Câmara pauta projeto que obriga instalação de lixeiras no transporte público de São Caetano
O projeto obriga a instalação de duas lixeiras, em cada veículo da frota, respeitando a separação do lixo em orgânico e inorgânico.
- Data: 25/06/2024 20:06
- Alterado: 25/06/2024 20:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: CMSCS
Crédito:Divulgação/CMSCS
A Câmara de São Caetano do Sul teve em sua pauta na sessão ordinária desta terça-feira, 25, o projeto de lei que dispõe sobre a instalação de lixeiras, para resíduos orgânicos e inorgânicos, nos veículos do transporte coletivo do município, uma forma de aumentar a reciclagem na cidade com a devida separação do lixo.
De autoria do vereador Professor Jander Lira (PSB), o projeto obriga a instalação de duas lixeiras, em cada veículo da frota, respeitando a separação do lixo em orgânico e inorgânico. A redação da matéria também especifica que as lixeiras devem ser instaladas perto das portas de entrada e saída, mensagens para a conscientização dos passageiros e o recolhimento do lixo duas vezes ao dia.
Com parecer de inconstitucionalidade emitido pela Comissão de Justiça e Redação da Casa, o parlamentar pediu o arquivamento do projeto, sendo esse aprovado pelo plenário, para poder reapresentá-lo, fazendo as modificações necessárias. Jander também pontuou que a despesa criada pela sua proposta é para a concessionária e não para a cidade.
“Acredito que meu projeto tem uma relevância importantíssima, porque vai ajudar até do ponto de vista da cultura e da educação da reciclagem. Vou pedir o arquivamento e reapresentá-lo, corrigindo essas distorções”, explicou o parlamentar.