Mães idosas são homenageadas em Diadema
Atividade especial encerra mês das mães e contou com café da manhã, dança cigana e bingo
- Data: 27/05/2024 17:05
- Alterado: 27/05/2024 18:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) fez o encerramento das atividades do mês das mães na última quinta (23), no Centro de Convivência Municipal da Pessoa Idosa (CCMI). Ali, cerca de 40 idosos e idosas foram recebidos com café da manhã especial, lembrancinhas, dança cigana e um bom e velho bingo.
“Nós juntamos nossos parceiros das Secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer pra fazer essa atividade em conjunto e, além de fazer o fechamento do mês das mães e celebrar todas as mães aqui do CCMI, nós também comemoramos a vida, a alegria e a amizade, que é exatamente a função do espaço,” contou Alexsandra Dias, coordenadora do CCMI. “A casa onde funciona o CCMI é bem acolhedora, temos atividades de segunda a sexta, com grupos socioeducativos e culturais, que estimulam as funções cognitivas e a mobilidade das pessoas idosas.”
E a procura é alta. A meta de atendimento é de 80 idosos, mas hoje 95 estão sendo atendidos – e isso apenas na região central. Outras regiões têm seus próprios espaços de convivência.
Para os idosos, tudo de bom: O casal Armindo, 92, e Laurita, 83, gostam de frequentar a casa. Tanto que vão ao CCMI 3 vezes por semana. E Seu Armindo faz questão de vir dirigindo. “Cheguei em Diadema em 55, vindo de Portugal,” disse ele. “Aqui é bom porque é todo mundo velho, todo mundo tem paciência com a gente, é uma distração. Não dá é pra ficar em casa sem nada pra fazer.” Dona Laurita faz ginástica duas vezes por semana e exercita a memória no grupo socioeducativo: “Eu recomendo que quem puder, que venha. Se está sendo bom pra mim, pode ser bom para outros também.”
Maria Rita de Cássia, a Ritinha, tem 63 anos, frequenta o CCMI 4 vezes por semana, faz ginástica e dança e estava concentrada no bingo. “Porque eu vou ganhar,” afirmou. Sobre os benefícios do CCMI, ela foi categórica: “Ah, faz um bem danado! Eu entrei aqui em um momento complicado da minha vida, mas hoje estou bem, graças a Deus. Quando eu chego aqui, a vontade é ficar o dia inteiro.” E os joelhos, as costas, não doem com tanta dança? “Dói nada! É pra isso que a gente se exercita…!”
Famílias com idosos que queiram frequentar o CCMI ou outros espaços de convivência devem procurar seus CRAS de referência e fazer a solicitação. São os CRAS que encaminham as pessoas idosas aos respectivos centros