Sesc São Caetano apresenta Júlia, no Festival Palco Giratório

Durante o mês de agosto, a Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior recebem companhias de teatro e dança de 12 estados do Brasil

  • Data: 29/07/2013 15:07
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
Sesc São Caetano apresenta Júlia, no Festival Palco Giratório

Crédito:

Você está em:


De 1º a 29 de agosto acontece o Festival Palco Giratório que apresenta espetáculos de teatro de rua, teatro infantil e adulto, intervenção artística e dança em doze unidades do Sesc, sendo seis na Capital mais Osasco, Santo André, São Caetano do Sul, Campinas, Sorocaba e Santos.

Projeto do Sesc, o Circuito Palco Giratório percorre os estados do Brasil durante todo o ano a fim de promover a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas, democratizar o acesso à produção artística, promover a descentralização e o intercâmbio teatral por meio de atividades como espetáculos, manifestações culturais, oficinas, debates e palestras. O projeto é o único circuito de artes cênicas de grande porte que viaja por todo o país.

O Festival Palco Giratório é uma das modalidades que faz parte da 16ª edição do Circuito Palco Giratório. Este ano, o Festival circula com companhias de teatro e dança de 12 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Goiás, Paraná, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Sul. 

Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, “o objetivo do Festival Palco Giratório é o de apresentar uma programação que possa envolver e inserir os cidadãos na dinâmica mais ampla da vida cultural do país”. Miranda complementa afirmando que “o projeto é parte de um processo permanente de educação não-formal, por meio das artes cênicas, que o Sesc realiza em todos os estados e que visa a despertar a importância da cultura no cotidiano da comunidade e principalmente o seu intercâmbio.”

A modalidade apresenta duas novidades nesta edição: a programação Intervenção Urbana, com a performance Pingos e Pigmentos, da companhia “Coletivo Construções Compartilhadas” e o Circuito Especial, em que um grande mestre das artes cênicas é homenageado e participa da programação com seus espetáculos. O escolhido desta vez é o diretor e dramaturgo Ilo Krugli, do Teatro Vento Forte (SP) – grupo quadragenário e com destacada importância no âmbito do teatro infantil.

A 16ª edição também chama atenção por contar com três monólogos, entre eles o ganhador do prêmio Shell de melhor ator em 2011, “O Filho Eterno” (RJ).

HISTÓRICO PALCO GIRATÓRIO
O Circuito Palco Giratório, projeto já consolidado no cenário cultural brasileiro, leva 732 apresentações artísticas percorrendo todos os estados brasileiros e, assim, contribuindo para uma política de descentralizado e difusão das produções cênicas no país.
Ao longo de seus 16 anos de existência, o Palco Giratório tem proporcionado uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 3 milhões de pessoas.
Ao todo, já foram 6.175 apresentações com espetáculos de teatro de rua, circo, dança entre outras atividades artísticas – em instalações do Sesc de várias cidades e capitais, praças e outros espaços urbanos.
ENTRE AS ATIVIDADES PARALELAS DO PALCO GIRATÓRIO CONSTAM:
FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO: Durante a programação de agosto serão apresentados todos os 18 espetáculos programados para o circuito. O Festival acontece nas cidades de Fortaleza, Recife, Cuiabá, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Velho e Curitiba;

ALDEIAS: As aldeias são mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais em geral. É uma ação formativa a partir de técnicas e processos criativos, aberta ao público interessado, que acontecerão antes, durante e após a passagem do circuito em certas cidades (ao todo 42 aldeias). As aldeias são uma oportunidade para se promover e incentivar as manifestações artísticas e promover intercâmbios entre artistas e as culturas locais;

OFICINAS: serão ministradas pelos grupos participantes e estarão abertas ao público interessado;

INTERCÂMBIOS: são encontros de um grupo local (por onde o Palco Giratório passará) com um grupo integrante do circuito visando a troca de ideias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos, e para um assistir aos espetáculos do outro;

PENSAMENTO GIRATÓRIO: um bate-papo em que a principal ideia do grupo a respeito de produção e linguagem teatral/artística é proposta para o público, não só dos grupos locais, mas para toda a comunidade.

DIAS 13 E 14 – SESC SÃO CAETANO
Júlia
Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (SC)
Teatro de Rua
Júlia, um mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”.

GRUPO DE TEATRO CIRQUINHO DO REVIRADO
O grupo nasceu em 1997, quando o casal Yonara Marques e Reveraldo Joaquim, mandaram confeccionar uma pequena lona de circo, um cirquinho, para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre de cerimônias chamava-se Revirado. Em 2001, acontece a montagem das peças Amor por anexins e O Sonho de Natanael. Ambas tiveram repercussão nacional, o que gerou mais responsabilidade e, inevitavelmente, uma evolução na qualidade dos trabalhos da companhia. Hoje o grupo mantém seis peças em seu repertório e, desde a sua origem, vive exclusivamente do teatro.

Roteiro e dramaturgia: Fabiano Peruchi, Pépe Sedrez, Reveraldo Joaquim e Yonara Marques. Direção: Pépe Sedrez. Com: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques. 

SERVIÇO:
Júlia
Dia 13 de agosto de 2013, terça, 12h
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: Gratuito
Local: Praça 22 de Novembro – Centro – Mauá/SP
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Duração: 55 minutos

Dia14 de agosto de 2013, terça, 12h
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: Gratuito
Local: Praça Castelo Branco – Centro – Diadema/SP
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Duração: 55 minutos

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 29/07/2013 03:07
  • Alterado:22/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados