Itaú Cultural recebe até domingo a Cia Teatro Heliópolis
Itaú Cultural recebe a Companhia de Teatro Heliópolis com peça sobre o sistema prisional do país e seu impacto na vida das mulheres
- Data: 23/05/2024 16:05
- Alterado: 23/05/2024 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
CÁRCERE ou porque as mulheres viram búfalos
Crédito:Rick Barneschi
De 23 a 26 de maio (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural fecha sua programação teatral do mês recebendo a Companhia de Teatro Heliópolis com o espetáculo CÁRCERE ou porque as mulheres viram búfalos. O texto é de Dione Carlos e a encenação de Miguel Rocha. A peça faz uma crítica ao sistema prisional brasileiro e como ele impacta mulheres que têm suas vidas ligadas à de pessoas encarceradas.
As apresentações são gratuitas, como toda a programação do instituto. Os ingressos serão disponibilizados na plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br). Quem não conseguir reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e tentar possíveis ingressos remanescentes. A fila de espera começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e os ingressos que tiverem desistência são distribuídos por ordem de chegada.
Na peça, a vida das irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores é marcada pelo encarceramento dos homens de sua família. O primeiro foi o pai delas, depois o companheiro de uma e, por fim, o jovem Gabriel, filho de outra. Ele sonha em ser desenhista, mas aprende na prisão estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerente ao sistema prisional.
Neste universo, a violência dita as regras sem poupar aqueles considerados fracos ou rebeldes. Longe das grades, em suas comunidades, as mulheres – mães, filhas, afilhadas – buscam alternativas para, ao menos, tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro.
Atravessado também pela perspectiva da ancestralidade, o espetáculo traz a força de Iansã, Rainha Oyá, deusa guerreira dos ventos, das tempestades e do fogo, que não abandona seu povo. Ela permanece iluminando caminhos e inspirando fabulações para que seus filhos e filhas experimentem, por fim, a liberdade.
Ao expor a desumanização das pessoas encarceradas e a necessidade de reforma do sistema prisional brasileiro, a montagem enfatiza a importância do respeito aos direitos humanos e à dignidade de todas as pessoas. A peça estreou em 2022, em comemoração aos 20 anos que o Grupo Teatro Heliópolis completou em 2020, na pandemia, e venceu, entre outros, o Prêmio Shell de Teatro 2022 nas categorias Dramaturgia e Música.
SERVIÇO
Espetáculo CÁRCERE ou porque as mulheres viram búfalos
Com Grupo Teatro Heliópolis
De 23 a 26 de maio (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Na Sala Itaú Cultural (piso térreo)
Duração: 120 minutos
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: 14 anos [temas sensíveis, violência, linguagem imprópria]
Entrada gratuita
Reserva de ingressos em https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/