Saulo Benevides estuda projeto na Billings

Prefeito de Ribeirão Pires recebe proposta de investimento para a construção de hidroporto e helicentro junto à represa Billings

  • Data: 07/11/2013 11:11
  • Alterado: 07/11/2013 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Saulo Benevides estuda projeto na Billings

Crédito:

Você está em:

A Estância Turística de Ribeirão Pires é vista como área potencial de investimento para a instalação de um Hidroporto – um aeroporto hidroviário para passageiros e cargas leves – e um Helicentro – serviço de estacionamento em hangar, limpeza, segurança de helicóptero, movimentação e apoio para embarque e desembarque de passageiros. Este potencial foi apontado pelo comandante de aeronaves Fernando Monteiro durante visita, na manhã desta quinta-feira (31), ao prefeito Saulo Benevides, a convite do vereador Hercules Giarola. Também participaram da reunião Edson Andrade da Integra Holding, pelo assessor da vice-presidência de Relações Institucionais e Internacionais da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, Ruben Dov Serber, e João Campos Ferreira, diretor de negócios da Cinclus Engineering Consultancy.

O projeto do hidroporto consiste na base de suporte operacional para hidroaviões, anfíbios – que pousam tanto em terra quanto em água – e helicópteros com abastecimento, torres de controle, monitoramento de tráfego e estação de monitoramento ambiental. Já o helicentro, além de oferecer serviços especializados para a manutenção dos helicópteros, ofereceria infraestrutura para realização de eventos e hangar. O tempo para implantação da base operacional leva, em torno de, 160 dias.

As principais áreas de desenvolvimento que a instalação de hidroportos e helicentros trazem ao município e à região são: criação de novos postos de trabalho; criação de novas rotas turísticas; criação de rotas alternativas sem escala; redução do índice de pousos e decolagens em áreas congestionadas. Além disso, a oportunidade fluvial dos hidroportos atrai investidores potenciais em diversas áreas – combustíveis, transportes de cargas, correios e malotes, turismo, lazer e ecoturismo.

À Prefeitura caberia a doação da área e o investimento pode ser feito por meio de Parceria Público Privada, consórcios ou outros financiadores.

 “Ribeirão Pires casa perfeitamente neste contexto. A cidade já conta com estação ferroviária e com o Rodoanel, portanto, a instalação do hidroporto e do helicentro junto à represa Billings seria mais uma válvula de escape para o transporte de pessoas e mercadorias; ajudaria a suprir a deficiência por pontos de pouso e decolagem de helicópteros no Brasil e promoveria a valorização imobiliária local”, explicou o comandante. Edson Andrade, diretor de engenharia e desenvolvimento em tecnologia e meio ambiente Brasil da Integra Holding, ressaltou que todo o processo é feito respeitando as licenças ambientais necessárias.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Carlos Lima, explicou ao comandante Fernando Monteiro que o questionamento mais frequente sobre este tipo de investimento em Ribeirão Pires diz respeito à condição climática. “O Brasil não tem mais uma condição climática regular. A maioria dos voos opera por instrumento. O suporte operacional é o mais importante neste caso”, salientou Monteiro.

 “O projeto é perfeitamente adequado a ideia de desenvolver o município e fomentar o turismo. O Rodoanel está cortando a cidade, já tivemos uma grande conquista que é a alça de acesso ao município. O hidroporto e o helicentro poderiam alavancar o nosso crescimento”, disse o prefeito Saulo Benevides.

Após a apresentação do conceito, a Prefeitura da Estância fará um levantamento das possibilidades reais de áreas no município – afastadas de cabeamento e defronte à água -, respeitando a questão da Lei de Mananciais, para, posteriormente, retomar as conversas.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 07/11/2013 11:11
  • Alterado:07/11/2013 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados