Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM recebe ação do Outubro Rosa
A iniciativa inclui avatar que tira dúvidas sobre saúde feminina e uma exposição dedicada às mulheres que fizeram história na luta contra o câncer de mama
- Data: 01/10/2024 14:10
- Alterado: 01/10/2024 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: Agência SP
Outubro Rosa
Crédito:Divulgação
Os passageiros que utilizam a Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM poderão aproveitar uma intensa programação de conscientização sobre o câncer de mama em referência à Campanha Outubro Rosa, que acontece de 1 a 13 de outubro. De natureza colaborativa, o projeto reúne 12 das principais associações de pacientes e entidades do Brasil, conectadas pela Pfizer.
Na área próxima ao acesso à plataforma do serviço Expresso Aeroporto, uma estrutura foi montada para abrigar as ações do projeto. Um dos destaques é uma exposição dedicada à história das mulheres que têm transformado o cenário do câncer de mama ao longo dos séculos, a partir de avanços e conquistas. Uma delas é a polonesa Marie Curie, que fez história como a primeira mulher a conquistar um Prêmio Nobel, com descobertas que revolucionariam o tratamento oncológico. Realizada pela Aflora Cultural, em parceria com a Yabá Consultoria, a exposição tem apoio via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição destaca não apenas os feitos femininos na ciência e na medicina, como também os avanços alcançados por essas mulheres no âmbito social. “Líderes sociais, pacientes e comunicadoras, cada uma à sua maneira, também vêm transformando a vida de milhões de pessoas que enfrentam o câncer de mama. Para exaltá-las, essa exposição reúne histórias inspiradoras que legitimam a genialidade feminina e marcam a força das mulheres em atos de coragem e dedicação a um propósito maior: a vida de outras mulheres”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
Para chegar aos perfis das mulheres que fazem parte da exposição foi realizado um mapeamento minucioso, ainda em 2023, a partir do diálogo com profissionais de saúde, associações de pacientes e comunicadores de várias partes do Brasil.
Os passageiros também poderão interagir com a Pinker: avatar feminino que vai tirar dúvidas sobre o câncer de mama e conversar sobre outros tipos de tumores de grande impacto para a saúde feminina, como os de pulmão, intestino e colo de útero. No local também haverá espaço para oficinas e atividades socioculturais.
Uma animação focada nos direitos e conquistas relacionados ao combate ao câncer complementa a programação, com o intuito de aproximar o universo das políticas públicas do dia a dia das pessoas e destacar a importância do papel de cada um como agente de transformação social.
“Dentro da nossa política de responsabilidade social e cidadã, temos o compromisso de ampliar as ações que levem informação, esclarecimento e conscientização à população. Pelas nossas estações passam milhares de pessoas todos os dias e a ocupação desses espaços com projetos voltados à saúde e bem-estar é uma forma de compromisso com a sociedade”, afirma Michael Cerqueira, presidente da CPTM.