Nutricionista indica cinco dicas práticas para uma alimentação saudável
Neste dia 16 de outubro, o mundo celebra a importância da alimentação para a saúde e o bem-estar
- Data: 16/10/2024 10:10
- Alterado: 16/10/2024 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Puravida
Crédito:Tânia Rêgo/Agência Brasil
No dia 16 de outubro, o mundo celebra a importância da alimentação para a saúde e o bem-estar. Pensando nisso, Priscila Gontijo, nutricionista da Puravida, empresa que promove a saúde através da nutrição, destaca a importância de escolhas alimentares conscientes para promover saúde e bem-estar. A data é uma oportunidade para refletir sobre a alimentação e adotar práticas que contribuam para uma melhor qualidade de vida.
“Uma alimentação saudável não precisa ser complicada. Pequenas mudanças no dia a dia podem trazer grandes benefícios para o organismo e a suplementação pode ser relevante conforme a necessidade individual”, comenta Priscila. Confira:
Priorize alimentos frescos e naturais
Alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes e proteínas magras, devem ser a base da dieta. Evitar ultraprocessados, ricos em sódio e conservantes, é uma das maneiras mais eficazes de promover uma alimentação saudável.
Planeje suas refeições
Preparar as refeições com antecedência ajuda a manter uma dieta equilibrada. “Uma dica é dedicar um dia da semana para organizar o cardápio e preparar alimentos saudáveis em porções que possam ser consumidas ao longo da semana”, orienta Priscila.
Beba água regularmente
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O ideal é consumir ao menos 2 litros de água por dia, podendo variar com chás naturais sem açúcar.
Equilibre os grupos alimentares
Montar pratos coloridos e variados, que incluam carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis, ajuda a garantir a ingestão de diferentes nutrientes. Vegetais, grãos integrais e fontes de proteína, como peixe e frango, são ótimas opções.
Moderação com açúcares e gorduras
O consumo excessivo de açúcares e gorduras saturadas pode trazer problemas à saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares. A recomendação é optar por alternativas mais saudáveis, como oleaginosas, abacate e azeite de oliva.