Bolsonaro Anuncia Processo Contra Haddad por Acusações Relacionadas à Receita Federal

Bolsonaro anuncia processo contra Haddad após acusações sobre imóveis; polêmica intensifica crise entre ex-presidente e atual governo.

  • Data: 18/01/2025 11:01
  • Alterado: 18/01/2025 11:01
  • Autor: redação
  • Fonte: Folhapress
Bolsonaro Anuncia Processo Contra Haddad por Acusações Relacionadas à Receita Federal

Crédito:Reprodução/X-Twitter

Você está em:

No último sábado (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro, representante do PL, revelou sua intenção de processar o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A declaração ocorreu após Haddad sugerir que Bolsonaro estaria envolvido na crise relacionada a uma proposta da Receita Federal que visava aumentar a fiscalização sobre transações realizadas via Pix.

Em entrevista a jornalistas no aeroporto de Brasília, onde acompanhava sua esposa, Michelle Bolsonaro, para um voo rumo à posse de Donald Trump nos Estados Unidos, Bolsonaro criticou Haddad. “Vou processar o Haddad. Ele não tem o que fazer, sempre me acusa de alguma coisa”, afirmou. É importante ressaltar que Bolsonaro foi impedido de viajar devido a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro também se defendeu das acusações feitas por Haddad, que mencionou uma suposta compra de 101 imóveis sem comprovação de origem dos recursos. O ex-presidente respondeu: “Pegou meia dúzia de familiares meus do Vale do Ribeira. O que essa meia dúzia de Bolsonaro tem a ver com o período de 1990 para cá e está pago em moeda nacional corrente? Naturalmente, naquela época, até telefone era adquirido em dólar”.

Em sua crítica, Bolsonaro comparou o desempenho de Haddad ao de Paulo Guedes, seu antigo ministro da Fazenda, e fez uma analogia sobre o governo Lula: “Não pode dar certo; é como um bêbado dirigindo um carro”.

As declarações de Haddad na véspera, durante uma entrevista à CNN, afirmaram que a família Bolsonaro está sendo alvo de investigações pela Receita Federal. Ele insinuou que Bolsonaro estaria diretamente implicado na situação atual, mencionando o financiamento por parte do PL para um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Segundo Haddad, “tenho para mim que o Bolsonaro está um pouco por trás disso”.

No dia 14, Nikolas Ferreira publicou um conteúdo em suas redes sociais criticando a administração atual e alegando que o governo apenas se preocupa em arrecadar sem oferecer contrapartidas à população. Sua postagem gerou mais de 300 milhões de visualizações.

A repercussão do vídeo provocou um recuo do governo em relação à proposta da Receita Federal. Apesar da defesa inicial feita por Haddad sobre a eficácia da medida até quarta-feira (15), após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou evidente que uma campanha publicitária não seria suficiente para conter as críticas crescentes e as desinformações relacionadas ao tema.

Compartilhar:

  • Data: 18/01/2025 11:01
  • Alterado:18/01/2025 11:01
  • Autor: redação
  • Fonte: Folhapress









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados