Abujamra comemora 13 anos no ar
A TV Cultura exibe programa especial nesta terça-feira (6/8), às 23h para comemorar os 13 anos do Provocações no ar.
- Data: 05/08/2013 09:08
- Alterado: 05/08/2013 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Padre Anchieta
Crédito:
A edição comemorativa homenageia algumas personalidades que marcaram a trajetória do programa, dentre elas Sócrates, Paulo Autran, Décio Pignatari, Aziz Ab’Saber, Thomaz Farkas, Carlos Reichenbach e Paulo Vanzolini. O programa também coloca em discussão as datas históricas que não são celebradas em nossos calendários. Para isso, Antônio Abujamra conversa com o amigo e eterno provocador José Fernando Martins.
Segundo Martins, uma data que deveria ser comemorada é o Movimento 11 de novembro de 1955, que marca uma tentativa de golpe dos militares que queriam assumir a presidência com a saída do presidente da República Café Filho (1954 – 1955) e impedir a posse de Juscelino Kubitschek. No programa, Martins afirma que não comemoraria o 11 de setembro de 2001, quando as Torres Gêmeas, no World Trade Center foram atacadas nos Estados Unidos. Ressalta que os americanos esqueceram que, na mesma data, derrubaram o presidente Salvador Allende, no ano de 1973. “A direita é sempre irônica quando quer dar um golpe. O governo americano tramou e financiou grupos paramilitares do Chile”, dispara Martins.
Provocações coloca em pauta a diversidade de ideias, que povoam personalidades do mundo das artes, da política, da filosofia, da literatura, entre tantas outras áreas, mas o mundo marginal também tem seu espaço. Já participaram do programa o morador de rua Carlos Carbonel e a ex-garota de programa Bruna Surfistinha.
A atração já ultrapassou as 600 edições com Abu fazendo suas entrevistas, declamando poesias e criando frases emblemáticas, como “enforque-se na corda da liberdade” e o grito grego “Ai de mim!”.
“Precisaria mais que um grito grego para comemorar o aniversário do Provocações. Assim, vamos prosseguindo, pensando muito na ida e quase nada na volta” diz Antônio Abujamra.