509 novos empreendedores em Ribeirão Pires neste ano
Do total, 351 cadastramentos são referentes à formalização de pequenos negócios como Empreendedores Individuais
- Data: 24/06/2013 14:06
- Alterado: 24/06/2013 14:06
- Autor: Redação
Crédito:
A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou balanço de novos empreendimentos abertos ou regularizados na cidade. De janeiro até a primeira quinzena de junho deste ano, foram cadastrados 509 novas empresas, comércios e empreendedores individuais. Do total de cadastramentos, 351 se referem à inscrição em Empreendedor Individual (EI).
Desde o início do ano, a Administração Municipal estimula moradores da cidade que trabalham por conta própria e não possuem negócio formalizado a se legalizar como pequeno empresário. Essa formalização pode ser feita com a inscrição no Empreendedor Individual, que oferece diversas vantagens, como o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) que facilita abertura de conta bancária, pedido de empréstimo e emissão de notas fiscais.
Para garantir apoio a esses trabalhadores, que podem ser costureiros, cabeleireiros, entre outras dezenas de atividades que se enquadram no EI, a Prefeitura disponibiliza serviço de orientação permanente no Posto Atende Fácil (PAF) – Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro.
Ações para atrair grandes empreendimentos – Paralelamente ao trabalho realizado com pequenos empreendedores, a Prefeitura está atraindo empresas de médio e grande porte, como forma de gerar emprego e renda.
Na lista das ações realizadas estão a concessão de incentivos fiscais, equipes integradas para o atendimento aos empresários e a divulgação do potencial da cidade, como em termos de logística (próxima ao Porto de Santos, à capital paulista e importantes destinos como aeroportos e cidades no interior do Estado), áreas disponíveis e competitividade em valores de imóveis e terrenos (metro quadrado mais barato em relação a outros municípios).
Como resultado, doze empresas de diversos segmentos compraram ou alugaram áreas na cidade. Existem ainda outras que já possuíam terrenos em Ribeirão e em conversa com o prefeito Saulo Benevides, que está à frente das ações, disseram estar se preparando para a instalação ou ampliação do parque fabril. São indústrias nos segmentos de autopeças, metalúrgica, alimentação, aço e supermercados. A previsão do município é criar 6 mil novos postos de trabalho nos próximos 3 anos e meio.
Mais incentivos fiscais para prestadores de serviço – A Prefeitura de Ribeirão Pires ampliou os incentivos fiscais para empresas prestadoras de serviços em alguns segmentos em que a arrecadação é nula, por não haver o tipo de empreendimento na cidade, ou que muito baixa. Aprovado pela Câmara Municipal, o projeto do Executivo reduz a base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em 41 tipos de serviços, desde informática, saúde, administração de cartão de crédito, entre outros.
“Atrair novos tipos de empresas ou mesmo ampliar a oferta de um mesmo tipo de serviço cria competitividade e permite crescimento na arrecadação do município, que no primeiro trimestre do ano ficou abaixo do esperado. Alguns serviços, como os referentes aos planos de saúde, tiveram redução da base de cálculo utilizada sobre o valor bruto do faturamento de 42% para 12,5%. Com isso, considerando a alíquota de 2%, esses serviços tiveram taxa reduzida de 0,84% para 0,25%. Não temos hoje na cidade empresa prestando este tipo de serviço, portanto o incentivo, além de ampliar a arrecadação, facilitará o dia a dia dos moradores”, afirmou o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides.