Clássicos da TV Cultura exibe ópera Otello, de Giuseppe Verdi
Jovens cantores com carreira em franca ascensão são destaque de montagem recente do Festival de Salzburg
- Data: 05/11/2013 15:11
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Padre Anchieta
Crédito:
O programa Clássicos continua sua comemoração em homenagem ao bicentenário de Giuseppe Verdi (1813-1901), um dos maiores autores de óperas de todos os tempos. Dessa vez, será apresentada Otello, gravada num dos mais importantes e tradicionais eventos da música: o Festival de Salzburg. Vai ao ar neste sábado (9/11), às 21h30.
A montagem que o Clássicos exibe foi um dos destaques da edição 2008 do evento. Criado em 1877, o Festival de Salzburg acontece anualmente na cidade natal de Mozart, e seus concorridos ingressos são disputados com meses de antecedência por melômanos de todo o mundo.
O prestigiado regente italiano Riccardo Muti conduz a Filarmônica de Viena e, nos papéis principais, estão jovens cantores com carreira em franca ascensão no cenário internacional: Aleksandrs Antonenko (Otello), Marina Poplavskaya (Desdemona), Carlos Alvarez (Iago), Barbara di Castri (Emilia) e Stephen Costello (Cassio). O inglês Stephen Langridge responde pela direção cênica.
Em quatro atos e com libreto de Arrigo Boito, Otello baseia-se na peça de Shakespeare “Otello, o mouro de Veneza” e centra seu enredo numa história de ciúme e traição. Esta foi a penúltima ópera escrita por Verdi, quando ele já era um autor conhecido e aclamado internacionalmente. Considerada sua maior tragédia, a Otello estreou no Scalla de Milão em fevereiro de 1887.