Abas, recortes e gráfico 3D: os novos conteúdos do Infosiga 2024
No ar com o Maio Amarelo, nova versão da plataforma pioneira em coletar, reunir e disponibilizar dados dos 645 municípios do estado estreia uma série de funcionalidades
- Data: 17/05/2024 13:05
- Alterado: 17/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Detran-SP
Crédito:Governo de SP
Resultado de um redesenho de catorze meses e de uma parceria inédita no país com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês), o novo portal de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, o Infosiga, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), está no ar com novas informações, nova dinâmica de atualização e novas possibilidades de compor e analisar panoramas sobre o trânsito no estado de São Paulo.
Para uma visão geral, e também em detalhes, da nova plataforma, pode-se começar a explorá-la pelo Guia de Referência, última aba à direita do menu de navegação do site. Ali, como em um mapa da arquitetura do site, cada etapa do portal é apresentada e tem seus conteúdos explicados.
Mas, para quem tem pressa, ela não é imprescindível. Modernizado, eficiente e intuitivo, o Infosiga permite uma navegação autônoma, inclusive pelos gráficos em três dimensões da aba Análises Avançadas, uma das cinco novas seções da plataforma. Ali, é possível conhecer a fundo os riscos no trânsito, quando não é tomado o cuidado necessário: há taxa de óbitos em municípios acima de 300 mil habitantes, óbitos por tipo de via, ocorrência, turno e faixa etária e distribuição de óbitos por idade da vítima e gênero, entre outros dados, com atualização mensal.
A reestruturação do Infosiga tem por objetivo principal apresentar estatísticas capazes de embasar e direcionar políticas públicas de segurança viária de visão mais realista e resultados mais eficientes. E tem relação direta com o acordo de cooperação assinado, em setembro, entre o Detran-SP e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, instituição que investe na gestão de dados de segurança viária e fez de São Paulo o primeiro estado brasileiro entre os seus parceiros. O único outro estado a figurar na lista de parceiros da entidade, no mundo, é Maharashtra, o mais populoso da Índia.