“A Superfantástica História do Balão”: a magia por trás da série

Fama precoce e questões que ressoam nos dias atuais: Ricardo Lerman, editor da série, conta como foi fazer parte dessa grande produção que fala sobre a trajetória de um dos maiores grupos

  • Data: 18/07/2023 15:07
  • Alterado: 01/09/2023 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
“A Superfantástica História do Balão”: a magia por trás da série

Ricardo Lerman

Crédito:Divulgação

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Nos anos 80, uma turma carismática e musical conquistou os corações de crianças e famílias por todo o Brasil. A turma do “Balão Mágico” foi um fenômeno da cultura infantil que marcou uma geração e se tornou um verdadeiro sucesso. Quarenta anos depois, Simony, Tob, Jairzinho e Mike se reencontram para relembrar a trajetória e contar histórias inéditas na série documental “A Superfantástica História do Balão”, que também aborda temas relevantes, como a exposição pública e o impacto da fama precoce, questões que ressoam nos dias atuais, em um contexto de influenciadores digitais e redes sociais.    

Para o editor da série, Ricardo Terdiman Lerman, que também foi responsável pela edição de “Pacto Brutal: o assassinato de Daniella Perez”, indicada para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como melhor série documental, essa reflexão sobre as consequências e os desafios enfrentados pelos envolvidos foi algo marcante. “Isso nos leva a pensar na exposição exacerbada que temos com a internet nos dias de hoje. Ao longo da edição, pude ver o nascimento de muita coisa atual naquela época e também as consequências que isso trouxe para todos os envolvidos. Inclusive, em um momento do documentário, alguém menciona o Balão Mágico como uma espécie de influenciador digital numa época analógica”, comenta Lerman.   

Dividida em três episódios, que já estão disponíveis no Star+, plataforma de serviço de streaming por assinatura, a produção mostra como foi o desenrolar da história do grupo e como isso marcou cada um dos integrantes de maneira diferente, já que as crianças trabalhavam como adultos em uma época sem tantas regras e controles. A série discute também quais as implicações dessas questões para os envolvidos.   

Os diretores, produtores e editores dedicaram boa parte do tempo para refletir sobre a abordagem mais adequada para contar a história, incorporando toda a intensidade e frenesi da década. Período marcado por uma mistura de euforia devido à abertura democrática, a empolgação com novas formas de entretenimento e, no contexto da série, o reconhecimento da importância do público infantil como uma fatia significativa do mercado de consumo no Brasil.  

Ser editor de uma grande série documental sobre um dos maiores ícones do país é uma posição de extrema importância e responsabilidade, pois a função desempenha um papel fundamental na criação e finalização do produto final, ajudando a moldar a narrativa, a estrutura e o estilo visual do documentário. Ricardo trabalhou na edição de todos os episódios de “A Superfantástica História do Balão”. “Especialmente no primeiro, contribui para tentar chegar nessa linguagem e estética que estivessem de acordo com a história que seria contada, depois isso foi aplicado aos outros episódios. O Balão teve toda essa trajetória, que envolveu muito carinho, qualidade musical, aprendizado, mas também excessos, traumas, arrependimentos e loucuras da década. Acho que a edição conseguiu dar conta de passar isso de uma forma pertinente que eu me orgulho”, afirma o editor. 

A edição também aproveitou a linguagem do VHS, algo que foi muito marcante na época. Uma ideia, que de acordo com Ricardo, deixou a série com a cara caótica da década. “Usamos referências ligadas ao formato de vídeo, que eram bem comuns para a época, como quando as imagens do aniversário de alguém invadiam uma gravação do programa de culinária que foi gravado na mesma fita. A forma da edição ajudou a contar uma história que ainda tem ressonância afetiva para muita gente”, explica o editor, que revela que fazer esse trabalho foi algo desafiador. “Além da importância do fenômeno musical e televisivo, que por si só já gerava uma expectativa grande do público para o documentário, era importante encontrar uma linguagem que estivesse em sintonia com a década de 80, que também foi muito marcante no Brasil e no mundo”, finaliza Ricardo.   

Sobre Ricardo Lerman   

Ricardo, 34 anos, trabalha como editor de audiovisual para cinema, televisão e internet. Seus trabalhos mais recentes incluem, além de “A Superfantástica História do Balão” e “Pacto Brutal: o assassinato de Daniella Perez”, a edição da série “Coisa de Menino”, lançada pela HBO, “De amor e de luta” que pode ser assistida no Globoplay e muitas outras. 

Formado em História pela Universidade de São Paulo, ele tem mestrado na Escola de Comunicações e Artes pela mesma universidade. Começou no ramo há mais de 12 anos, já fez vídeos para centros culturais, foi trainee e freelancer do jornal Folha de São Paulo e realizou produções para os mais diversos veículos. Em 2017, se juntou à produtora de televisão e cinema “Producing Partners”, que tem donos brasileiros que já moram há décadas nos EUA e realiza produções para países no mundo inteiro, inclusive no Brasil.  

  Desde então, editou projetos que alcançaram prestígio no mercado de audiovisual e se tornaram referências. Entre eles, o programa “Immersive World” exibido no canal norte-americano “All Arts” e também no canal brasileiro “Arte 1”, que ganhou um Emmy como melhor programa curto sobre arte.  

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  • Data: 18/07/2023 03:07
  • Alterado:01/09/2023 16:09
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