Perto de 160 mil temporários serão contratados até final do ano
Período que antecede o Natal é ótima época para procurar emprego
- Data: 02/10/2013 10:10
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: GT
Crédito:
Melhor data para o comércio varejista, e consequentemente para a indústria, a proximidade do Natal promove uma verdadeira corrida rumo ao mercado de trabalho. Neste ano, em todo País, estima-se a abertura de 159 mil vagas temporárias na indústria e no comércio, 1,3% a mais que no ano passado. A projeção é do Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), em conjunto com a Fenaserhtt e Asserttem – entidades representativas do setor nacionalmente. Após o período de festas, 19 mil trabalhadores têm chance de serem efetivados e continuar no emprego.
O trabalho temporário será também o passaporte de entrada no mercado para 32 mil jovens à procura do primeiro emprego. “É uma oportunidade para quem está começando a ganhar renda extra e adquirir experiência profissional. O período é registrado em carteira e todos os benefícios são garantidos por lei”, orienta Vander Morales, presidente do Sindeprestem e da Fenaserhtt.
A maioria das vagas (70%) deve ser preenchida no comércio, principalmente em lojas de rua, shoppings e supermercados. O restante na indústria de bens de consumo – alimentos, bebidas, brinquedos, eletrônicos, vestuário e papel. O comportamento do consumidor deve ser afetado pela alta do dólar. “Muitas pessoas deixarão para comprar eletrônicos em outra ocasião, preferindo presentear com roupas dessa vez. O segmento de vestuário é menos afetado pelo câmbio do que celulares, brinquedos, computadores e outros produtos importados”, comenta Morales.
REMUNERAÇÃO
A média salarial oferecida aos trabalhadores temporários será maior do que no ano passado. No comércio, o salário deve ficar em torno de R$ 975, alta de 11,8%, com direito a vale-transporte e vale-refeição, mais recompensas por desempenho. A indústria pretende remunerar os contratados com salários 6,1% mais altos do que em 2012. Em média, R$ 1.225 e benefícios como vale-refeição e vale-transporte.
PRINCIPAIS FUNÇÕES E PERFIS PROCURADOS
COMÉRCIO
Analista de crédito; atendimento; crediário; embalador; estoquista; etiquetador; fiscais de caixa; fiscais de loja; operadores de telemarketing; papai noel; promotor de vendas; repositor e vendedor.
Faixa etária
– 65% das contratações serão na faixa etária entre 18 e 39 anos.
Escolaridade / Perfil
* 1º grau completo, sendo que o 2º grau completo é diferencial. Simpatia, boa comunicação, habilidade para atendimento ao público e para o trabalho em equipe.
INDÚSTRIA
Auxiliar administrativo; auxiliar de departamento financeiro; auxiliar laboratório; auxiliar de serviços gerais; motorista; nutricionista; operador de empilhadeira; operador de máquinas; técnico em manutenção industrial; técnico em segurança trabalho.
Faixa etária
– 70% das contratações serão na faixa etária entre 18 e 39 anos.
Escolaridade / Perfil:
* 2º grau completo. Qualificação técnica em automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, química, informática, segurança do trabalho, administração, secretariado e/ou cursos para funções específicas, é diferencial.