Diadema realiza atividade para diagnosticar HIV e sífilis

Na próxima semana, testes rápidos serão disponibilizados para moradores da região Norte

  • Data: 26/07/2013 17:07
  • Alterado: 26/07/2013 17:07
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema realiza atividade para diagnosticar HIV e sífilis

Crédito:

Você está em:

Na próxima segunda-feira (29/07), a Secretaria de Saúde promoverá atividade de diagnóstico rápido de HIV e sífilis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nações, localizada no bairro com mesmo nome. A ação é uma parceria entre o Centro de Referência em DST/Aids e Hepatites (CR DST) e UBS local.

Das 9h às 13h, os moradores terão à disposição testes rápidos para diagnosticar as duas doenças. A orientação é que o (a) morador (a), caso tenha o cartão SUS, apresente na hora do exame. Não é preciso realizar nenhum preparo anteriormente.

REALIZAÇÃO DO TESTE
Antes da realização, o morador receberá informações sobre formas de prevenção e transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de orientações sobre a preparação e o tempo de realização do teste, cerca de 40 minutos entre preenchimento de ficha e entrega do resultado.

Durante o teste, será colhida uma pequena amostra de sangue. A entrega do resultado é feita por um profissional que orienta o paciente de acordo com o diagnóstico. Caso o resultado seja positivo para HIV, a pessoa é encaminhada ao CR DST/Aids para início imediato do tratamento. Quando o teste dá positivo para sífilis, o morador é orientado a realizar outro exame para confirmar o resultado e começar o tratamento.

AÇÕES NAS UBSS
Desde o início do ano, as UBS ABC, Canhema e Paineiras receberam a ação e realizaram mais de 120 testes rápidos. O objetivo é ampliar a ação nas demais unidades.

DISPONIBILIDADE
Quem deseja realizar o teste em outro dia e horário, pode procurar o CR DST da cidade. Lá, ainda podem ser realizados exames para hepatites tipo B e C e são disponibilizadas orientações para DSTs.

Qualquer pessoa pode fazer o teste e a entrega do resultado é sigilosa. Menores de 18 anos também podem fazer o exame a partir dos 13 anos de idade sem a necessidade de acompanhamento de um responsável.

Serviço:
UBS Nações
Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.

Centro de Referência em DST/Aids e Hepatites
Rua Oriente Monti, 28 – Centro.
Tel.: (11) 4053 5310.

Compartilhar:

  • Data: 26/07/2013 05:07
  • Alterado:26/07/2013 17:07
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados