Música é instrumento de aprendizado em escola municipal de Ribeirão

Alunos do primeiro ao quinto ano da E. M. Lavínia de Figueiredo Arnoni utilizam canções em projeto multidisciplinar orientado pelos professores

  • Data: 29/08/2013 10:08
  • Alterado: 29/08/2013 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Música é instrumento de aprendizado em escola municipal de Ribeirão

Crédito:

Você está em:

Português, matemática, história, ciências, artes e inglês. Na Escola Municipal Lavínia de Figueiredo Arnoni essas disciplinas tradicionais são ensinadas em ritmo diferente, dentro de projeto musical trabalhado pelos professores das turmas de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

 “A proposta é usar a música como ferramenta pedagógica, auxiliando o trabalho dos docentes em sala e tornando as aulas menos maçantes, mais divertidas”, explicou a assistente de direção da escola, Alessandra Lins Marques. Junto aos professores, a coordenação da escola define as canções que serão trabalhadas em cada período do ano, ligando a letra e a melodia da canção ao conteúdo das aulas.

Desde o começo do ano, os alunos já trabalharam músicas com a temática das águas, sobre animais, festa junina, cultura indígena e marchinhas de carnaval. “As canções são escolhidas de acordo com o contexto e proposta pedagógica de cada série. Por exemplo, quando trabalhamos a música Dona Baratinha, além das propostas de fonética e alfabetização que a letra e a musicalização nos oferece, também aproveitamos para trabalhar os insetos na disciplina de ciências”, afirmou a coordenadora pedagógica, Adriana Correa de Almeida.

A música amplia o aprendizado dos alunos em todas as disciplinas. Para matemática, por exemplo, os estudantes do terceiro ano musicalizaram a tabuada, estratégia que ajuda as crianças a memorizarem as contas. Já os professores de inglês e de artes usaram canções para trabalhar novo vocabulário e cores.

O projeto musical acompanha os alunos em todas as turmas da escola. Ao chegarem à quinta-série, os alunos são estimulados a criar as próprias canções com temáticas trabalhadas em sala de aula. “No aprendizado, a melhora é notável. Eles assimilam melhor a matéria, pesquisam sobre diferentes assuntos e aumentam o vocabulário. Além, é claro, do ambiente ficar mais alegre”, afirmou a professora Sônia Maria Mussi Siqueira, que faz a composição musical com os alunos do quinto ano.

Os profissionais da escola já estão reunindo todos os trabalhos desenvolvidos pelo projeto de música para uma apresentação, marcada para o dia 30 de novembro. Familiares e a comunidade poderão visitar a unidade e prestigiar os alunos.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:Gabriel Mazzo

  • Data: 29/08/2013 10:08
  • Alterado:29/08/2013 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados