Cônsul Geral da Itália visita São Caetano
A Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu nesta segunda-feira (9/9) a visita do cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, e diretor escolástico do Consulado, Augusto Bellon.
- Data: 09/09/2013 18:09
- Alterado: 09/09/2013 18:09
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Mauro Marsili e Augusto Bellon conversaram com o prefeito Paulo Pinheiro e com representantes de diversas secretarias municipais a possibilidade da assinatura de convênios de cooperação cultural entre a cidade e o país europeu. Outro tema debatido foi a inclusão do ensino do idioma italiano nas escolas de São Caetano.
“Estou muito feliz em receber a visita do cônsul da Itália. Nossa cidade tem sua história ligada aos italianos e estamos de portas abertas para trazer convênios e intercâmbios”, destacou Paulo Pinheiro. “E para reforçar esta parceria histórica, queremos que todas as escolas do município ofereçam aos alunos o aprendizado do italiano, pois quanto mais idiomas nossas crianças conhecerem, mais aptas elas estarão quando chegarem ao mercado de trabalho.”
O cônsul foi recebido em cerimônia oficial no Palácio da Cerâmica, sede da Prefeitura de São Caetano, e entregou certificados a alunos do curso de Italiano da Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti. “São Caetano compartilha sua história com a Itália e é muito importante cultivar esta amizade. O ensino da língua italiana nas escolas oferece uma grande oportunidade de aproximação, mas também queremos aprofundar as relações culturais em geral. Ter um amigo do outro lado do muito abre portas para os jovens.”
Mauro Marsili agradeceu pela acolhida que recebeu São Caetano e prometeu aprofundar o intercâmbio com a cidade. “Estou muito perto de vocês – o consulado italiano de São Paulo, que é o melhor do Brasil, fica a apenas 35 minutos de São Caetano. Certamente voltarei mais vezes ao município para estreitar nossas relações”. A presidente da Fundação Pró-Memória, Sônia Xavier, falou sobre o orgulho sancaetanense em relação às raízes italianas. “A cultura da Itália tem uma grande força na cidade.”
EDUCAÇÃO – O cônsul e o diretor consular Augusto Bellon visitaram também o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, ao lado do prefeito Paulo Pinheiro, da diretora da Educação, Ivone Braido Voltarelli, e do diretor do Cecape, André Stábile. Eles conheceram as instalações que abrigam as atividades de formação continuada oferecida aos educadores da cidade e analisaram a possibilidade da utilização do espaço em futuras parcerias.