Prefeitura de São Paulo entrega 11,90 km de novos trechos de Faixa Azul nas zonas Oeste e Sul

Com as novas implantações na Vila Mariana, Bosque da Saúde e Butantã, a capital chega a 212,20 km da faixa que dá mais segurança aos motociclistas

  • Data: 03/10/2024 18:10
  • Alterado: 03/10/2024 18:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de São Paulo entrega 11,90 km de novos trechos de Faixa Azul nas zonas Oeste e Sul

Crédito:Marcos Mattos

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A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ativa nesta quinta-feira (3/10) mais 11,90 km de Faixa Azul em três importantes vias da cidade. Duas delas na zona Sul e a outra, na zona Oeste. Assim, a cidade alcança os 212,2 km de faixas azuis implantadas desde 2022.

Na zona Sul, a Avenida Dr. Ricardo Jafet recebe 5,36 km da Faixa Azul, no sentido Bairro (Santos) e no sentido Centro (São Paulo). No primeiro, o espaço foi dividido em dois trechos, entre as ruas Cel. Diogo e Marcelino Champagnat e entre as ruas Pedro Pomponazzi e Vigário Albernaz. Já no sentido Centro, os trechos foram divididos entre as ruas Vigário Albernaz e Eng. Guilherme Winter e as ruas Vergueiro com a Paulo Bregaro.

Já a Avenida Prof. Abraão de Morais, também na zona Sul, recebe 6,14 km da faixa para motos, entre a Rua Vigário Albernaz e as proximidades do viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos.

Na zona Oeste, a Rua Sapetuba ganha outros 400 metros de Faixa Azul, entre a Rua Camargo e a Avenida Professor Francisco Morato, no sentido Centro.

“Essa é uma entrega importante que tem o objetivo de preservar vidas e garantir a segurança dos usuários. A Faixa Azul harmoniza o trânsito e evita a  disputa nos espaços das vias, é uma sinalização que demarca bem o espaço do motociclista e dos veículos”, ressalta Celso Gonçalves, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.

Projeto

O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET das áreas de Segurança Viária, Sinalização, Planejamento, Projetos e Operação. É uma política pública de segurança viária inspirada em experiências anteriores, na própria cidade, e também internacionais. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e motociclistas possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.

Atualmente, a frota de motocicletas e motonetas da cidade de São Paulo é de 1,5 milhão de unidades em circulação. Diariamente, 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.

Histórico das implantações:

25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).

6/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.

9 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as Avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as Avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.

6/11/2023 – 6 km foram entregues nas Avenidas Sumaré e Paulo VI.

20/11/2023 – 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.

4/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.

18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5 km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rua Américo Sugai. E, entre as Ruas Zituo Karasawa e o acesso à Santo André Avelino, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na Avenida do Estado, estão entre as Ruas dos Patriotas e da Mooca.

1/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as Avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.

29/4/2024 – 8,1 km no total, sendo 2,25 km na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Avenida Braz Leme, no sentido bairro; 350 m na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; 1,7 km no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e 3,8 km na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.

28/5/2024 – 3 km na Avenida Gastão Vidigal, entre Viaduto Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu.

29/5/2024 – 6,2 km Avenida Braz Leme, entre Rua Domingos Fasaroli e a Praça Heróis da FEB; 4,7 km Avenida Eliseu de Almeida, entre a Avenida Caxingui até a Rua Tristão de Campos.

1/6/2024 –  7,4 km na Avenida Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, entre o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a Rua do Lago; 1 km no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, entre a Avenida Afonso d’Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf; 2,4 km na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no sentido bairro, entre as Ruas Miguel de Araújo Barreto e Domingos Afonso e, entre as Ruas Apiteri e Lessing; no sentido centro, entre as Ruas Ribeirópolis e Isaque Valadão de Freitas.

27/6/2024 – O Elevado João Goulart recebeu 5,5 km da sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos. Já a Avenida do Cursino, conta agora com 1,74 km de Faixa Azul, entre a Rua Dom Villares e a Rua Marcos Fernandes.

01/7/2024 – A pista expressa da Avenida Aricanduva recebeu 5,9 km de Faixa Azul entre a Rua Júlio Colaço e Avenida Itaquera, nos dois sentidos. A Avenida Salim Farah Maluf recebeu 9,7 km entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, também nos dois sentidos.

29/07/2024 – A Avenida Gov. Carvalho Pinto teve a nova sinalização implantada nos dois sentidos entre a Rua Dr. Renato Maia e a Avenida São Miguel, totalizando 5,7 km. A Av. Calim Eid e a Av. Dom Hélder Câmara receberam a sinalização por uma extensão de 9,6 km, nos dois sentidos, entre a Av. São Miguel e Rua Catende. A Av. Inajar de Souza recebeu 6,92 km entre a Avenida Nossa Sra. do Ó e a Rua Edmundo Krug, em ambas as mãos de direção. Por fim, a Rua Vergueiro recebeu a faixa no sentido centro, entre a Avenida Lins de Vasconcelos e a Rua Dr. Barros Cruz, por 700 m.

2/9/2024 – Corredor Norte-Sul, sentido Santana recebeu Faixa Azul em quatro trechos: 2,1 km nas avenidas Moreira Guimarães e Rubem Berta, entre o viaduto João Julião da Costa Aguiar e o viaduto 11 de junho; 1,35 km na Avenida 23 de Maio, entre o Complexo Viário João Jorge Saad e a rua Joinville; 1,07 km na Avenida 23 de Maio, entre a alça de acesso ao Viaduto Jaceguai e a Passarela dos Piques; e 3,92 km no Túnel São João Paulo II, avenidas Prestes Maia, Tiradentes e Santos Dumont e Ponte das Bandeiras, entre a Passarela dos Piques e da Praça Campo de Bagatelle. O Corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto, recebeu a sinalização em 600 m do Viaduto 11 de Junho e 400 m da Avenida Santos Dumont, entre a Avenida do Estado e a Rua dos Bandeirantes. Também receberam a nova sinalização as avenidas Sen. Teotônio Vilela – com 12,5 km entre as avenidas Atlântica e Paulo Guilguer Reimberg, nos dois sentidos – e Escola Politécnica – com 9,7 km entre a Marginal Pinheiros, a Praça César W. Proença e a Rodovia Raposo Tavares.

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  • Data: 03/10/2024 06:10
  • Alterado:03/10/2024 18:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









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