Prefeitos do Grande ABC entregam demandas de segurança da região ao Estado

Dentre as prioridades estão a contratação de novos policiais militares e civis e também a implantação de portais eletrônicos

  • Data: 18/07/2013 17:07
  • Alterado: 18/07/2013 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS/PMSBC
Prefeitos do Grande ABC entregam demandas de segurança da região ao Estado

Crédito:

Você está em:

O prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho, se reuniu na manhã desta quinta-feira (18) com os prefeitos da região e com o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. O encontro foi pautado por uma série de reivindicações que os prefeitos entregaram ao governo estadual.

“A reunião foi muito produtiva. O secretário trouxe um planejamento de ações para trabalharmos conjuntamente e nós prefeitos vimos com muito bons olhos”, disse o prefeito Luiz Marinho.

Uma das principais novidades foi o anúncio de que as Polícias Militar e Civil devem receber novos homens na região nos próximos meses. “Temos déficit de 460 policiais militares em toda a região e outras 200 vagas na Polícia Civil. O concurso da PM já está em andamento, enquanto mais de dois mil policiais civis serão contratados”, destacou Grella.

Outro projeto na área da segurança pública no ABC são os portais eletrônicos nas divisas dos sete municípios da região. “Estamos terminando o projeto. Serão 60 equipamentos eletrônicos espalhados pelas sete cidades capazes de identificar as placas de veículos”, disse Benedito Mariano, secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio.

Mariano ainda destacou que esses portais seriam instalados em locais estratégicos nas sete cidades, como avenidas Piraporinha e Pereira Barreto, além de rodovias como Anchieta, Rodoanel, Índio Tibiriçá e Imigrantes. Segundo o secretário, Indaiatuba já instalou seus portais eletrônicos e apenas no primeiro ano houve diminuição de 45% no roubo e furto de veículos na cidade do interior.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, ainda afirmou que Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra podem solicitar a implantação do Infocrim (base de dados sobre a violência do governo paulista). As três cidades são as únicas do Grande ABC que ainda não possuem o sistema. “Os municípios exercem um papel importantíssimo em matéria de prevenção na segurança pública. Foi possível analisarmos uma pauta de reivindicações e estabelecermos ações para implantá-las a médio e longo prazo”, disse.

SÃO CAETANO REFORÇA PEDIDO POR SEGURANÇA AO ESTADO
Paulo Pinheiro reforçou os pedidos pela construção de uma Delegacia da Mulher na cidade e de reforço do patrulhamento da Polícia Militar na Avenida Almirante Delamare, em São Paulo.

Os pleitos de Paulo Pinheiro foram direcionados a Fernando Grella em março, em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado. De lá para cá, o governo paulista acionou a Polícia Militar, que como medida paliativa, passou a realizar blitze periódicas na Delamare. É elaborado também projeto para a instalação de uma base fixa da PM entre os números 0 e 500 da avenida, trecho mais propício a assaltos.

Já a construção da Delegacia da Mulher está condicionada à finalização de concurso público para o aumento do efetivo da Polícia Civil. A Prefeitura tem áreas disponíveis para erguer o equipamento.

“Aproveitamos a oportunidade para reforçar os nossos pedidos por Segurança. O Estado se mostra sensível às demandas de São Caetano”, afirmou Paulo Pinheiro, que esteve acompanhado no ato do secretário municipal de Segurança, José Quesada Farina, e do chefe de Gabinete, Eduardo Casonato.

SANTO ANDRÉ REIVINDICA MELHORIAS NA SEGURANÇA DA CIDADE
Dentre as prioridades, o prefeito Carlos Grana pediu ao secretário celeridade para concluir a construção da 2º Companhia do 41º BPM (Batalhão da Polícia Militar), que ficará localizada na Rua dos Dominicanos, no Jardim Santo André. O objetivo é melhorar a segurança dos moradores na região. “Foi aberto um canal com a equipe técnica para aprofundarmos as demandas da cidade. A palavra de ordem é buscar a integração completa entre as polícias Civil e Militar, com a GCM (Guarda Civil Municipal)”, explicou o prefeito.

Outra solicitação feita ao secretário foi a construção de nova sede para a 3ª Companhia do 41º BPM, no bairro Homero Tom, atualmente em prédio alugado na Avenida Guaianazes. O chefe do Executivo sugeriu que o prédio seja construído em uma praça próxima à Avenida Giovanni Batista Pirelli. Por fim, a Administração pediu a mudança da Base Comunitária da Polícia, localizada no bairro Sacadura Cabral. Com a revitalização da Avenida Lions, o equipamento público ficou embaixo do viaduto, dificultando a operação dos policiais. O novo local ainda está em estudo.

Compartilhar:
1
Crédito:PMSBC
1
Crédito:Du Merlino/PMSCS
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/07/2013 05:07
  • Alterado:18/07/2013 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS/PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados