São Caetano dá grande passo para ser subsede da Copa do Mundo
Estádio Municipal Anacleto Campanella será reformado para atender ao padrão exigido pela Fifa
- Data: 10/10/2013 13:10
- Alterado: 10/10/2013 13:10
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
São Caetano do Sul dá um grande passo na disputa para ser escolhida como uma das quatro subsedes paulistas da Copa do Mundo de 2014. Nesta segunda-feira (14/10), às 9 horas, será assinado no Estádio Municipal Anacleto Campanella (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico), o convênio entre a Prefeitura, a União e a Caixa Econômica Federal para a liberação de R$ 6 milhões para a construção das instalações do Centro de Treinamento de Seleções no local.
Participarão do ato o prefeito, Paulo Pinheiro, o superintendente da Caixa no ABC, Everaldo Coelho da Silva, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário municipal do setor, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves. A verba é conquistada graças ao empenho da atual administração em obter a Certidão Negativa de Débitos (CND), documento necessário para a captação de repasses de outras esferas governamentais e de emendas parlamentares – o impasse foi solucionado em agosto.
O montante liberado pelo governo federal será utilizado para adequar as instalações do Anacleto Campanella ao padrão exigido pela Fifa para o treinamento das seleções que disputarão a Copa. Entre as melhorias previstas estão a reforma dos três vestiários (das equipes e da arbitragem), e a criação de uma nova sala de imprensa, da zona mista, de uma sala de fisioterapia e de área para o aquecimento muscular dos jogadores, em gramado sintético.
“Ser subsede da Copa certamente resultará impacto significativo sobre a economia da cidade, com geração de empregos e movimentação do setor de serviços, principalmente hotéis e restaurantes. Trabalhamos para que São Caetano seja vitrine internacional”, afirma Paulo Pinheiro.
“Desde o início do ano estamos buscando uma aproximação maior com o Ministério do Esporte e esta visita do Aldo Rebelo será um marco na consolidação dos recursos que a cidade terá para a melhora de nossos equipamentos públicos”, ressalta Gilmar Tadeu, que desde janeiro mantém série de encontros com o ministro para preparar a cidade para receber uma seleção.
Outros requisitos que precisam ser preenchidos pelas candidatas a hospedar as delegações durante os períodos de aclimatação e de treinamento são ter hotel, no mínimo, três estrelas, e proximidade com aeroportos. Este também é trunfo de São Caetano, a cidade da região mais próxima dos aeroportos de Congonhas, na Capital, e de Cumbica, em Guarulhos, além da Arena Corinthians, palco das partidas em São Paulo.
Outros 15 municípios do Estado concorrem às quatro vagas para hospedar as seleções, que são as responsáveis pela escolha. Na Região Metropolitana, que deverá receber ao menos uma delegação, também estão no páreo São Paulo, Barueri, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. Os Estados Unidos, que já estão classificados para o mundial, manifestaram interesse em se acomodar nesta região.
Duas delegações visitaram São Caetano para conhecer a cidade visando a hospedagem na Copa do Mundo. A China, que não passou pelas eliminatórias asiáticas, e a tetracampeã Itália, com vaga assegurada no mundial – o município possui ligação histórica com o país europeu.