Ribeirão Pires terá apoio do NUTAU-USP para projetos de desenvolvimento

Por meio de cooperação entre NUTAU-USP e Prefeitura, Estância ampliará debate e realizará estudos de viabilidade para implantação de hidroanel, polo tecnológico, entre outros temas

  • Data: 30/09/2013 14:09
  • Alterado: 30/09/2013 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Ribeirão Pires terá apoio do NUTAU-USP para projetos de desenvolvimento

Crédito:

Você está em:

A Prefeitura de Ribeirão Pires e o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU-USP) assinaram em setembro termo de cooperação para garantir apoio em projetos de desenvolvimento da cidade. Na última sexta-feira, dia 27, reunião entre integrantes do Núcleo e representantes da Prefeitura marcou início das atividades propostas dentro do termo de cooperação.

Até dezembro deste ano, estão previstos workshops ministrados pelo NUTAU-UP, com participação de técnicos e pesquisadores. Durante os eventos, abertos à população, deverão ser debatidos projetos que explorem o potencial da Estância em busca do desenvolvimento urbano.  O aproveitamento da Represa Billings para o transporte hidroviário está entre os temas que devem ser abordados, assim como os possíveis cenários de crescimento e debates sobre o Plano Diretor da cidade e plano municipal específico para o turismo.

 “Com apoio do NUTAU-USP, vamos analisar a viabilidade da implantação de importantes projetos na cidade. Nosso interesse é que Ribeirão Pires se torne modelo em desenvolvimento urbano. Isso vem de encontro com as diretrizes de trabalho da gestão do prefeito Saulo (Benevides), que é promover o desenvolvimento da cidade e garantir qualidade de vida aos moradores”, explicou o secretário de Assuntos Estratégicos, Carlos Lima.

Para o Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da USP, Bruno Roberto Padovano, o termo de cooperação facilita o fluxo de informações técnicas e científicas entre o Núcleo e a Prefeitura, que permite a realização dos itens previstos no termo.

 “Estamos olhando com cuidado para cenários urbanos a serem possivelmente viabilizados, com, por exemplo, a criação de um plano municipal específico para o turismo, e intervenções pontuais, como o polo tecnológico. Levaremos especialistas à cidade para apresentar estudos e pesquisas que irão atualizar os técnicos de Ribeirão Pires sobre os assuntos. Essa é a contribuição proposta pela Universidade à Prefeitura”, afirmou Padovano.

Participaram da reunião na última semana os secretários de Assuntos Jurídicos, Dra. Rosana Figueiredo, Assuntos Estratégicos, Carlos Lima, Desenvolvimento Econômico, Paulo Silotti, adjunto de Turismo, Marcelo Liochi. Pelo NUTAU-UPS, participaram o Prof. Dr. Bruno Roberto Padovano, Coordenador Científico do Núcleo, Prof. Dr. Wilson Edson Jorge, representante da FUPAM (Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente), e Maria Elizabet Paez Rodriguez, Doutoranda e Pesquisadora do NUTAU-USP.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados