SP: Confira a programação de agosto nos teatros
A maior parte dos espetáculos é oferecida gratuitamente
- Data: 01/08/2024 09:08
- Alterado: 01/08/2024 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Teatro
Crédito:Prefeitura de São Paulo - Irene Beatriz
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Aí vem seu homem
Teatro
02 a 25/08
Sexta e sábado 20h e domingo 18h
(não haverá apresentação dia 11/08)
60 minutos
+16 anos
Ingressos pagos: 30,00 inteira e 15,00 meia
Não é interessante pensar em ex-colegas de classe que não tenham nada em comum precisem conviver juntos? Morales e Torres agora adultos terão que dividir o mesmo quarto. Morales não tem lembranças muito boas dos anos escolares. Torres, por outro lado, diz que foram os melhores de sua vida. Enquanto se preparam para a festa, vão se lembrar do passado, de como Torres tirou boas notas e sonhava em ser um grande jogador de futebol. Morales, como sempre, foi vítima de zombaria por ser sensível e feminino, tinha um único propósito: sobreviver.
Ficha técnica:
Direção e atuação: Rodolfo Lima
Ator:Renato Izepp
Dramaturgo – Jordi Cadellans
Ser José Leonilson
Teatro – 02 a 04/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
95 minutos
+16 anos
(Haverá um bate-papo após a apresentação do 04/08)
Grátis
Laerte Késsimos comemora 20 anos de carreira com solo dirigido por Aura Cunha, com dramaturgia de Leonardo Moreira. O espetáculo Ser José Leonilson é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) morto pela pandemia de AIDS, e a biografia do ator Laerte Késsimos. Um bordado/diário em que frente e verso são compartilhados publicamente – suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós, um tecido que é alinhavado diante do público une as inquietações dos dois artistas: a feitura artística como um autorretrato, a casa de infância como um ambiente de domesticação, a busca pela identidade, a sexualidade como campo de batalha, as pontes amorosas como uma travessia e a doença como uma reconciliação com nossa finitude.
Ficha técnica:
Atuação: Laerte Késsimos
Direção: Aura Cunh
Dramaturgia: Leonardo Moreira
VerDe Perto, o Musical Ecológico
Teatro infanto-juvenil / dança
03 e 04/08
Sábado e domingo 16h
45 minutos
Livre
Grátis
VerDe Perto, o Musical Ecológico foi criado pela cantora e compositora Renata Pizi, vencedora do Prêmio Musique em 2011 com um dos mais belos timbres da nova MPB. Com o Grupo 3 de Copas, que assina a produção e direção original, a peça traz cenas com canções que abordam temas como ecologia, reciclagem e a preservação do meio ambiente, com arranjos executados ao vivo passando por diversos ritmos como o baião, maracatu, pop e o rock ‘n’roll.
Ficha técnica:
Direção Geral: Adriana Belic
Atores: Renata Machado, Jonathan Campos
Cantora: Renata Piz
Músicos: Paulo Ribeiro, Everton Alves dos Reis
Poemas : André Auke
Festa dos Bárbaros
Teatro
Acompanha a história da fuga de um casal, cujo homem é acusado de assassinar um policial. O casal faz uma peregrinação pela cidade até encontrar uma região de mata, onde se depara com Malunguinho, uma entidade sagrada dos terreiros de Jurema, que caminha por três mundos. A partir de então, o casal é apresentado aos aspectos sagrados, profanos, culturais e identitários da Jurema em celebração com o público e o cruzamento com a geografia local.
03 a 31/08
Sábado 17h
150 minutos
Livre
Grátis
Ficha técnica:
Dramaturgia: Antonia Mattos com a colaboração de todos artistas criadores
Direção: Georgette Fadel, Patrícia Gifford e Paula Klein Flecha Dourada
Elenco: Alexandre Krug, Antônia Mattos, Carlota Joaquina, Darcio Oliveira, Dedê Ferreira, Eugenia Cecchini, Fagundes Emanuel, Fernanda Machado, Georgette Fadel, Girlei Miranda, Giullya Nahirniak, Iraci Estrela, Jonathan Silva, Laruama Alves, Laura Lufési, Lincoln Antonio, Luís Mármora, Marcelo Reis, Patrícia Gifford, Paula Klein Flecha Dourada, Rogério Tarifa, Ronny Abreu, Sarah Lessa, Valmir Sant’Anna, Zi Arrais
Concerto Didático Matinal
Música
04/08 – Domingo 11h
90 minutos
Livre
Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia
Descubra os segredos por trás das melodias atemporais em um Concerto Didático que desvendará a jornada musical de grandes compositores clássicos. Nesta experiência educativa, a vida e obra de Franz Peter Schubert, um dos maiores melodistas da história, cuja a genialidade muitas vezes é ofuscada por sua música otimista. O evento começará explorando a trágica e breve vida de Schubert, Mozart, Vivaldi e outros mestres da música clássica.
Ficha técnica:
Maestro: João Carlos Pinheiro
Músicos: Diego de Sousa, João Pedro, Matheus, Mateus, Tiago Resende, Vinny Ferras, Elizeu, Rafael, Jonas, Adriana Rebouças, Joao Vinicius, Henry Samuel, Gilberto, Gabriel Lins, Henry Rabelo, Ezequiel Lacerda, Mateus Duarte, Janine, Gustavo Ueso, Willian Brandao, Camilo Silva, Gabriel Silva Duarte, Guilherme, Willian Brandao, Ari Ricardo, Antônio Oliveira, Renata e Adriano de Paula
Mandingas, Magias e Mirongas
Música
07/08 – Quarta 21h
80 minutos
Livre
Grátis
Novo projeto musical das cantoras Graça Braga e Jéssica Américo, que reúnem suas memórias ancestrais num repertório que parte do pensamento de que nem tudo no mundo é explicado pela razão e pela ciência.
Ficha técnica:
Voz: Jéssica Américo e Graça Braga
Músicos: Marcelo Martins, Rodrigo Carneiro, Juninho Santana, Leandrinho
Por entre espaços
Dança
09 a 11/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
40 minutos
+14 anos
Grátis
A performance é o resultado da dramaturgia experimentada durante as vivências cênicas e pesquisas corporais propostas pelo Núcleo Marcos Sobrinho no projeto Dramaturgias Paralelas. A estrutura básica da performance teve a improvisação como ponto de partida para coletar novos vocabulários corporais e discutir a questão do exílio e seus vários desdobramentos Busca trazer rastros do que pode ser o exílio a partir da própria experiência de vida do artista e da relação que tem com seu fazer artístico.
Ficha técnica:
Concepção e Dramaturgia: Marcos Sobrinho
Intérpretes – Criadores: Marcos Sobrinho, Luciana Hoppe, Jussara Miller e Simone Mello
A Jornada em Busca do Passado Azul
Teatro infantil
10/08 a 01/09
Terça 10h30 e 14h30 e sexta e sádado 16h
(Apresentações extras: 13/08 às 10h30 e às 14h30)
70 minutos
Livre
Grátis
Numa noite inesquecível, uma Fada visita o quarto dos irmãos Mitil e Tiltil e lhes dá uma importante missão: encontrar o Pássaro Azul. Acompanhados de uma Gata esperta, do leal Cão e do sabido Pão, seguem numa jornada em busca do que é a verdadeira felicidade. A busca pela felicidade como cura para a desesperança é um dos temas discutidos pela peça A Jornada Em Busca do Pássaro Azul, inspirado na obra O Pássaro Azul do poeta, dramaturgo e ensaísta belga Maurice Maeterlinck (1862-1949), considerado o maior nome do teatro simbolista.
Ficha técnica:
Adaptação: Angela Ribeiro
Direção: Kleber Montanheiro
Elenco: Márcia de Oliveira, Angela Ribeiro, Monique Carvalho, Caio D’aguilar, Heitor Goldflus, Ton Prado
Erga Omnes
Dança
16 a 18/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
60 minutos
+16 anos
Grátis
Em 2023, com 20 anos completos de existência em grupo, o grupo ecoa partes dos trabalhos de repertório. As cenas, deslocadas das suas criações originais, se reconfiguram numa nova proposta dramatúrgica. Assim surge Erga Omnes, uma expressão em latim que significa “contra todos”, “frente a todos”. É muito usada no mundo jurídico para dizer que uma norma se aplica igualmente a todas as pessoas. Nesse sentido, uma invenção humana, questionável e contraditória. Erga Omnes propõe pensarmos as estruturas às quais pertencemos, aquelas que nos oferecem proteção e nos cobram obediência. O que pode um grupo diante das ficções que cria e sobre as quais se insurge?
Ficha técnica:
Coreografia e direção: Vanessa Macedo
Intérpretes: Diego Hazan, Grabriela Ramos, Maite? Molnar, Peter Levi, Prudy Oliveira e Vanessa Macedo.
Duo Solo: Risos de Mulheres
Teatro
21/08 – Quarta 21h
60 minutos
+16 anos
Grátis
O espetáculo é formado por um show de stand up de Tatá Mendonça com texto de Beth Moreno, e por uma comédia teatral com Vicky Justiniano com dramaturgia de Priscila Gontijo. Tatá é deficiente visual, seu texto diverte abordando atitudes capacitistas. Vicky é uma artista circense que sobrevive como “amante grávida”, performance criada para animar festas de casamento; uma comédia ácida sobre artistas, amantes e grávidas. Um freak-show da palhaça Vicky sobre os bastidores glamorosos do universo artístico. A apresentação conta com acessibilidade de audiodescrição para deficientes visuais.
Banho de sol
Teatro
23 a 25/08
Sexta e sábado 20h30 e domingo 19h
120 minutos
+14 anos
Grátis
Formado por um show de stand up no qual, ao longo de um ano, quatro professoras de teatro ocuparam um complexo penitenciário feminino, uma vez por semana, durante as duas horas do banho de sol. Esta obra é sobre este encontro. Um convite ao público a lançar um olhar para janelas que foram abertas através da arte, fazendo com que a realidade destas mulheres em privação de liberdade ecoe para além daqueles muros.
Ficha técnica:
Direção: Mariana Maioline e Talita Braga
Dramaturgia: Talita Braga
Textos: Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer, Mariana Maioline e Talita Braga
Atuação: Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer, Mariana Maioline e Talita Braga
Ponto de encontro com Fernando Pivotto (Banho de sol)
Debates / Rodas de Conversa
25/08 – Domingo 18h
60 minutos
Livre
Grátis
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.
Corpo Crustáceo
Dança
28/08 – Quarta 14h30
45 minutos
Livre
Local: Sala Multiuso
Grátis
Instalação performativa de dança contemporânea cujo mote poético se apoia em pesquisa de dança em sítios urbanos de demolição residencial e em espaços de preservação ambiental. Estudo sobre a imaginação das forças de um corpo em devir.
Ficha técnica:
Concepção: Coletivo Ruínas
Dançarina: Michele Carolina
Música: Jovem Palerosi
Jorge pra sempre Verão – Circuito Municipal de Cultura
Teatro
28/08 – Qua 21h
60 minutos
Livre
Grátis
Jorge para sempre Verão é um teatro de cura. Uma não biografia sobre uma não-relação entre Jorge Laffond, Vera Verão e uma prima de Jorge. Uma ficção desenvolvida sobre uma história verídica de homofobia. Certa vez, em uma entrevista, Laffond revelou que tinha consciência de ser gay desde os seis anos de idade, mas que por ser algo considerado muito feio naquela época, fez de tudo para que seus pais não descobrissem. Formou-se em teatro e ainda em dança afro e balé clássico, tendo dançado com Mercedes Batista. Com uma potente força interna e autônoma, apesar da sociedade opressora, Jorge foi um ícone da representatividade negra e LGBTQIAP+.
Ficha Técnica:
Atores: Gerson Alexandre Silva, Noemia Marinho, Aretha Silva e Erika Marinho
Verme
Teatro
29/08 a 15/09
Quinta a sábado 21h e domingo 19h
90 minutos
+16 ano
Grátis
Um relato auto ficcional documental escrito por Luiz Campos que traz como forma de denúncia sua experiência de 7 anos no militarismo, presenciando, sofrendo agressões e traumas. Verme é uma ferida em aberto, um desabafo, um grito que precisa ser dito e ecoado.
Ficha técnica:
Direção: Nathalia Nigro
Texto: Luiz Campos
Elenco: Felipe Lima, Eluane Fagundes, Giovanna Marcomini e Luiz Campos
Roxa
Dança / teatro
30/08 a 01/09
Sexta e sábado 20h e domingo 18h
80 minutos
+16 anos
Local: Sala Multiuso
Grátis
Andrew Tassinari, mais conhecido como Roxa Caótica, convida o público para conhecerem ROXA. Partindo de sua autobiografia, traz à tona questões elementares da sua história e do universo queer. Através de uma estética própria, provoca a olhar para a identidade de gênero não-binária, para a condição das pessoas que vivem com HIV e, a partir dessa experiência, convoca a todos para, em resistência ao ódio e a intolerância, celebrar corpos, identidades e vidas.
Ficha técnica:
Performance: Andrew Tassinari
Direção e dramaturgia: Cassiano Fraga
TEATRO PAULO EIRÓ
História da Afrika, o musical
Teatro adulto
02 a 04/08
Sexta 21h, sábado 16h e 21h e domingo 19h
75 minutos
+10 anos
Ingressos pagos: 30,00 inteira e 15,00 meia
Espetáculo musical que convida o público a embarcar em uma jornada através do tempo e do espaço para descobrir as ricas tradições e a história do continente africano. Uma experiência multimídia e inspiradora que ressoa com audiência de todas as idades, promovendo maior compreensão e apreciação da herança africana por meio do baobá, a árvore milenar.
Ficha Técnica:
Dramaturga: Isidro Sanene
Diretor: Charles Roberto Pereira Damásio
Elenco: Mercedes Maria Silva, Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode, José Moisés Cahango Zua, Sidónio Gomes da Silva, Thaís Pereira, Sileide da Silva, Paloma Reis, Deyse Cristina, Vladimiro Castro
Jorge pra sempre Verão – Circuito Municipal de Cultura
Teatro Infanto-juvenil
07/08 – Quarta 21h
60 minutos
+16 anos
Grátis
Jorge para sempre Verão é um teatro de cura. Uma não biografia sobre uma não-relação entre Jorge Laffond, Vera Verão e uma prima de Jorge. Uma ficção desenvolvida sobre uma história verídica de homofobia. Certa vez, em uma entrevista, Laffond revelou que tinha consciência de ser gay desde os seis anos de idade, mas que por ser algo considerado muito feio naquela época, fez de tudo para que seus pais não descobrissem. Formou-se em teatro e ainda em dança afro e balé clássico, tendo dançado com Mercedes Batista. Com uma potente força interna e autônoma, apesar da sociedade opressora, Jorge foi um ícone da representatividade negra e LGBTQIAP+.
Ficha Técnica:
Atores: Gerson Alexandre Silva, Noemia Marinho, Aretha Silva e Erika Marinho .
Movies in Concert
Música
09 a 11/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
90 minutos
Livre
Grátis
O Movies in Concert convida o público a uma viagem no tempo através da trilha sonora de grandes clássicos do cinema. Serão mais de 20 filmes com suas canções interpretadas pelas 60 vozes do Coral Vozearte, com regência do Maestro Rodrigo Hyppolito e acompanhados de uma orquestra completa, montada especialmente para este espetáculo.
Ficha Técnica:
Diretor Geral e Maestro: Rodrigo Hyppolito
Maestro Adjunto: Nicholas Carrer Guerrero
Coralistas – Sopranos: Cida Barbosa, Cecília Martins, Cintia Borba, Eleonora Bronzolli, Esmeralda Franco, Helena Cardoso, Jussara Dimes Costa, Letícia Brasileiro, Luanna Barbosa, Carolina Carrer, Mariana Amaral, Mariana Leite, Natalia Macedo, Shay Freitas, Taís Ortolan, Taisa Pini, Thais Conti e Thais Domingues.
Coralistas – Contraltos: Anahi Betoni, Andrea Andreoli, Beatriz Vicalvi, Cindy Lourenço, Deise Fujimoto, Felipe Vasconcelos, Flavia Castro, Gabriela Calhau, Gabriela Potacio, Isabela Costa, Joana Fernandes, Letícia Paraizo, Mayara Zurcc, Paloma Santos, Patrícia Zveibil e Tabata Martins.
Coralistas – Tenores: Ari Cegatto, Cadu Borrely, Dhominy Ferrancini, Gabriel Nopper, Gustavo Formiga, Igor Carvalho, Igor Reis, Joaquim Araújo, Marcio Novak, Pedro Paracat, Renan Pereira Russo, Rogério Alves e Will Fernandes.
Coralistas – Barítonos: Alê Costa, Alê Rosalem, Eduardo Frena, Everton Alecrim, Fabio Colombo, Guilherme Torres, Nalin Junior, Luis Doffa, Luiz Cuschnir, Marcos Fujimoto e Ronaldo Mariconi.
O São João dos Mamulengos
Teatro Infantil
10 e 11/08
Sábado e Domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis
Praça do teatro Paulo Eiró.
Através do Teatro de Mamulengos, a cia conta a história de Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com seu escolhido esposo que ela nem conhece. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, resgata-se as tradições das Festas Juninas para viver essa aventura.
Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Rodrigo Andrade
Elenco: Ana Paula Trevisan, Rossana Boccia, Zenaide Paludo e Cristiano Barcelar
Toni Garrido
Música
13/08 – Terça 19h30
60 minutos
Livre
Grátis
Toni Garrido está envolvido agora com o projeto Baile Free, que é um mix de música black com eletrônico. O novo show traz uma composição nova de Toni – VAI – onde ele apresenta a sua nova fase. Inicia uma série de lançamentos e novidades que ainda serão divulgadas pelo artista. O single faz parte do “Baile Free” um trabalho diferenciado de música black/eletrônica. No repertório dos shows da nova Turnê, além das canções inéditas, entram músicas da sua autoria e parcerias, como “Girassol”, “A sombra da Maldade”, Estrada” e “erê”; canções interpretadas por ele como “solteiro no Rio de Janeiro”, ” Palco”, “lilás” , “Saideira”, “Pescador de Ilusões”, entre outros sucessos.
Ficha Técnica:
Bateria: Elber Correa Santiago
Guitarra: André Luiz Bragança do Valle
Baixo: Fábio Antonio Ferreira
Teclado: Roberto Lopes Crespo
Baterista: Ronaldo Oliveira da Silva
Voz: Antonio Bento da Silva Filho
EDUKA
Música
16 a 18/08
Quinta 20h30, sexta 10h30 e 14h30, sábado 16h e 21h e domingo 16h e 19h
60 minutos
Livre
Grátis
A Banda Mirim apresenta EDUKA, um mergulho sonoro e poético pelo universo da educação. Fruto de três anos de pesquisa, o espetáculo é para todas as idades e gira em torno do aprendizado, das relações, da vida e da vontade transformadora de agir, através de uma grande metáfora escolar atravessada pela música ao vivo.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes
Por entre espaços
Dança
23 a 25/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
60 minutos
+14 anos
Grátis
A performance é o resultado da dramaturgia experimentada durante as vivências cênicas e pesquisas corporais propostas pelo Núcleo Marcos Sobrinho no projeto Dramaturgias Paralelas. A estrutura básica da performance teve a improvisação como ponto de partida para coletar-se novos vocabulários corporais e discutir a questão do exílio e seus vários desdobramentos. Busca trazer rastros do que pode ser o exílio para cada um a partir da sua própria experiência de vida e da relação que tem com seu fazer artístico.
Ficha Técnica:
Concepção e Dramaturgia: Marcos Sobrinho
Intérpretes – Criadores: Marcos Sobrinho, Luciana Hoppe, Jussara Miller e Simone Mello
Um dia, um Rio
Dança
24 e 25/08
Sábado e domingo 16h
50 minutos
Livre
Grátis
Um dia, um Rio é um espetáculo cênico musical que narra a vida de um rio, desde o seu nascimento como um riacho à exuberância de suas águas que desenham lindas paisagens. Ao longo de seu percurso, o rio encontra um grande desafio para preservar suas águas, as formas de vida que ele abriga e as que surgem ao seu redor.
Ficha Técnica:
Direção: Fabiano Lodi
Dramaturgia: Bruno Gavranic e Grupo 59 de Teatro
Elenco: Carol Faria, Fernando Vicente, Gabriel Bodstein, Nathália Ernesto e Jane Fernandes
Elenco alternante: Felipe Gomes Moreira, Gabriela Cerqueira e Thomas Huszar
Orquestra – OFISA
Música
25/08 – Domingo 11h
60 minutos
Livre
Grátis
Sob a regência da maestra Silvia Luisa, a Ofisa apresenta um repertório eclético, popular e clássico, sempre com novidades. O concerto é um sucesso de público nas manhãs de domingo.
Voz festival – Arte e Diálogo – 3° Edição
Debates / Rodas de Conversa
30/08 a 01/09
Sexta, sábado e domingo 19h
180 minutos
Livre
Grátis
Voz Festival – Arte e Diálogo 3° Edição realizará três dias com uma programação artística com shows, intervenções de poesias, coral e dança, combinados com diálogos reflexivos que visam contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática baseada na igualdade, tolerância e inclusão.
Criamos espaços para receber artistas autorais independentes com o objetivo de ampliar essas vozes para que ocupem cada vez mais espaços, onde suas perspectivas sejam ouvidas e respeitadas. Nesta edição, as vozes protagonistas são: Mulheres 50+; PCD`s e Indígenas. O evento terá acessibilidade em libras e audiodescrição. Toda a programação será gratuita e aberta para quem quiser fazer contribuição voluntária, todo valor arrecadado será doado para 03 (três) associações em regiões de vulnerabilidade na cidade de São Paulo que oferecem apoio e acolhimento aos grupos desta edição.
Dia 30/08 – “Mulher 50+ mais Criatividade e menos Etarismo”
Patida Mauad – Apresentadora do evento
Paula Valéria Andrade – Poetisa
Adriana Coelho Silva – Mediadora
Ceumar e Dra Ana Cristina Napolitano – Palestrantes/Integrantes de mesa
Ceumar – Cantora
Dia 31/08 – “PCD – No Foco Central”
Gustavo Parreira – Apresentador do evento
Mona Rikumbi – Poetisa
Júlia Piccolomini – Mediadora
Priscila Siqueira e Cris Simões – Palestrantes/Integrantes de mesa
Quixote – Multi-instrumentista
Dia 01/09 – “Brasil é terra Indígena – Fortalecimento e Protagonismo”
Jovina Renhga – Apresentadora
Coral Indígena Opy Mirim – Intervenção Artística
Karai Verá Mirim (Márcio) cacique da aldeia Tekoa Yvy Porã – Mediador
Olívio Jekupé e Araju Apolinário / Ara Poty – Palestrantes/Integrantes de mesa
Katú Mirim – Rapper e cantora
TEATRO ALFREDO MESQUITA
Por entre Espaços
Dança
02 a 04/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
40 minutos
+14 anos
Gratuito
A performance é o resultado da dramaturgia experimentada durante as vivências cênicas e pesquisas corporais propostas pelo Núcleo Marcos Sobrinho no projeto Dramaturgias Paralelas. A estrutura básica da performance teve a improvisação como ponto de partida para coletarmos novos vocabulários corporais e discutir a questão do exílio e seus vários desdobramentos “Por entre espaços” busca trazer rastros do que pode ser o exílio para cada um a partir da sua própria experiência de vida e da relação que tem com seu fazer artístico. Nesse momento, onde a migração forçada e as “guerras” virtuais ou não atravessam fronteiras e culturas, o tema do exílio ganha ainda mais relevância para nós.
Ficha técnica:
Concepção e Dramaturgia: Marcos Sobrinho
Intérpretes – Criadores: Marcos Sobrinho, Luciana Hoppe, Jussara Miller e Simone Mello
Rosa Pequena, Vida de Circo
Circo
03 e 04/08
Sábado e domingo 16h
45 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo sem palavras voltado para o público infantil que usa das técnicas de manipulação de bonecos, circo e teatro de sombras para contar as aventuras da Rosa, uma menina que viaja com o circo e mora num trailer com sua amiga, uma galinha chamada Judith. Rosa é uma boneca de tamanho real que sonha em voar.
Ficha técnica:
Direção geral: Bruno Rudolf
Interpretação: Erica Stoppel, Luara Bolandini, Geisa Helena e Adriana Telg
Mãe Baiana – Circuito Municipal de Cultura
Teatro
05/08
Quarta 21h
60 minutos
+12 anos
Grátis
O espetáculo “Mãe Baiana”, o segundo da trilogia “Matriarcas – da obra de Helena Theodoro”, trata da relação de avó e neta que têm de lidar com o luto. A perda faz com que essas mulheres tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidas, mergulhem em suas lembranças, descobertas, afetos e traz à tona suas divergências e atravessamentos. A peça tem como pano de fundo a ancestralidade e trata da morte segundo a tradição nagô, onde as memórias afetivas são o fortalecimento necessário para que elas sejam continuidade. Em “Mãe Baiana”, passado e presente se misturam aos altos e baixos de uma convivência desgastada pelo conflito geracional, mas estruturada no amor e no desejo de reconstruírem o vínculo que tinham. É o encontro do ontem e do amanhã com um olhar sem preconceitos. Acompanha a reconexão que vão deixando pelo caminho suas dores e fortalecendo seus laços em uma relação que transcende a ideia do fim.
ENXAME
Circo
07/08
Quarta 20h30
50 minutos
Livre
Grátis
Em ENXAME, quatro indivíduos à espera de que algo aconteça são levados a subverterem a ordem das coisas, em um fluxo de acontecimentos nada rotineiros. Utilizando alegoricamente o modo de vida das abelhas e a figura do apicultor, este trabalho busca tocar, com humor e criatividade, em temas sensíveis ao homem contemporâneo, como a questão da individualidade versus coletividade e do desenvolvimento in/sustentável. De modo lúdico e surreal, esses temas são explorados em números e cenas que mesclam técnicas circenses tradicionais (como Dandys Acrobático, Corda Lisa, Malabarismo, Palhaçaria, e Paradas-de-mão) a elementos do teatro, da dança e projeção de vídeo.
Ficha técnica:
Criação coletiva: Circo Enxame – Giulia Tateishi, Jan Leca, Pedro Vinicios
Renato Mescoki, Veronica Piccini e Vinícios Debs.
Elenco: Giulia Tateishi, Pedro Vinicios, Veronica Piccini, Vinícios Debs.
Histórias de Alexandre
Teatro
09 a 11/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
60 minutos
Grátis
Livre
Em uma pequena sala os amigos se reúnem para ouvir as aventuras e façanhas realizadas por Alexandre, sempre contadas com exagero e entusiasmo, e com o acompanhamento de sua mulher, Cesária, que nunca deixa o marido perder o fio da meada. São essas histórias que o Grupo 59 de Teatro “conta cantando” e “canta contando” para crianças de todas as idades e as convida para a deliciosa aventura de imaginar o possível e o impossível nas letras de Graciliano Ramos.
Ficha técnica:
Direção geral: Cristiane Paoli Quito
Dramaturgia: Cristiane Paoli Quito e Grupo 59 de Teatro
Elenco: Carol Faria, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Nathália Ernesto, Nilcéia Vicente, Ricardo Fialho e Thomas Huszar.
Elenco alternante: Victor Mota e Alex Huszar
Um Dia, um Rio
Teatro
10 a 11/08
Sábado e domingo 16h
50 minutos
Grátis
Um dia, um rio é um espetáculo cênico musical que narra a vida de um rio, desde o seu nascimento como um riacho à exuberância de suas águas que desenham lindas paisagens. Ao longo de seu percurso, o rio encontra um grande desafio para preservar suas águas, as formas de vida que ele abriga e as que surgem ao seu redor.
Ficha técnica:
Direção: Fabiano Lodi
Dramaturgia: Bruno Gavranic e Grupo 59 de Teatro
Elenco: Carol Faria, Fernando Vicente, Gabriel Bodstein, Nathália Ernesto e Jane Fernandes
Elenco alternante: Felipe Gomes Moreira, Gabriela Cerqueira e Thomas Huszar
Trapézio de Voos
Circo
10 a 31/08 / Sábados e Domingos 17h
16 a 30/08 / Sextas às 14h30
60 minutos
Livre
Grátis
Entrelaçado de lirismo e muitas cores, o espetáculo é realizado no trapézio de voos
em uma altura de 14 metros, que permite a visibilidade de todo público. Além dos
trapezistas que executam com máxima excelência suas acrobacias aéreas, há ainda
outros números que compõem o espetáculo como a comicidade e números aéreos.
Ficha técnica:
Elenco: Guemera, Danda Mono, Nara Sales e Willams Aris.
Direção: Willams Aris.
Jorge pra sempre Verão – Circuito Municipal de Cultura
Teatro
14/08
Quarta 21h
60 minutos
+16 anos
Grátis
Jorge para sempre Verão é um teatro de cura. Uma não biografia sobre uma não-relação entre Jorge Laffond, Vera Verão e uma prima de Jorge. Uma ficção desenvolvida sobre uma história verídica de homofobia. Certa vez, em uma entrevista, Laffond revelou que tinha consciência de ser gay desde os seis anos de idade, mas que por ser algo considerado muito feio naquela época, fez de tudo para que seus pais não descobrissem. Formou-se em teatro e ainda em dança afro e balé clássico, tendo dançado com Mercedes Batista. Com uma potente força interna e autônoma, apesar da sociedade opressora, Jorge foi um ícone da representatividade negra e LGBTQIAP+.
Ficha Técnica:
Atores: Gerson Alexandre Silva, Noemia Marinho, Aretha Silva e Erika Marinho
São Paulo Instrumental
Música
15/08
Quinta 21h
60 minutos
Livre
Grátis
Sob direção de Guilherme Peluci, a Ad Hoc Orquestra apresenta o álbum São Paulo Instrumental, em uma formação inédita com artistas que exploram a diversidade da música instrumental de São Paulo. Criando músicas em tempo real, este show destaca a rica cultura brasileira e as inovações da música contemporânea. A orquestra é formada por Benjamin Taubkin, Bruno Duarte, Vanessa Ferreira,DJ RTA, Luiz Rocha, Barulho Max, Desireé Marantes, Sue, Pedro Michelucci, Gylez, Felipe José.
Ficha técnica:
Maestro: Guilherme Peluci
Clarone e Clarinete: Luiz Rocha
Violoncelo: Felipe José
Guitarra e programações: Sue
Contrabaixo acústico: Vanessa Ferreira
Piano: Benjamim Taubkin
DJ: RTA
Viola: Gylez
Percussão: Barulho Max
Violino: Desirée Marantes
Percussão: Bruno Duarte
Bateria: Pedro Michelucci
Edinho Santos – Jornada do Patrimônio
Intervenção e Vivência Artístico Cultural
16 a 18/08
Sexta e sábado 20h e domingo 18h
60 minutos
Livre
Grátis
Neste encontro o poeta Edinho Santos, que tem uma trajetória voltada para a poesia, slam e performance, busca promover um combate ao capacitismo e procura desenvolver um olhar empático e sensível em relação à surdez. Entre poesias, conversas e reflexões serão propostas, com a perspectiva da construção de um ambiente de aprendizado e partilha.
Ficha técnica:
Performers: Edvaldo Santos e Victória Oliveira
Samba da Pauliceia e sua Gente – Jornada do Patrimônio
Teatro
16 a 18/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
60 minutos
+12 anos
Grátis
Os moradores da Vila Primavera, uma comunidade fictícia do samba paulistano, estão prestes a serem despejados para darem lugar ao “progresso da cidade”. Durante os momentos finais, eles resolvem fazer uma despedida regada a muito samba. Para isso, buscam Madrinha, a líder comunitária e mais antiga moradora da Vila Primavera, e, a partir das memórias dela, fazem um percurso pela história do samba de São Paulo e das transformações urbanas na cidade, reflexo de diversos despejos impostos ao povo.
Na Roda com o Maestro
Música
21/08
Quarta 20h
60 minutos
Livre
Grátis
O projeto “Na Roda com o Maestro – Homenagem Heitor Villa Lobos” envolve uma série de concertos gratuitos da Orquestra Camerata Bachiana, sob regência do maestro João Carlos Martins. No programa estão incluídas as principais composições de Villa Lobos. Na apresentação, o Maestro comenta sobre a vida do compositor e destaca a sua importância para a música clássica, além de contar sua própria trajetória como músico, bem como sua história de superação. Além dos concertos, o projeto também contempla dois livros infantis: “Na Roda com o Maestro”, que apresenta ao leitor o universo da música erudita a partir de uma divertida aventura do maestro João Carlos Martins com uma turma de crianças, e “Na Roda com o Maestro – Homenagem Heitor Villa Lobos”, que conta de forma simples e clara a biografia de Heitor Villa Lobos.
Ficha técnica:
Maestro/Piano: João Carlos Martins
Violinos: Renato Marins Yokota
Viola: Danielle Andrade
Violoncelo: Diego Mesquita
Oboé: Wainer Carvalho
Clarinete: Leirson Corrêa Maciel
Fagote: Eliseu Silva Nascimento
Flauta: Ana Maria Gaigalas
Percussão: Daniel Dias de Lima
Tenor/Soprano:Karen Stephanie Oliveira
Roxa
Dança / Teatro
23 a 25/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
80 minutos
Grátis
+16 anos
Andrew Tassinari, mais conhecido como Roxa Caótica, convida o público para conhecerem ROXA. Partindo de sua autobiografia, traz à tona questões elementares da sua história e do universo queer. Através de uma estética própria, provoca a olhar para a identidade de gênero não-binária, para a condição das pessoas que vivem com HIV e, a partir dessa experiência, convoca a todos para, em resistência ao ódio e a intolerância, celebrar corpos, identidades e vidas.
Ficha técnica:
Performance: Andrew Tassinari
Direção e dramaturgia: Cassiano Fraga
Ficha técnica:
Performance: Andrew Tassinari
Direção e dramaturgia: Cassiano Fraga
Memorável: histórias notáveis
Circo
24, 25 e 27/08
Sábado e domingo 16h e terça 14h30
60 minutos
Livre
Grátis
Memorável é tudo aquilo que merece ser conservado na lembrança. Por meio da
palhaçaria e da ludicidade, o espetáculo conta, canta e retrata as ações dos Palhaços Sem Fronteiras e suas aventuras vividas em áreas de risco e de instabilidade. A peça é um convite a crianças, jovens e adultos para que conheçam os Palhaços Sem e revivam momentos mágicos. São relatos que transformaram e construíram a trajetória dessa “inacreditável” Organização, assim como de todos que passaram por ela. Afinal, o que fazem os Palhaços Sem Fronteiras?
Ficha técnica:
Direção: Cristiane Paoli Quito
Dramaturgia: Ana Pessoa
Elenco: Aline Moreno, Arthur Toyoshima, Renato Ribeiro e Tetê Purezempla
Intérprete de Libras: Everton Tibúrcio
Estupendo Circo di SóLádies
Circo
29 e 31/08 e 01/09
Quinta 14h30 e sábado e domingo 16h
Livre
Grátis
Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de “Estupendo Circo di SóLadies”, levando o universo feminista em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos.
Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Kelly Lima, Theo Oliveira e Veronica Mello
Elenco: Theo Oliveira, Mariana Procópio e Verônica Mello
A Culpa Deve Ser do Sol
Música
30/08 a 01/09
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Ingressos pagos: 30,00 inteira e 15,00 meia
80 minutos
+12 anos
Manifesto com canções que versam sobre injustiças sociais e que celebra a pluralidade brasileira. O Brasil do imigrante, do indígena, do negro, da mulher, do povo negligenciado e desrespeitado. O Coro da Vila apresenta canções que abordam questões atuais como racismo, homofobia, intolerância religiosa e a solidão do homem moderno. Além disso, celebra a pluralidade brasileira.
TEATRO CACILDA BECKER
PETRA
01 a 04/08
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
Apresentação extra: 07/08, quarta 21h
90 minutos
Ingressos pagos: 20,00 inteira e 10,00 meia
Petra von Kant é uma estilista bem sucedida e famosa, uma mulher avançada para o seu tempo. Recém separada do marido, vive com Marlene, sua fiel escudeira e assistente para todos os assuntos. Sua amiga, Sidonie, lhe apresenta a jovem Karin, por quem Petra se apaixona perdidamente. As duas vivem um romance intenso que conduz Petra novamente à travessia trágica da ilusão do amor perfeito à sua desilusão.
Ficha técnica:
Texto: Rainer Werner Fassbinder
Direção: Bete Coelho e Gabriel Fernandes
Elenco: Bete Coelho, Luiza, Curvo, Lindsay Castro Lima, Clarissa Kiste, Renata Melo e
Miranda Frias
Ser José Leonilson
Teatro
09 a 25/08
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Apresentações extras: 14 e 15/08, quarta e quinta 21h; e 22/08, quinta 21h
95 minutos
+16 anos
Grátis
Laerte Késsimos comemora 20 anos de carreira com solo dirigido por Aura Cunha, com dramaturgia de Leonardo Moreira. O espetáculo “Ser José Leonilson” é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) morto pela pandemia de AIDS, e a biografia do ator Laerte Késsimos. Um bordado/diário em que frente e verso são compartilhados publicamente – suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós, um tecido que é alinhavado diante do público une as inquietações dos dois artistas: a feitura artística como um autorretrato, a casa de infância como um ambiente de domesticação, a busca pela identidade, a sexualidade como campo de batalha, as pontes amorosas como uma travessia e a doença como uma reconciliação com nossa finitude.
Ficha técnica:
Atuação: Laerte Késsimos
Direção: Aura Cunha
Dramaturgia: Leonardo Moreira
Rosa Pequena, Vida de Circo
Circo infantil
10 e 11/08/2024
Sábado e domingo 16h
45 minutos
Livre
Grátis
“Rosa Pequena, Vida de Circo” é um espetáculo sem palavras voltado para o público infantil que usa das técnicas de manipulação de bonecos, circo e teatro de sombras para contar as aventuras da Rosa, uma menina que viaja com o circo e mora num trailer com sua amiga, uma galinha chamada Judith. Rosa é uma boneca de tamanho real que sonha em voar.
Ficha técnica:
Direção geral: Bruno Rudolf
Interpretação: Erica Stoppel, Luara Bolandini, Geisa Helena e Adriana Telg
Série de Concertos Temáticos
Música
11/08
Domingo 11h
90 minutos
Livre
Grátis
A Orquestra Filarmônica Sinos Azuis apresenta um concerto em formato
reduzido com o formato de camerata, contendo muita bravura e uma agradabilíssima sonoridade. O público pode esperar grandes surpresas do corajoso repertório que será apresentado.
Ficha técnica:
Músicos: Letícia Venâncio, Andre dos Santos, Samuel Magalhães, Lucas Dantas, Adriana Rebouças, Luciano Nestares Marques, Lucas Fraga, Daniel Magano, Renan Lemos, Tiago Cruvinel, Thiago Costa, Samella Lepore, Eloísa Pico, Marina Kahowec, Renata Cavalheiro, Viviane, Antonio de Oliveira, Jakub Gejer, Stephanie Romano, Leonardo Molan Bispo, Karla Dias, Anderson Vitorino, Thiago Sanches, André Abachioni, Silvana Razzante, Léia Rodrigues, Vívian Navarro e Renan Maia.
Ponto de Encontro com Amilton Azevedo
Debate
16/08
Domingo 18h
60 minutos
Livre
Grátis
O programa Ponto de Encontro é um convite ao público dos teatros da cidade para estender o acontecimento teatral. Conduzido pelos críticos teatrais Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto, o Ponto de Encontro é a proposição de um encontro contínuo entre espectador, obra e mediação. Ele começa antes da apresentação selecionada, com uma conversa prévia sobre o espetáculo, mas também sobre nós, nossas expectativas, nossos anseios. Então, assistimos ao trabalho e, ao final, conversamos sobre o que vimos, conhecendo o palco, o espaço do teatro, e retornando ao Ponto de Encontro inicial. A ação ainda transborda para um grupo de WhatsApp, onde Amilton e Fernando organizam materiais para manter a discussão e a reflexão viva.
Ficha técnica:
Amilton Monteiro de Oliveira Filho
Desfábulas – Cantadas
Teatro infanto-juvenil
17/08 a 08/09
Sábado e domingo 16h
Apresentação extra: 27/08, terça 10h30 e às 14h30
50 minutos
Livre
Grátis
Desfábulas – Cantadas redescobre as fábulas que todos conhecem com uma abordagem vibrante, repleta de bonecos artesanais e personagens folclóricos como Curupira, Caipora e Yara. As músicas ao vivo, dinâmicas e cativantes, complementam esse espetáculo criado pela Cia. Articularte, especialista em animação de bonecos, proporcionando uma combinação surpreendente de diversão e reflexão para o público infantil e familiares.
Ficha técnica:
Texto e Direção: Dario Uzam
Elenco: Camila Khodr, Flávio Borzi, Ricardo Mancini, Surley Valerio.
Jorge pra Sempre Verão – Circuito Municipal de Cultura
Teatro
21/08
Quarta 21h
60 minutos
+16 anos
Grátis
JORGE pra sempre VERÃO é um Teatro de Cura. Uma não biografia sobre uma não-relação entre Jorge Laffond, Vera Verão e uma prima de Jorge. Uma ficção desenvolvida sobre uma história verídica de homofobia.
Ficha técnica:
Atores: Gerson Alexandre do Nascimento Pereira Silva, Noemia Oliveira Marinho, Aretha Rosa da Silva e Erika Oliveira Marinho.
Senhora X, Senhorita Y
Teatro
29/08 a 08/09
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
60 minutos
+14 anos
Grátis
Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?
Ficha técnica:
Direção Geral e Dramaturgia: Silvana Garcia
Elenco: Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto