Alunos do ABC estudam os rios das cidades e criam atlas digital

Realizado pelo Portal Educacional, o projeto envolveu 524 turmas, de 95 escolas, de 18 estados, mais o Distrito Federal. Resultado é um atlas criado sob o ponto de vista dos alunos.

  • Data: 01/08/2013 10:08
  • Alterado: 01/08/2013 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Rosa Arrais
Alunos do ABC estudam os rios das cidades e criam atlas digital

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Em São Bernardo do Campo / SP, alunos do 5º ano do Colégio Metodista entrevistaram moradores próximos à região do Ribeirão dos Meninos e criaram cartazes com perspectivas para o futuro do local. Crianças do Colégio Moriah, de Santo André, foram conhecer de perto os problemas de um trecho do Rio Tamanduateí. Essas são apenas duas, de 524 turmas da educação infantil ao ensino médio, de 95 escolas de norte ao sul do Brasil que passaram os últimos três meses estudando, pesquisando, refletindo e debatendo sobre um trecho de água de sua cidade e a questão da preservação de rios e córregos. O resultado é um atlas digital criado pelos próprios alunos e compartilhado com outras turmas de escolas de todo o País, usuárias do Portal Educacional, um dos portais de educação da Positivo Informática.

“2013 foi escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Aproveitamos esse alerta sobre a escassez dos recursos hídricos para criar o projeto ‘Nossa Cidade Nossos Rios’ e mobilizar nossas crianças e jovens para os problemas que estão bem próximos deles”, explica Patricia Barbosa, coordenadora pedagógica da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

O projeto começou em março com um desafio simples: Qual o curso d'agua que passa perto de sua escola? Qual é o rio de sua cidade que gostaria de apresentar? A partir daí, cada turma foi pesquisar o rio ou o trecho de água da respectiva cidade ou região, considerando três etapas – passado, presente e as perspectivas para o futuro. Na primeira etapa (passado), os estudantes investigaram a história do curso de água escolhido e, a partir do levantamento histórico, desenvolveram conteúdos com textos, fotos, entrevistas com antigos moradores das margens, etc. Na etapa presente, foram a campo e visitaram os locais escolhidos para a atividade. E a seguir (etapa futuro) apresentaram suas perspectivas para os rios de suas regiões, fizeram cartazes, campanhas, reportagens, entrevistas, maquetes, enfim, manifestaram de alguma forma a consciência ambiental.

O resultado é um acervo riquíssimo sobre o passado e a situação atual de cerca de 96 igarapés, córregos e rios, de 40 cidades brasileiras, criado pelos próprios alunos e concentrado no Portal Educacional para que possa ser acessado por milhares de colegas. “Conseguimos mapear e organizar informações didáticas sobre os principais rios do País, além de estimular o debate sobre a preservação da natureza”, comemora Andrea Maia, gerente de produto da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

O Portal Educacional é um ambiente virtual de aprendizagem com conteúdos educacionais, projetos colaborativos, avaliações on-line, oficinas, simuladores, etc., para alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas privadas.

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  • Data: 01/08/2013 10:08
  • Alterado:01/08/2013 10:08
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