Chega de ataques ao SUS!

Sabemos que a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal a todos os brasileiros. Além disso, temos um dos modelos mais avançados no mundo de política pública e universal nessa área, inclusive com controle social, que é o Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso deixar bem claro que o SUS é uma conquista […]

  • Data: 18/09/2013 08:09
  • Alterado: 18/09/2013 08:09
  • Autor: Carlos Neder
  • Fonte: Carlos Neder
Chega de ataques ao SUS!

Crédito:

Você está em:

Sabemos que a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal a todos os brasileiros. Além disso, temos um dos modelos mais avançados no mundo de política pública e universal nessa área, inclusive com controle social, que é o Sistema Único de Saúde (SUS).

É preciso deixar bem claro que o SUS é uma conquista da sociedade. Ele é resultado direto das lutas históricas de diversas pessoas por justiça social, que se organizaram no país por meio do Movimento pela Reforma Sanitária.

Não há dúvidas de que urge ampliar a aplicação de mais recursos financeiros dos estados e da União na saúde pública. Entretanto, ela já mobiliza percentual significativo do Produto Interno Bruto (PIB) do país e dos orçamentos nacionais em pessoal, insumos, tecnologias e gestão, o que só faz aumentar os interesses privados e mercantilistas sobre o setor.

A defesa do SUS é louvável e necessária, sobretudo agora que procuram difamar seus gestores de diferentes correntes políticas. Essa postura deve ser incessantemente perseguida por aqueles que querem uma política de saúde que atenda a todas as pessoas sem distinções, com gestão, ações e serviços descentralizados e a participação da comunidade na definição das prioridades.

Estranhamente, ao contrário até dos pedidos surgidos nas manifestações de rua por mais qualidade na saúde pública, percebe-se uma campanha difamatória contra o SUS. O curioso é que essa movimentação, obscura, sempre enaltece o setor privado de saúde, que é regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Entre outros pontos, há uma preocupação em ampliar os já fartos estímulos concedidos pelo Governo Federal, como a desoneração fiscal aos planos de saúde e aos hospitais, clínicas e laboratórios privados.

O fato é que essa mobilização tem procurado destruir a imagem dos gestores públicos e dos agentes políticos e sociais que lutam por mais conquistas no SUS. Ela vai, inclusive, na contramão do que pensa a própria população, que utiliza o sistema. Pior, parte da mídia bate em um modelo que é reconhecido em outros países como um dos mais avançados em relação à inclusão social, à promoção da saúde, qualidade de vida e à cidadania. Por tudo isso, fica claro: devemos denunciar os interesses que estão por trás desses ataques e dizer sim ao fortalecimento do SUS!

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 18/09/2013 08:09
  • Alterado:18/09/2013 08:09
  • Autor: Carlos Neder
  • Fonte: Carlos Neder









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados