Veja a programação de setembro nos teatros de SP
Atrações para todas as idades
- Data: 02/09/2024 11:09
- Alterado: 02/09/2024 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Teatro
Crédito:Prefeitura de São Paulo - Irene Beatriz
TEATRO PAULO EIRÓ
Voz festival – Arte e Diálogo – 3° Edição
Voz Festival – Arte e Diálogo 3° Edição realizará 03 (três) dias com uma programação artística com shows, intervenções de poesias, coral e dança, combinada com diálogos reflexivos que visam contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática baseada na igualdade, tolerância e inclusão.Nesta edição, as vozes protagonistas são: Mulheres 50+; PCD`s e Indígenas. O evento terá acessibilidade em libras e audiodescrição. Toda a programação será gratuita e aberta para quem quiser fazer contribuição voluntária, todo valor arrecadado será doado para 03 (três) associações em regiões de vulnerabilidade na cidade de São Paulo que oferecem apoio e acolhimento aos grupos desta edição.
Apresentadora: Jovina Renhga
Intervenção Artística: Coral Indígena Opy Mirim
Karai Verá Mirim (Márcio) cacique da aldeia Tekoa Yvy Porã
Mediador: Olívio Jekupé e Araju Apolinári
Palestrantes/Integrantes de mesa: Ara Poty
Música: Katú Mirim
Programação:
Coral Indígena Opy Mirim
01/09
Domingo 19h10
20 minutos
Classificação: Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Mesa de diálogos com mediação de Karai Verá Mirim, cacique da aldeia Tekoa Yvy Porã, Olívio Jekupé e Ara Poty
01/09
Domingo 19h40
90 minutos
Classificação: Livre:
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Show Katú Mirim
01/09
Domingo 21h20
60 minutos
Classificação: 12 anos
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Festival SP Choro In Jazz
Grupo Ares
06 a 09/09
Sexta 12h30, domingo 12h30 e segunda 12h30 e 19h
60 minutos
Classificação: Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Seus espetáculos podem ser realizados em vários tipos de ambientes como fachadas, vãos livres, piscinas, galerias de arte, ginásios e outros, o que permite realizar adaptações de performances em função do espaço (Site Specific). O Grupo Ares desenvolve uma diferenciada linguagem artística denominada “Site Specific“ que trabalha com performances especialmente criadas de acordo com o tema, adaptando e/ou criando coreografias, música, elenco e figurino. Todo o desenvolvimento artístico e logístico do espetáculo é realizado pela direção artística do grupo em conjunto com agências e investidores, a partir do briefing fornecido pelo cliente.
Ficha Técnica:
Performers: Florencia Reeves, Gabriela Santos Bagno, Alessandra Baldi Fleury, Matheus Davi de Oliveira Cota, Wesley Freitas Santos Peixinho e Gita Govinda Alla
Festival SP Choro In Jazz
Circulus Opera
06 a 08/09
Sexta e sábado 17h e domingo 10h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Uma mescla de tecnologias digitais, processos mecânicos e corpos em fluxo. Se o ser humano é um “animal político”, Circulus Ópera busca traduzir essa relação em imagem, no sentido lato da palavra. Tendo no cerne a provocar o sensorial, explora a dialética entre os recursos tradicionais e as tecnologias digitais. Investiga o relacional, apostando em uma “semiótica do acaso”, cujos percursos do sentido apoiam-se na idiossincrasia dos processos de significação. Evita a verbalização convencional pois empenha-se, antes de tudo, na busca pelas fissuras existentes na lógica normalizadora. Na observação experimental dos corpos, cria um ambiente científico de problematizações e contemplações. Talvez seu “afeto eudaimonia” gire em torno do “bicho mundano”, sem a pretensão de definir nem um esboço de conceito sobre o que significa esta expressão.
Ficha técnica: Festival SP Choro In Jazz
Lea Freire e Tais Nicodemo – Festival SP Choro In Jazz
Música
06/09
Sexta 20h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Léa Freire e Tais Nicodemo
A flautista, pianista, compositora e arranjadora LEA FREIRE, reconhecida pela versatilidade que lhe permite transitar por variados gêneros musicais, faz nesse show dueto com a pianista TAIS NICODEMO, numa concerto a quatro mãos em dois pianos, que trazem músicas autorais da artista.
Ficha técnica:
LEA FREIRE PIANO
THAIS NICODEMO PIANO
Tati de Paula e Shu
Música
07/09
Sábado 18h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Tatiane Paula da Silva, ou simplesmente Tati di Paula, nasceu em São Paulo em 1986. Prematura de seis meses, ficou na incubadora, o que ocasionou um descolamento de retina que a deixou cega. Frequentou escola comum, em sala de aula com recurso do Braille. Completou o ensino médio em 2005. Adentrou no mundo da música aos oito anos de idade, através do primeiro contato com o teclado. Desde aquela época, percebeu-se que possuía um ouvido bastante aguçado, pois grande parte de sua formação se deu de forma autodidata. Participa por muitos anos do ministério de música da Paróquia Santo Onofre, como tecladista e cantora, onde começou a compor canções católicas em parceria com a sua irmã. Paralelo a esse trabalho, já desenvolvia outro, com a Música Popular Brasileira, objetivando segundo a própria “resgatar a música nacional de conteúdo e qualidade”. Iniciou então, a carreira fora da música católica – sem deixar esta de lado, apresentando-se em diversos lugares.
Shu (Luzia Sigolo) iniciou os estudos de bateria como autodidata aos treze anos de idade. Aos dezoito anos estudou no CLAM com o baterista do Zimbo Trio Rubinho. Fez curso de Percussão patrocinado pelo MEC na Faculdade Paulista de Artes. Cursou aperfeiçoamento de técnica com Duda Neves, foi aluna da baterista Vera Figueiredo. Fez aulas práticas de bateria na Universidade Livre de Música. Aprendeu noções básicas de violão com o professor Armando Vidigal.
Ficha Técnica:
Piano e voz: Tatiane Paula da Silva
Bateria: Luzia Sigolo
Contrabaixo: Renê Ricardo de Abreu
Jazzmin’s Big Band
Música
07/09
Sábado 20h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Show com obras de compositoras brasileiras tocadas com a força e a qualidade musical da Jazzmin’s Big Band, com homenagem a Chiquinha Gonzaga, Joyce Moreno, Sueli Costa, Elisete Cardoso e Rita Lee, além de compositoras e arranjadoras da atualidade.
Ficha Técnica:
Caroline Silva de Oliveira – Musicista
Graziella Pizani de Oliveira – Musicista
Laís Marina Francischinelli – Musicista
Palloma Stephanie Alves de Lima – Musicista
Cynthia Tignor Borgani – Musicista
Mayara Almeida da Silva – Musicista
Beatriz Ferreira Pacheco – Musicista
Maria Eugênia Guimarães Côrtes – Musicista
Gabriela Gonzalez – Musicista
Priscila Brigante – Musicista
Fabricia Mikaela de Medeiros – Musicista
Lis Helena de Carvalho Ferrete – Musicista
Isabelle Menegasse Silva – Musicista
Tais Cavalcanti Quevedo – Musicista
Marta Regina Ozzetti – Musicista
Gabrielle Erculano Faustino – Musicista
Amalia Francisca De Vincenzo – Musicista
Chorando as Pitangas
Música
08/09
Domingo 11h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
O Chorando as Pitangas nasceu no começo dos anos 2000 com a reunião de cinco amigos que partilham a paixão pelo choro. Formado por Milton Mori no bandolim, Ildo Silva no cavaquinho, Roberta Valente no pandeiro, Luizinho 7 Cordas no violão e Vitor Lopes na harmônica, o grupo rapidamente se estabeleceu como uma das principais referências do choro paulista, se apresentando ao lado de Paulo Moura, Yamandu Costa, Proveta, entre outros.
Ficha Técnica:
Ildo Silva (cavaquinho)
Roberta Valente (pandeiro)
Vitor Lopes (gaita)
Milton Mori (Bandolim)
Gian Correa (violão de 7 cordas)
Cleber Silveira Quarteto e Alessandro Penezzi
08/09
Domingo 12h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
O acordeonista Cleber Silveira apresenta neste show alguns clássicos do choro, onde homenageia grandes acordeonistas como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Sivuca.
Ficha Técnica:
Cleber José Rodrigues da Silveira – acordeon
João Baptista Pires Neto – flauta
Júlio César Barro – percussão
Stanley Jorge Loesch de Carvalho – clarinete
Alessandro dos Santos Penezzi – Musicista
AKSHARA
Música
08/09
Domingo 16h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Formado pelo músico compositor Fábio Bergamini, em parceria com o percussionista e musicoterapeuta Marcus Simon, o Akshara é um projeto que traz o universo percussivo como protagonista, tanto na criação das composições originais quanto em arranjos de músicas conhecidas e adaptadas para os mais diversos instrumentos de percussão, incluindo instrumentos melódicos como o handpan, o balafon, a mbira, a marimba de vidro e o kântele, além de inúmeros outros instrumentos tanto do Brasil quanto das mais variadas culturas do mundo.
Ficha Técnica:
Fabio Bergamini (bateria)
Marcus Simon (percussão)
Gabriel Levy (acordeon)
Vanille Isabelle Odile Goovaerts (violino e rabeca)
Ricardo Vignini e O Gajo
Música
08/09
Domingo 18h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
O encontro do português João Morais, mais conhecido como “O Gajo” (Viola Campaniça) e do brasileiro Ricardo Vignini (viola caipira) aconteceu no ano de 2022 através das redes sociais. Uma sintonia musical ativou um primeiro contacto com a participação de Vignini no disco de Gajo, “Não Lugar”, de 2023, e que rapidamente se transformou numa regular troca de ideias e na vontade de cruzar os dois mundos artísticos e culturais que caracterizam estes tocadores.
Amandha, Selma Fernands e Lula Barbosa
08/09
Domingo 19h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
A cantora montesclarense apresenta seu “De Minas aos Gerais”, com repertório mineiro diverso, começando com as tradicionais canções do congado norte-mineiro, rumo às Minas com as canções de Maurício Tizumba e Sérgio Pererê. Amandha reverencia sua ancestralidade, numa imersão para dentro de si e compartilha suas canções autorais inéditas com o público.
Selma Fernands é uma paulista de sangue mineiro, nascida na cidade de Itapevi, onde viveu até os 20 anos. Artista preta, periférica e independente, seu nome passa a ser conhecido após participar do “The Voice Brasil” em 2015.
No show “Amigos, Sonhos e Canções”, o cantor e compositor Lula Barbosa faz um apanhado dos seus mais de 40 anos de carreira. Único paulistano de uma família de uma cidade do interior de Minas Gerais, reúne em sua música, com naturalidade, o sabor interiorano e a sofisticação urbana. Tem composições gravadas por Roberto Carlos, Jair Rodrigues, Fabio Junior, Jessé, Sergio Reis e outros, totalizando mais de quinhentas músicas gravadas. No repertório do show, canções que marcaram a sua história como “Tempo de Fé”, “Desejos e Delírios”, “Brincos” e “Mira Ira”.
Ficha Técnica:
Amandha (voz)
Lisandro Massa (Pianista )
Iury Batista( baixista)
Luís Gustavo Barbosa da Rocha (bateria)
Luís Carlos Bastos dos Santos (percussão)
Daniel Conti Do Nascimento (violão)
Selma Aparecida Fernandes (voz)
Daniel Conti do Nascimento (violão)
Lula Barbosa (voz e violão)
Omar Campos (guitarra e viola)
Sidão Yshara (baixo)
Jica Thomé (percussão)
Entre Risos
Circo
14 e 15/09
Sábado e domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Inspirado em palhaços de circos tradicionais e comediantes que trabalham com humor físico, o enredo de “Entre Risos” acontece nos bastidores de um circo e mostra a trajetória de um palhaço e o que ele faz enquanto aguarda a sua próxima entrada. Cada olhar para o lado é muito provocante para um palhaço “quase” ocioso. Ele mexe em tudo o que vê, inclusive dos outros artistas como: nos truques do mágico, no sapato de sapateado da bailarina, na bola do equilibrista, até uma surpresa acontece quando um boneco ganha vida, mas nem sempre isso tudo pode dar muito certo.
Ficha Técnica:
Elenco: Nico Serrano
Ensaiadora: Katia Daher
Concerto em Cores
Circo
21, 22 e 26/09
Quinta 14h30, sábado e domingo 16h
55 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
“Concerto em Cores” é um espetáculo circense que alia palhaçaria e música. O enredo conta a história de pessoas que viviam em um mundo cinza de pensamentos encaixotados mas que, por meio da comicidade física/musical, desconstroem preconceitos presentes inclusive em músicas infantis. Interagindo com a plateia, o grupo apresenta novas versões para canções infantis conhecidas, além de composições inéditas, estabelecendo um mundo mais colorido, livre, leve e brincante.
Ficha Técnica:
Direção Artística: Tereza Gontijo
Elenco: Mafê Leal da Costa (palhace Paranauê), Theo Oliveira (palhace Augustine) e Veronica Mello (palhaça Úrsula)
Flavio Victor – Circuito
Música
24/09
Terça 19h
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Sinopse:
O evento musical Circuito de Rua acontecerá no mês de setembro na cidade de São Paulo, cuja grade de apresentações será formada por grandes nomes do cenário atual. O repertório deste evento será composto por música gospel, fomentando assim a demanda deste gigantesco e importante perfil de consumo de cultura. O projeto prevê um dia cheio de apresentações artísticas, em regiões carentes de atividades culturais da cidade, estando assim alinhado com os objetivos da Secretaria Municipal de Cultura. O evento ocorrerá em via pública e aberto ao público em geral.
Ficha técnica:
Flavio Victor cantor
Tributo Elis Regina
Música
25/09
Quarta 21h
70 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Espetáculo surpreendente sobre a maior cantora de todos os tempos da música popular brasileira, a gaúcha Elis Regina Carvalho Costa! Camila Lopez recria a formação clássica da banda que acompanhou Elis Regina no aclamado Festival de Montreaux em 79 na Suíça e fazem uma viagem no tempo em sua carreira. Trazem à tona o quê de melhor a música brasileira produziu em termos de arranjo e interpretação.
Ficha técnica:
Músicos: Leonardo da Rosa Benedito, Marlon Trindades, Kaneo Ramos, Paulo Muniz e Gabriel Kaspar
TEATRO CACILDA BECKER
Série de Concertos Temáticos
Música
08/09
domingo 11h
90 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Músicos: Letícia Venâncio, Andre dos Santos, Samuel Magalhães, Lucas Dantas, Adriana Rebouças, Luciano Nestares Marques, Lucas Fraga, Daniel Magano, Renan Lemos, Tiago Cruvinel, Thiago Costa, Samella Lepore, Eloísa Pico, Marina Kahowec, Renata Cavalheiro, Viviane, Antonio de Oliveira, Jakub Gejer, Stephanie Romano, Leonardo Molan Bispo, Karla Dias, Anderson Vitorino, Thiago Sanches, André Abachioni, Silvana Razzante, Léia Rodrigues, Vívian Navarro e Renan Maia.
Desfábulas – Cantadas
Teatro infantil
07 e 08/09
Sábado e domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
“Desfábulas – Cantadas” redescobre as fábulas que todos conhecem com uma abordagem vibrante, repleta de bonecos artesanais e personagens folclóricos como o Curupira, Caipora e a Yara. As músicas ao vivo complementam o espetáculo criado pela Cia. Articularte, especialista em animação de bonecos, proporcionando uma combinação surpreendente de diversão e reflexão para o público infantil e familiares.
Ficha técnica:
Texto e Direção: Dario Uzam
Elenco: Camila Khodr, Flávio Borzi, Ricardo Mancini, Surley Valerio.
Senhora X, Senhorita Y
01 a 08/09
Quinta, sexta e sábado 21h, domingo 19h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Sob o pretexto de representar a peça “A Mais Forte”, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papeis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?
Ficha técnica:
Direção Geral e Dramaturgia: Silvana Garcia
Elenco: Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto
Faixa ou indicação etária: 14 anos
Linguagem / Expressão artística: Teatro
Público / Representatividade social: Adulto
Um Céu Assombroso
Teatro adulto
12 a 29/09
Quintas, sextas e sábados 21h, domingos 19h
Maria Borracheira
Teatro infantil
14 a 22/09
Sábados e domingos 16h
Apresentações extras: terça 10h30 e às 14h30, quinta e sexta 14h30
Ingressos pagos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Catabase em 5 Sonhos
Teatro adulto
25/09
Quarta 21h
Entre Risos
Circo
28 e 29/09
Sábado e domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Inspirado em palhaços de circos tradicionais e comediantes que trabalham com humor físico, o enredo de “Entre Risos” acontece nos bastidores de um circo e mostra a trajetória de um palhaço e o que ele faz enquanto aguarda a sua próxima entrada. Cada olhar para o lado é muito provocante para um palhaço “quase” ocioso. Ele mexe em tudo o que vê, inclusive dos outros artistas como: nos truques do mágico, no sapato de sapateado da bailarina, na bola do equilibrista, até uma surpresa acontece quando um boneco ganha vida, mas nem sempre isso tudo pode dar muito certo.
Ficha Técnica:
Elenco: Nico Serrano
Ensaiadora: Katia Daher
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Concerto Didático Matinal
Música
01/09
Domingo 11h
90 minutos
Livre
Ingressos pagos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Descubra os segredos por trás das melodias atemporais em um envolvente Concerto Didático que desvendará a fascinante jornada musical de grandes compositores clássicos. Nesta experiência educativa, mergulha-se na vida e obra de Franz Peter Schubert, um dos maiores melodistas da história, cuja genialidade muitas vezes é ofuscada por sua música otimista.
Ficha técnica:
Maestro: João Carlos Pinheiro
Músicos: Diego de Sousa, João Pedro, Matheus, Mateus, Tiago Resende, Vinny Ferras, Elizeu, Rafael, Jonas, Adriana Rebouças, Joao Vinicius, Henry Samuel, Gilberto, Gabriel Lins, Henry Rabelo, Ezequiel Lacerda, Mateus Duarte, Janine, Gustavo Ueso, Willian Brandao, Camilo Silva, Gabriel Silva Duarte, Guilherme, Willian Brandao, Ari Ricardo, Antônio Oliveira, Renata e Adriano de Paula
A Jornada em Busca do Pássaro Azul
Teatro infantil
01/09
16h
70 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Numa noite inesquecível, uma Fada visita o quarto dos irmãos Mitil e Tiltil e lhes dá uma importante missão: encontrar o Pássaro Azul. Acompanhados de uma Gata esperta, do leal Cão e do sabido Pão, seguem numa jornada em busca do que é a verdadeira felicidade. “O Pássaro Azul” é do poeta, dramaturgo e ensaísta belga Maurice Maeterlinck (1862-1949), considerado o maior nome do teatro simbolista.
Ficha técnica:
Adaptação: Angela Ribeiro
Direção: Kleber Montanheiro
Elenco: Márcia de Oliveira, Angela Ribeiro, Monique Carvalho, Caio D’aguilar, Heitor Goldflus, Ton Prado
Roxa
Dança / Teatro
01/09
Domingo 18h
80 minutos
+16 anos
Local: Sala Multiuso
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Andrew Tassinari, mais conhecide como Roxa Caótica, convida o público para conhecerem Roxa. Partindo de sua autobiografia, traz à tona questões elementares da sua história e do universo queer. Através de uma estética própria, Roxa provoca a olhar para a identidade de gênero não-binária, para a condição das pessoas que vivem com HIV. A partir dessa experiência, convoca para, em resistência ao ódio e a intolerância, celebrar nossas corpas, nossas identidades e nossas vidas.
Ficha técnica:
Performance: Andrew Tassinar
Direção e dramaturgia: Cassiano Fraga
Verme
Teatro adulto
01 a 15/09
Quinta, sexta e sábado 21h, domingo 19h
90 minutos
+16 anos
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Um relato auto ficcional documental escrito por Luiz Campos, que traz como forma de denúncia sua experiência de 7 anos no militarismo, presenciando, sofrendo agressões e traumas. “Verme” é uma ferida em aberto, um desabafo, um grito que precisa ser dito e ecoado.
Ficha técnica:
Direção: Nathalia Nigro
Texto: Luiz Campos
Elenco: Felipe Lima, Eluane Fagundes, Giovanna Marcomini e Luiz Campos
Coreoescavações: Aberturas
Dança
04 a 18/09
Quartas 20h
90 minutos
+14 anos
Local: Sala Multiuso
Grátis – Ingressos 1 hora antes
O corpo como arquivo de esquecimentos – o que resta são ecos distorcidos, destroços, estilhaços de um percurso de anos de processos de criação em dança contemporânea que aparecem/desaparecendo em configurações provisórias. São nos destroços que outros corpos experimentam o incerto, e em derivas perseguem ecos distorcidos e recolhem a poeira do tempo para reinventar outras danças. Estas aberturas são os indícios destas derivas por lugares nenhum. No abismo das incertezas são sustentados pelos afetos que movem estes corpos e fazem deste mover potências vida.
Ficha técnica:
Dançarinos: Dan Maia, Danilo Nonato, Diego Marques, Gui Nobre, Hideki Matsuka, João Pimenta, Martina Gallarza, Paulo Henrique Alves, Rubia Braga, Selma Maria e Vera Sala.
Criação visual: Érico Peretta
Catábase em 5 Sonhos
Teatro adulto
06 a 22/09
Sexta e sábado 20h, domingo 18h
Sessão extra: 19/09, quinta 20h
80 minutos
+14 anos
Local: Sala Multiuso
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Em cena, a atriz conduz o público por narrativas oníricas e rituais psicomagicos, percorrendo uma trajetória funerária, na qual vai revelando as circunstâncias da morte da sua avó paterna.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Atuação: Andrea Tedesco
Direção: Marcos Gomes
Entre Risos
07 e 08/09
Circo
Sábado e domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Inspirado em palhaços de circos tradicionais e comediantes que trabalham com humor físico, o enredo de “Entre Risos” acontece nos bastidores de um circo e mostra a trajetória de um palhaço e o que ele faz enquanto aguarda a sua próxima entrada. Cada olhar para o lado é muito provocante para um palhaço “quase” ocioso. Ele mexe em tudo o que vê, inclusive dos outros artistas como: nos truques do mágico, no sapato de sapateado da bailarina, na bola do equilibrista, até uma surpresa acontece quando um boneco ganha vida, mas nem sempre isso tudo pode dar muito certo.
Ficha técnica:
Elenco: Nico Serrano
Ensaiadora: Katia Daher
Cidade Máquina
Teatro infantil
10 a 15/09
Terça, quinta e sexta 14h30, sábado e domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Na distópica Cidade Máquina vive JAQ, uma programadora prodígio de apenas 13 anos. Em um mundo no qual o tempo é o recurso mais precioso e as conexões humanas são escassas, JAQ constrói um robô chamado MIG-NIC, com a esperança de ajudar as pessoas a se reconectarem. No entanto, MIG-NIC é acusado injustamente de roubar o tempo dos moradores, desencadeando uma perseguição implacável. Quando MIG-NIC está prestes a se autodestruir, JAQ o encontra e juntos decidem se fundir para enfrentar a fúria da Cidade Máquina.
Ficha técnica:
Direção e Texto: Joyce Salomão
Elenco: Joyce Salomão, Nino Belucci e Cristiano Salomão
Intérprete de Libras: Fabiana Godoy
Figaza Show
Circo
18/09
Quarta 14h30
45 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Malabarismo, balões, bolas de cristal, música ao vivo e bolhas de sabão se apresentam em cena como números curtos em este pot-pourri da palhaça Figaza em seu clássico show de rua – todo terreno. Esta palhaça ágil de resposta rápida traz destrezas, muito jogo com o público e as mais absurdas soluções para os problemas que se apresentam. Show solo-feminino clássico de palhaça de rua.
Ficha técnica:
Artista: Painé Santamaria
Histórias de Alexandre
Teatro adulto
20 a 22/09
Sexta e sábado 21h, domingo 19h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Em uma pequena sala os amigos se reúnem para ouvir as aventuras e façanhas realizadas por Alexandre, sempre contadas com exagero e entusiasmo, e com o acompanhamento de sua mulher, Cesária, que nunca deixa o marido perder o fio da meada. São histórias que o Grupo 59 de Teatro “conta cantando” e “canta contando” para crianças de todas as idades e as convida para a deliciosa aventura de imaginar o possível e o impossível nas letras de Graciliano Ramos. As Histórias de Alexandre, publicadas por Graciliano Ramos em 1944, foram coletadas na memória oral do folclore nordestino e resgatam crenças, costumes e mitos da região.
Ficha técnica:
Direção geral: Cristiane Paoli Quito
Dramaturgia: Cristiane Paoli Quito e Grupo 59 de Teatro
Elenco: Carol Faria, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Nathália Ernesto, Nilcéia Vicente, Ricardo Fialho e Thomas Huszar.
Elenco alternante: Victor Mota e Alex Huszar
Um Dia, Um Rio
Teatro infanto-juvenil
21 e 22/09
Sábado e domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Espetáculo cênico musical que narra a vida de um rio, desde o seu nascimento como um riacho à exuberância de suas águas que desenham lindas paisagens. Ao longo de seu percurso, o rio encontra um grande desafio para preservar suas águas, as formas de vida que ele abriga e as que surgem ao seu redor.
Ficha técnica:
Direção: Fabiano Lodi
Dramaturgia: Bruno Gavranic e Grupo 59 de Teatro
Elenco: Carol Faria, Fernando Vicente, Gabriel Bodstein, Nathália Ernesto e Jane Fernandes
Elenco alternante: Felipe Gomes Moreira, Gabriela Cerqueira e Thomas Huszar
Encontros Abertos
Dança
27 a 29/09
Sexta e sábado 21h, domingo 19h
40 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Encontrar para experimentar, pensar e discutir as descobertas do corpo nas suas organizações provisórias e assim identificar gestos que passam a ser coletivos, numa experiência que testa um tipo de coletivo que reúne diferentes e não somente iguais. Um coletivo nascido do encontro entre os que não se encontram e que possibilita a troca de experimentos artísticos diversos, alimentando e enriquecendo os fazeres de artistas e fomentando o debate sobre processos criativos em dança.
Ficha técnica:
Direção: Zélia Monteiro
Intérpretes do Núcleo de Improvisação: Erneste, Marcela Paez, Melissa Bamonte, Paulo Carpino e Vitor Vieira
Me pego esperando que chegue o colapso
Dança
24 a 29/09 – Sessão extra: 19/09
Quarta a sábado 20h, domingo 18h
45 minutos
+14 anos
Local: Sala Multiuso
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Põe no centro do trabalho todo resquício de gesto inadequado, de desajuste social e de desconforto em reconhecer-se diferente da norma. Dois bailarines entre a pressa, a espera da violência, da ruptura, da impossibilidade, dedicam-se à esse plano suspenso de transformação mútua, onde público e intérpretes compactuam o desejo de seguir existindo.
Ficha técnica:
Direção e atuação: Felipe Teixeira e Mariana Molinos
Invento para ventar
Teatro infantil
28 e 29/09
Sábado 16h e domingo 11h e 16h
40 minutos
Livre
Local: Estacionamento
Grátis – Ingressos 1 hora antes
A peça “Invento para Ventar” apresenta, em um misto de dança e teatro, a história de um mundo com cada vez mais muros e antenas, onde o vento cessar de ventar. Três passarinhas tem a missão de lembrar as crianças a se divertirem com o vento através de suas brincadeiras. Como recriar o vento?
Ficha técnica:
Direção: Elenira Peixoto
Atrizes: Eugenia Cecchini, Elenira Peixoto e Jéssica Barbos
Dramaturgia: Filipe Celestino
TEATRO ALFREDO MESQUITA
Estupendo circo di SóLádies
Circo
01/09
Domingo 16h
60 minutos
Livre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de “Estupendo Circo di SóLadies”, levando o universo feminista em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos.
Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Kelly Lima, Theo Oliveira e Veronica Mello
Elenco: Theo Oliveira, Mariana Procópio e Verônica Mello
A Culpa Deve Ser do Sol
Música
A culpa deve ser do sol é um manifesto com canções que versam sobre injustiças sociais e que celebra a pluralidade brasileira. O Brasil do imigrante, do indígena, do negro, da mulher, do povo negligenciado e desrespeitado.
01/09
Domingo 19h
80 minutos
+12 anos
Ingressos pagos: R$ 30 inteira e R$ 10 meia
Trapézio de Voos
Circo
03/09 / Terça 10h30
07/09 / Sábado 17h
13/09 / Sexta 14h30
14 e 15/09 / Sábado e domingo 17h
60 minutos
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Entrelaçado de lirismo e muitas cores, o espetáculo é realizado no trapézio de voos
em uma altura de 14 metros, que permite a visibilidade de todo publico. Além dos
trapezistas que executam com máxima excelência suas acrobacias aéreas, há ainda
outros números que compõem o espetáculo como a comicidade e números aéreos.
Ficha técnica:
Elenco: Guemera, Danda Mono, Nara Sales e Willams Aris.
Direção: Willams Aris.
A Jornada em Busca do Pássaro Azul
Teatro infantil
07 a 29/09/2024
Sábado e domingo 16h
Sessão extra: 10/09, terça, 10h30 e às 14h30
70 minutos
LIvre
Grátis – Ingressos 1 hora antes
Numa noite inesquecível, uma Fada visita o quarto dos irmãos Mitil e Tiltil e lhes dá uma importante missão: encontrar o Pássaro Azul. Acompanhados de uma Gata esperta, do leal Cão e do sabido Pão, seguem numa jornada em busca do que é a verdadeira felicidade.
Ficha técnica:
Adaptação: Angela Ribeiro
Direção: Kleber Montanheiro
Elenco: Márcia de Oliveira, Angela Ribeiro, Monique Carvalho, Caio D’aguilar, Heitor Goldflus, Ton Prado
Invento para Ventar
Teatro infantil
15/09
Domingo 11h
40 minutos
Grátis – Ingressos 1 hora antes
A peça “Invento para Ventar” apresenta, em um misto de dança e teatro, a história de um mundo com cada vez mais muros e antenas, onde o vento cessar de ventar. Três passarinhas tem a missão de lembrar as crianças a se divertirem com o vento através de suas brincadeiras. Como recriar o vento?
Ficha técnica:
Direção: Elenira Peixoto
Atrizes: Eugenia Cecchini, Elenira Peixoto e Jéssica Barbosa
Dramaturgia: Filipe Celestino