ABC Fashion realiza conferência no Centro Universitário FEI
Evento contou com palestras sobre situação econômica e internacionalização do setor têxtil e também relações do trabalho
- Data: 02/09/2016 15:09
- Alterado: 02/09/2016 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O Centro Universitário FEI sediou na noite desta quinta-feira (1) a segunda atividade da edição deste ano do ABC Fashion, com palestras sobre a situação econômica e relações do trabalho. O evento contou com a participação de representantes da Prefeitura de São Bernardo, Consórcio Intermunicipal, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e Confecções, Grupo VIC, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), FEI, Senac e Sebrae.
Antônio Valter Trombeta, coordenador do APL e presidente do Grupo VIC, pontuou a importância do evento para o setor como forma de fortalecer e incentivar o segmento por meio de diálogos e ações entre profissionais, acadêmicos, empresários e setor público. “Com a força de todos conseguimos crescer e chegar a algum lugar; sozinhos, isso não seria possível”, comentou.
Após a formação da mesa de abertura e apresentação dos participantes, Rafael Cervone, presidente da ABIT, abordou o tema ‘Situação econômica e internacionalização do setor têxtil’. Segundo ele, a confiança em investimentos no segmento têxtil e de confecções caiu em função da crise, mas levantamento mostra que o nível de confiança dos empresários melhorou no terceiro trimestre. Dados apontam que, em agosto de 2015, 74% dos empresários do setor acreditavam que as vendas seriam abaixo do esperado, enquanto no mesmo período deste 2016 o índice caiu para 42%.
Cervone também citou que o setor têxtil e de confecções, apesar da crise econômica e de indícios de queda, ainda é um dos que mais crescem no Brasil, e que as “estimativas são boas para os próximos anos”. Alertou sobre a importância da reestruturação da cadeia produtiva, o que inclui atenção especial com relação às novas tecnologias de produção.
A segunda palestra da noite foi da diretora do Sindicato do Vestuário (Sindvestuário), Maria Thereza Pugliesi, que atua no setor há 25 anos e abordou o tema ‘Relações do Trabalho’, no qual deu ênfase às rotinas trabalhistas, serviços terceirizados, precauções e cuidados no processo de contratação.
A programação da segunda edição do ABC Fashion prossegue no dia 28 de setembro, com o desfile de moda no Shopping Golden Square, em parceria com a Universidade Anhanguera.
SOBRE O APL – Com o objetivo de incentivar o crescimento da produção e melhorar a competitividade do setor têxtil e de confecções do Grande ABC, o APL do setor iniciou suas atividades em novembro de 2013, por iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), empresários, Sebrae, Senai, universidades, sindicatos (patronais e de trabalhadores) e instituições empresariais. As principais pautas do arranjo são: qualificação profissional, tecnologia e inovação, pesquisa, novos mercados, linhas de financiamento e crédito. Atualmente, o APL conta com 42 empresas parceiras na região.