Canadá: a nova alternativa para o mercado brasileiro
Segundo a Câmara de Comércio Brasil-Canadá, os investimentos brasileiros no Canadá já superam os Estados Unidos e alguns países da Europa
- Data: 14/06/2013 19:06
- Alterado: 14/06/2013 19:06
- Autor: Redação
- Fonte: INFORM
Crédito:
Com o desaquecimento do mercado interno e a queda nas exportações, o País deverá investir cada vez mais em políticas de inserção comercial no cenário global. Nos últimos dois anos, o fluxo total do comércio bilateral entre o Brasil e o Canadá superou a margem dos US$ 6 bilhões. Ciente desse potencial de crescimento entre os dois países, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoverá nesta terça-feira (dia 18), a 1ª edição do “Doing Business in Canada” (“Fazendo negócios no Canadá”), visando apresentar aos empresários brasileiros novas oportunidades de negócios no Canadá nos mais diversos segmentos econômicos.
Atualmente, os setores considerados de alto potencial são: petróleo e gás/mineração, equipamentos e serviços, agronegócio, infraestrutura, transportes e logística, TI/comunicações e novas tecnologias, entre outros. Além da presença desses, o evento contará com apresentações de trabalhos e pesquisas sobre o mercado canadense. Dentre os palestrantes, destacam-se: o cônsul geral do Canadá Stéphane Larue, que discorrerá sobre o atual panorama político dos dois países; Guilherme Pfisterer, da área de Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que abordará as linhas e programas de apoio do Banco às exportações; Leonardo Machado, analista de Gestão e Negócios da ApexBrasil, sobre as oportunidades comerciais para produtos brasileiros no mercado canadense; e o diretor executivo da CCBC James Mohr-Bell, que finalizará com os projetos e serviços da entidade.
Além de coincidir com o aniversário de 40 anos da entidade, o encontro faz parte de um processo contínuo de apresentação do Canadá como um potencial importador iniciado nas gestões anteriores da CCBC e que vem sendo seguido pela nova diretoria, recém-eleita para um mandato de dois anos.
SOBRE A CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-CANADÁ (CCBC)
Fundada em setembro de 1973 e sediada em São Paulo, a CCBC é uma organização sem fins lucrativos, financiada pelo setor privado e independente e que atua binacionalmente nos mais importantes segmentos econômicos, tecnológicos e culturais.
Mais do que contribuir para as boas relações comerciais, se configura como uma associação de negócios que fomenta investimentos e promove o intercâmbio entre os dois países. Sua missão é estimular, apoiar e expandir as relações de comércio e investimentos entre empresas brasileiras e canadenses, tendo como principal objetivo ser um facilitador para os seus associados. É um eficaz canal de comunicação, garantindo agilidade, segurança e transparência às organizações envolvidas nas operações.
Seus esforços são concentrados na construção de uma rede de relacionamentos, na disseminação das informações relativas ao ambiente comercial, bem como na identificação de tendências e de fornecedores de qualidade que possam auxiliar os seus membros no desenvolvimento de seus negócios. Mais informações no site: www.ccbc.org.br .
Programação:
9h – 9h30: Abertura e Panorama Político do Brasil-Canadá / Stéphane Larue
9h30 – 10h30: BNDES Exim – Instrumentos de Apoio à Exportação / Guilherme Pfisterer
10h30 – 10h50: Coffee break
10h50 – 11h50: Apex Brasil – Oportunidades Comerciais para Produtos Brasileiros no Canadá / Leonardo Machado
11h50 – 12h: Projetos e Serviços da CCBC / James Mohr-Bell
12 horas: Brunch e sessão tira-dúvidas
Serviço
“Doing Business in Canada”
Data: 18 de junho
Horário: das 9 às 12h30
Local: Hotel Caesar Business Paulista
Av. Paulista 2.181 – salas 1 e 2
Inscrições gratuitas: (11) 3044-4535 ou www.ccbc.org.br