TV Cultura para os amantes de música clássica no fim de semana
Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen sob a regência de Paavo Järvi e Orquestra do Concertgebouw sob a regência de Marris Jansons são atrações do Clássicos
- Data: 20/09/2013 09:09
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Padre Anchieta
die deutsche Kammerphilharmonie Bremen
Crédito:
Na segunda parte da apresentação do ciclo completo com as nove sinfonias de Beethoven, a Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen interpreta a quarta e a quinta sinfonias, em gravação exclusiva da TV e da Rádio Cultura, que será exibida neste sábado (21/9), às 21h45. No domingo (22), às 11h45, o programa traz concerto realizado pela Orquestra do Concertgebouw no Ibirapuera
A Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen interpretou, em quatro dias consecutivos de agosto, a integral das sinfonias de Beethoven no Theatro Municipal e na Sala São Paulo, em concertos organizados pelo Mozarteum Brasileiro. Esses espetáculos foram registrados com exclusividade pela TV e Rádio Cultura e começaram a ser transmitidos no último sábado, dia 14. Outras três partes serão apresentadas nos dias 21 e 28 de setembro e 5 de outubro, sempre às 21h45.
No Clássicos desta semana, dia 21/9, vai ao ar a segunda parte do ciclo Beethoven. O maestro Paavo Järvi e sua orquestra apresentam as sinfonias nº 4 e a famosa “quinta”, cujo tema de abertura é um dos mais conhecidos de toda a história da música.
Há seis anos, a Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen realiza o Projeto Beethoven, dedicado às nove sinfonias do compositor. Ele já foi apresentado em salas de concerto na Europa, Estados Unidos e Ásia, conquistando público e crítica. Foi gravado em CD, teve um documentário produzido para TV e ganhou prêmios, além de grande destaque na mídia.
A Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen impressiona o público em todas as salas onde se apresenta. Fundada em 1980, tem como diretor artístico o estoniano Paavo Järvi. Por sua qualidade, conheceu uma rápida ascensão no cenário internacional. O auge do trabalho em conjunto com o maestro Järvi foi o Projeto Beethoven. O grande sucesso estimulou o conjunto a iniciar um projeto semelhante, dessa vez dedicado às sinfonias de Schumann.
No domingo (22/9), às 11h45, o programa exibe um concerto especial da Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam, gravada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. A orquestra se apresenta sob a regência de Marris Jansons.
Fundada em 1888, a Orquestra do Concertgebouw é considerada uma das melhores orquestras do mundo. A sua longa história está ligada importantes compositores como Gustav Mahler. Aos 125 anos, ele só teve seis regentes titulares em toda a sua história. Em comemoração ao 125º aniversário, a Orquestra idealizou uma volta ao mundo e, no espaço de um ano, ela se apresentará nos cinco continentes.
Nascido na Letônia, Jansons começou a estudar violino ainda criança e, sob influência do pai maestro, também estudou regência. Mariss Janson também é diretor da Orquestra Sinfônica da Radio da Baviera.
Serviço:
Orquestra Filarmônica de Câmara alemã de Bremen. Regência de Paavo Järvi
Sábado (21/9), às 21h45: na TV Cultura e na Cultura FM.
Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã
Domingo (22/9), às 11h45
Mariss Jansons, regência; Denis Matsuev, piano
Programa:
Enescu – Rapsódia nº 1
Prokofiev – Romeu e Julieta (trechos)
Stravinsky – O pássaro de fogo (suíte, 1919)
Villa-Lobos – Bachiana nº 2 (Tocata, “O trenzinho do caipira”)
Bizet – Suíte nº 2 de L’Arlésienne (Farândola)