Governo do Estado para discussões técnicas sobre o futuro da linha 18-Bronze, sendo um deles o presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra, além de um técnico integrante do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana.