Paratleta repete trajetória de superação em segunda participação na Paralimpíada de SP
Samara Soares começou no esporte ainda na época da escola aos 15 anos e logo percebeu mudanças no corpo e mente
- Data: 10/09/2024 11:09
- Alterado: 10/09/2024 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Agência SP
Sarama treina arremesso de peso e lançamento de dardo três vezes por semana
Crédito:Secretaria de Esportes/Governo de SP
Samara Soares, de 21 anos, está participando pela segunda vez dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), representando com orgulho sua cidade, Santa Bárbara d’Oeste, e sua trajetória de superação. Para ela, o esporte paradesporto é muito mais do que uma competição: é uma forma de se conectar consigo mesma.
A história de Samara com o esporte começou na época da escola – não se via envolvida nas aulas de educação física. “Eu me sentia deslocada, não via sentido em participar e muitas vezes eu só ficava olhando os meu colegas fazendo as aulas”, relembra. No entanto, tudo mudou quando foi apresentada ao treinamento paradesporto. Aos poucos, ela descobriu que o esporte oferecia algo mais profundo: uma oportunidade de se encontrar e de se desafiar.
Com dedicação e apoio, Samara, aos 15 anos, começou a treinar e logo percebeu mudanças não apenas em seu corpo, mas, principalmente, em sua mente. “Depois que encontrei meu espaço no universo esportivo, eu mudei e não quero mais sair. Hoje, tenho confiança e percebi que levo muito jeito com esporte”, diz a atleta.
A jovem atleta encontrou no paradesporto uma maneira de se encontrar. Com apenas 21 anos, Samara está participando de mais uma edição do Paresp, levando consigo toda a experiência e superação de sua participação anterior. Para ela, cada competição é uma nova chance de mostrar que com esforço e determinação é possível superar barreiras e conquistar novos desafios.
“Participar dos Jogos Paralímpicos é mais do que uma competição para mim. Eu recomendo a competição e a prática esportiva para todos, pois o esporte ajuda em muitos aspectos, desde a alimentação, saúde, mente e até em fazer novas amizades”, compartilhou Samara.
Sobre o Paresp
Os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp) promovem a inclusão e a autonomia de paratletas a partir de 15 anos.
Organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento conta com modalidades como atletismo, halterofilismo, natação e vôlei sentado.
A competição não apenas celebra o talento esportivo, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal e a confiança de jovens com deficiência.