Acontece a 1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema

Centro Cultural Diadema abre espaço para evento gratuito, que conta com obras de artistas do ABC e de São Paulo, no Espaço Cândido Portinari

  • Data: 16/10/2013 08:10
  • Alterado: 16/10/2013 08:10
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Acontece a 1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema

Crédito:

Você está em:

Hoje (16/10), às 19 h, no Espaço Cândido Portinari do Centro Cultural Diadema, será realizada a abertura da “1ª Mostra de Arte Urbana de Diadema”. O evento reunirá 70 produções – instalações, painéis, quadros e esculturas – de artistas do ABC e de São Paulo, entre eles, Fábio Biofa e Daniel Melim, que já expuseram seus trabalhos fora do Brasil.

Na abertura também haverá performances dos DJs Bobi e Dipper e apresentação ao vivo de pintura de rua.  Um caminhão baú estacionado no pátio em frente ao Teatro Clara Nunes será grafitado pelos artistas Satory, Osmar, Coc e Gust.  No último dia de evento (16/11) esse mesmo tipo de intervenção ocorrerá, só que desta vez as figuras serão desenhadas em tapume espalhados estrategicamente na frente do centro cultural.

A Mostra terá visitação aberta ao público e ficará no Espaço Cândido Portinari até 16 de novembro. A ideia de fazer a exposição foi uma iniciativa dos artistas da cidade que buscam ocupar o espaço público como forma de expor suas produções e dar visibilidade a elas. Não é por acaso que dos 41 participantes, metade dos expositores são artistas de Diadema.

Para o curador do evento, o grafiteiro e artista plástico Pixote Mushi, a realização da “Mostra de Arte Urbana de Diadema” é um momento importante e de fortalecimento para quem gosta e vive do Graffiti, Colagem e da Stencil Art. “Essa primeira edição vem para marcar a necessidade de mostrar os trabalhos e dar circulação à produção local e regional. Nossa ideia é que o evento se torne anual e que cada vez mais os artistas possam utilizar os espaços públicos e interajam com a cidade”, afirma.

O secretário municipal de Cultura, Gilberto de Souza Moura, também chama atenção para utilização dos espaços públicos pelos artistas. “Uma das funções do Poder Público é garantir acesso à cultura a todos. Isso enriquece as pessoas e melhora a qualidade de vida. Por isso, a Mostra é fundamental para a cidade e para os artistas, porque além de permitir a utilização desses espaços, os produtores locais e também o público podem usufruir das ações de cultura democraticamente”, ressalta Moura.

 “CÃO FILA” – A “Mostra de Arte Urbana de Diadema” fará uma homenagem à inscrição “Cão Fila km 26”, primeira pichação que surgiu no País, nos anos 70, e que hoje é considerado como um marco precursor da arte de pintar muros. Ela foi criada como forma de divulgar a espécie canina Cão Fila, que um criador da cidade de São Bernardo do Campo, Antenor Lara Campos, o Tozinho, inventou na época para fomentar a comercialização da raça.

Para homenagear a pichação “Cão Fila km 26” na abertura será apresentada uma escultura, em forma de uma cabeça de um Cão Fila, de autoria de Pixote. A ideia é transformá-la para a próxima edição em uma premiação. Segundo Pixote, a escultura, depois de encerrada a Mostra, será doada ao Museu de Arte Popular de Diadema (MAP).

Serviço:
Espaço Cândido Portinari – Centro Cultural Diadema – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366. Visitação da Mostra – Até 16/11, de terça a sexta-feira, das 10 h às 19 h. Aos sábados, das 13 h às 18 h. Entrada Gratuita.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 16/10/2013 08:10
  • Alterado:16/10/2013 08:10
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados