DAE trabalha para combater o desperdício de água em São Caetano

Equipes de manutenção do DAE/SCS já repararam mais de 170 vazamentos

  • Data: 25/10/2013 15:10
  • Alterado: 25/10/2013 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS
DAE trabalha para combater o desperdício de água em São Caetano

Crédito:

Você está em:

As equipes de manutenção do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul já repararam, até o momento (25/10), mais de 170 vazamentos na rede pública de distribuição de água e nos ramais prediais. A autarquia está promovendo uma ampla pesquisa de vazamentos não visíveis. Técnicos trabalham, dia e noite, para detectar perdas subterrâneas por meio da tecnologia de geofonamento, além de verificar a situação das 37 mil ligações de água da cidade.

Com uma haste de escuta, os especialistas verificam a existência de ruídos. Também é utilizado um equipamento chamado geofone, capaz de captar por áudio o ponto exato onde há vazamento. Assim, os reparos podem ser programados. Nas vias de maior movimentação, devido à necessidade de silêncio absoluto para que a escuta seja efetuada com sucesso, a atividade está sendo executada em período noturno.

O coordenador do Centro de Operação e Manutenção “Eng. Isaac Luiz Zveibel” do DAE/SCS, Edino Paulo Chies, destacou que os consertos têm sido realizados de forma ágil, com média de três por dia, dependendo da dimensão da ocorrência. “Estamos atuando com três equipes, uma exclusiva para vazamentos e outras duas para reposição de calçada e asfalto e para coleta e descarte correto dos entulhos.”

De acordo com o chefe da Divisão Técnica da autarquia, Osmar Silva Filho, o trabalho de campo, previsto para acabar em dezembro, tem objetivo de reduzir as perdas nos 446 quilômetros de tubulações do sistema de abastecimento. “A pesquisa possibilita descobrir vazamentos que não chegam à superfície. Por isso, dividimos em três etapas: geofonamento, localização e reparo pelas equipes de manutenção”, explicou.

As perdas são classificadas em reais (físicas, representadas basicamente pelos vazamentos) e aparentes (comerciais, determinadas por erros de medição nos hidrômetros e fraudes). “90% das ocorrências são nos ramais prediais, instalados no passeio. Com os serviços preventivo, corretivo e de conscientização, estaremos beneficiando, sobretudo, o meio ambiente e a população”, completou Silva Filho.

SUSTENTABILIDADE
A pesquisa de vazamentos não visíveis e os reparos na rede pública de distribuição integram o Plano de Sustentabilidade Corporativa do DAE/SCS, que prevê diversas iniciativas para combater o desperdício de água tratada. A meta é reduzir o índice de perdas no sistema de abastecimento dos atuais 24% para 15%, padrão internacional considerado satisfatório, visto só em países como Japão, Reino Unido e Austrália.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 25/10/2013 03:10
  • Alterado:25/10/2013 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados