Grafite dará novo colorido às ruas de Diadema

Gilberto de Souza, secretário municipal de Cultura, na abertura da 1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema anunciou o desejo de estreitar os laços com a classe artística da cidade

  • Data: 18/10/2013 08:10
  • Alterado: 18/10/2013 08:10
  • Autor: Iara S. Luz
Grafite dará novo colorido às ruas de Diadema

Crédito:

Você está em:

No ano que vem, vários locais de Diadema deverão receber novo colorido trazido pela pintura do Grafite. Totens demarcadores de limites do município e muros e fachadas de centros culturais serão grafitados por artistas da cidade. A boa ideia foi anunciada ontem pelo secretário municipal de Cultura, Gilberto de Souza, na abertura da 1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema que reuniu cerca de 200 pessoas, entre convidados e artistas participantes.

Segundo Moura, para colocar o projeto em prática a Secretaria de Cultura buscará recursos junto à iniciativa privada ou aos governos federal e estadual. “Podemos captar verbas junto ao Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado ou por meio da Lei Rouanet”, afirmou. O secretário revelou ainda que este ano começará ser construído um Gabinete de Cultura ao lado da Casa da Música, e que o novo espaço poderá ser o primeiro equipamento municipal a ser pintado pelos grafiteiros.

Moura disse ainda que a Mostra de Arte Urbana é um momento importante para estreitar os laços com a classe artística da cidade. “Estamos construindo uma nova relação com os produtores de cultura local e o nosso desejo é de cada vez mais potencializar esse contato. Vamos avançar na formação e continuar abrindo os espaços para a realização de novos eventos”, ressaltou.

TRABALHOS DIVERSOS – A 1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema reúne 70 trabalhos de 41 artistas de Diadema e da Grande São Paulo. Entre as obras em exposição estão os trabalhos de três artistas mulheres: Jéssica Caju, Ana Beatriz e Nene Surreal, essa última que atua com Grafite há mais de dez anos. Ela afirma que eventos como essa Mostra ajudam a divulgar os trabalhos e dar visibilidade às mulheres, que ainda sofrem preconceito por serem grafiteiras. “Esse tipo de arte ainda está muito ligada ao universo masculino e em muitas situações as mulheres não são reconhecidas. Mas a tendência é que elas cresçam cada vez mais na área”, afirma.

Para Marina de Paulo, artista plástica que entrou no Centro Cultural atraída pelas figuras do Grafite pintadas na fachada, a Mostra ajuda divulgar as obras e os talentos da cidade. “Me surpreendi com a beleza e o nível dos trabalhos apresentados. Com certeza muitos desses talentos serão artistas famosos muito brevemente”, disse.

A Mostra de Arte Urbana ficará aberta à visitação até o próximo dia 16 de novembro e a entrada é gratuita.

SERVIÇO:
Espaço Cândido Portinari – Centro Cultural Diadema – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados, das 13h às 18h.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/10/2013 08:10
  • Alterado:18/10/2013 08:10
  • Autor: Iara S. Luz









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados