Chuva causa danos no ABC
Chuva forte de quinta-feira (06) causou queda de árvores e falta de energia elétrica no ABC. Em São Caetano foi identificada a queda de oito árvores
- Data: 07/02/2025 14:02
- Alterado: 07/02/2025 21:02
- Autor: Celso Mendes Rodrigues
- Fonte: ABCdoABC
A forte chuva que caiu sobre a cidade de São Paulo e a região Metropolitana, no final da tarde e início da noite desta quinta-feira (06), causou problemas como quedas de árvores, apagão em semáforos, interrompimento do fornecimento de energia elétrica, além dos reflexos que seguiram até a manhã desta sexta-feira (07).
O ABCdoABC entrou em contato com as Prefeituras de São Caetano, São Bernardo, Santo André e Diadema para saber quais os problemas ocorreram nestes municípios e quais as ações adotadas.
No entanto, até o fechamento desta matéria, apenas a Prefeitura de São Caetano havia respondido e informado que a rápida resposta aos problemas causados pela chuva foram essenciais para reduzir os estragos e restabelecer a normalidade.
“São Caetano do Sul voltou à normalidade graças a um trabalho integrado e multissecretarial da Prefeitura. A cidade foi uma das mais atingidas pela tempestade do fim de tarde de quinta-feira (6/2), mas ação ágil de equipes de vários departamentos permitiu que o município amanhecesse nesta sexta-feira (7/2) com impactos minimizados. Segundo dados da Defesa Civil, São Caetano registrou 60 mm de chuva, com granizo, e ventos que alcançaram 85 km/h. Houve pontos de alagamento, com escoamento rápido do acumulado das chuvas. Foram oito quedas de árvores, com trabalhos de remoção já iniciados na noite de quinta-feira (06)”, informou a Prefeitura em nota.
Já a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica e manutenção dos danos, enviou nota, por volta das 10h40, na qual informou que quase cem por cento dos consumidores já estavam com as condições normalizadas.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para 92% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado no fim da tarde e início da noite de ontem (06/02), após as fortes chuvas que atingiram parte da região metropolitana. A companhia reforçou seu plano de ação emergencial com a mobilização antecipada de equipes de campo. Técnicos da distribuidora atuaram ininterruptamente, inclusive durante a madrugada e normalizaram o serviço para a maioria dos clientes em menos de 12h após o início da tempestade”, diz o comunicado enviado ao ABCdoABC.
A Concessionária informou que na manhã desta sexta-feira (07) a operação já estava em padrão de normalidade, com atendimentos para cerca de 0,3% de unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a Capital.
ABCdoABC saiu às ruas de São Caetano e falou com equipe da Enel e com morador
Para conferir os estragos causados pela chuva, o ABCdoABC foi às ruas de São Caetano e encontrou no bairro Santa Maria, na esquina da rua Henrica Grigoletto Rizzo com a rua Carmen Miranda, uma equipe da Enel realizando reparos a fiação, devido à queda de uma árvore de grande porte sobre a rede elétrica, e conversou com um técnico da companhia e com um morador da rua.
Morador afirma que falta de energia é frequente
Felipe Eduardo Suirão, morador da rua Henirca Grigoletto Rizzo, falou ao ABCdoABC que a falta de energia é constante.
![](https://cdn-imgs.s3.sa-east-1.amazonaws.com/wp-content/uploads/2025/02/Felipe-860x570.jpeg)
“Estamos sem energia elétrica desde às 17h30 de ontem, quinta-feira (06), não é a primeira vez, é a quinta vez que cai a energia desde o começo de janeiro. Choveu, cai energia. A primeira vez que caiu ficamos dois dias sem energia, depois ficamos oito horas, em outro dia ficamos 24 horas, e hoje quase 24 horas de novo”, lamenta o morador.
Já o eletricista da Enel, que se identificou como Batista, integrante da equipe que realizava os serviços no local, informou que os reparos tiveram início ainda no final da tarde de quinta-feira (06), porém, por outra equipe, esta que ele faz parte chegou nesta sexta-feira (07) pela manhã para continuar a manutenção e disse que em uma hora a energia estaria restabelecida nos quatro quarteirões que ficaram desabastecidos.
![](https://cdn-imgs.s3.sa-east-1.amazonaws.com/wp-content/uploads/2025/02/Equipe-860x570.jpeg)
Batista informou ainda que houve a necessidade de aguardar os serviços da Prefeitura, referente à remoção da árvore de grande porte que caiu sobre a fiação, por isso, o serviço se estendeu por mais tempo.
Para acompanhar em tempo real o mapa atualizado por falta de energia na área de concessão da Enel São Paulo, acesse o link https://www.enel.com.br/content/dam/enel-br/pt-saopaulo/fornecimento/Informacoes_SP_PDF.pdf.
Atualização da cidade de Santo André
O Semasa enviou uma nota de esclarecimentos sobre a situação da cidade de Santo André no meio da tarde desta sexta-feira (07), na qual informa que não houve intercorrências devido à chuva de quinta-feira (06), porém, mantém-se em alerta.
“Não houve deslizamento de terra, vítimas e nem queda de árvores em Santo André, nessa quinta-feira (6). A cidade está em estado de atenção, visto que recebeu grande volume de chuvas nos últimos dias e ainda há previsão de precipitações típicas de Verão nos períodos vespertinos, o que pode ocasionar transtornos à população. Há apenas uma via interditada: a Rua Clara, na Vila Metalúrgica, que passa por manutenção por conta da ruptura de parte do asfalto, próximo à rede de esgoto. O Departamento de Proteção e Defesa Civil desconhece se há alguma região do município sem energia elétrica”, disse em nota o órgão.
Atualização Prefeitura de São Bernardo do Campo
No início da noite desta sexta-feira (07), a Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que a forte chuva desta quinta-feira (06) não causou estragos no município.
“A Prefeitura de São Bernardo informa que a Defesa Civil recebeu três chamados de queda de árvores, duas na Paulicéia e uma na Vila Flórida, sem vítimas e sem danos materiais. Informa também que nenhuma via da cidade precisou ser interditada devido a enchentes ou alagamentos e que no período também não houve chamados para deslizamentos”, respondeu o Executivo.
Mais um dos problemas nesse período de chuvas é a queda de árvores, que, além dos danos materiais, pode causar mortes e, para evitar este cenário, a Municipalidade informou os critérios para as podas arbóreas.
“Com relação às podas preventivas, a Prefeitura faz, por bairro, calendário de arborização urbana, onde é realizada poda de adequação para solucionar ou amenizar conflitos entre equipamentos urbanos e a arborização”, explicou o comunicado.
Os moradores podem solicitar a avaliação e poda de árvores ligando para: 2630-7350 ou 0800-7708-156 (Atende Bem) ou em casos emergenciais podem acionar o 199 da Defesa Civil.
A consulta do andamento dos processos pode ser realizada por meio do link http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi.