Antônio Abujamra recebe no Provocações o coreógrafo Walson Botelho
Programa vai ao ar às 23h na TV Cultura nessa terça(2/7)
- Data: 27/06/2013 18:06
- Alterado: 27/06/2013 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Padre Anchieta
Crédito:
Antônio Abujamra entrevista Walson Botelho, coreógrafo e fundador do Balé Folclórico da Bahia. No programa, ele fala sobre sua companhia de dança, os trabalhos realizados por ela e os integrantes que a compõem.
O bailarino conta a Abujamra a realidade da companhia que comanda: “A minha ideia sempre foi de transformar o Viva Bahia em uma companhia profissional. Nós éramos uma companhia internacional muitíssimo conhecida pelo mundo inteiro. Mas era um grupo onde os componentes eram pedreiros, feirantes, pintores, mecânicos de dia e estrelas à noite. Viajavam o mundo inteiro, muitos analfabetos, não escreviam, nem liam, mas falavam inglês, francês, alemão, russo. A minha ideia era que esses artistas pudessem viver da sua arte, como artistas. Eu fiquei sempre pensando: por que não viverem disso? Porque não dava dinheiro”.
Walson também comenta sobre como foram os primeiros espetáculos da companhia e as dificuldades que passavam, e relembra o convite que sua companhia recebeu para participar de um festival em Berlim, na Alemanha.
Ele explica o trabalho que sua companhia realiza com crianças do Pelourinho: “Os meninos de rua não permitiam que a gente trabalhasse […] faziam de tudo pra perturbar a ordem do nosso trabalho. Então pensamos, porque não trazer esses meninos pra dentro da sala de aula para eles verem o trabalho que a gente faz? E foi assim que começou o Balé Júnior, que faz 15 anos agora.
Hoje nós atendemos mais de 300 crianças e não só no Pelourinho, mas de toda Salvador, toda área metropolitana”.
Classificação indicativa: 14 anos.