Coop reforça ações para alavancar venda de produtos “marcas da família”
Em 2012, o segmento de marcas próprias movimentou no mercado brasileiro cerca de R$ 2,8 bilhões em faturamento, volume 8% superior ao ano anterior. E para acompanhar os grandes players de mercado, a Coop – Cooperativa de Consumo está adequando seu posicionamento estratégico de Marcas Próprias e ajustando o conceito de suas marcas atuais. As […]
- Data: 27/06/2013 15:06
- Alterado: 27/06/2013 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: MP & Rossi
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Em 2012, o segmento de marcas próprias movimentou no mercado brasileiro cerca de R$ 2,8 bilhões em faturamento, volume 8% superior ao ano anterior. E para acompanhar os grandes players de mercado, a Coop – Cooperativa de Consumo está adequando seu posicionamento estratégico de Marcas Próprias e ajustando o conceito de suas marcas atuais.
As Marcas da Família, que ultrapassam atualmente o número de 800 itens divididos entre as marcas Coop Plus, Delícias da Coop e Exclusividades Coop, passarão por uma reformulação total e o pontapé inicial desse trabalho já foi dado com a contratação de uma nova colaboradora com foco na gestão da qualidade, garantindo que todos os produtos com a marca Coop tenham qualidade igual ou superior às principais marcas por categoria. Atualmente, a participação das Marcas da Família no fornecimento geral da Coop é de 7,46%.
É um passo muito importante para o projeto, segundo a gerente comercial e de marcas próprias e exclusivas Marta Lúcia Borges. Parte desse trabalho de gestão da qualidade contará com o suporte de laboratórios credenciados no mercado, como o Bureau Veritas, SGS, entre outros, encarregados de efetuar testes de desempenho de produtos, bem como auditorias de fábrica nos fornecedores de marcas próprias. Paralelamente, será formado um grupo de colaboradores internos, credenciados para testar sensorialmente os novos lançamentos de produtos de gênero alimentício.
A Cooperativa realizará também pesquisas qualitativa e quantitativa para descobrir os anseios e percepções dos cooperados e colaboradores em relação às marcas próprias. “A partir dos resultados desse trabalho, obtidos na fonte, vamos avaliar a nossa atual arquitetura de marcas e analisar se está coerente com a visão do nosso público”, antecipa Marta Lúcia Borges, acrescentando que os frutos deste projeto deverão ser colhidos entre seis meses e um ano. Segundo informa, 2014 será o ano da intensificação, com possibilidades de muitos lançamentos em categorias ainda não exploradas.