Prefeitura leva cinema de São Paulo para o Festival de Cannes 2024
Delegação participa de agenda de encontros com produtores internacionais e realizará ações especiais com África, Ásia, América Latina e Europa
- Data: 13/05/2024 12:05
- Alterado: 13/05/2024 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Festival de Cannes
Crédito:Divulgação
A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes 2024 e um dos mais renomados e influentes da indústria cinematográfica mundial, que ocorrerá entre os dias 14 e 22 de maio.
O Festival de Cannes é reconhecido por gerar um volume significativo de negócios e oferecer uma plataforma única para networking e colaboração entre profissionais do cinema de todo o mundo. Nesse contexto, a Spcine planejou uma série de atividades especiais para destacar o cenário cinematográfico paulistano e promover o intercâmbio cultural e comercial.
Uma delegação composta por cinco profissionais audiovisuais paulistanos, incluindo diretores, produtores e roteiristas, participa das atividades do Marché. São eles: Issis Valenzuela, cineasta, produtora e roteirista; Mariana Luiza, cineasta; Rodrigo Santos Sousa, cineasta; Raul Perez, produtor audiovisual; e Wellington Amorim, produtor audiovisual.
Além disso, a Spcine realizou uma parceria com o Cinema do Brasil para essa participação em Cannes, que está levando 60 empresas brasileiras para este importante evento internacional. Essa iniciativa representa um passo significativo para a promoção e internacionalização do cinema nacional, proporcionando oportunidades únicas de networking, negócios e visibilidade para nossos talentos e produções cinematográficas.
AfroCannes
A Spcine estará presente também no AfroCannes 2024, um evento destacado que ocorre durante o Festival de Cinema de Cannes, nos dias 16 e 17 de maio. Organizado pela instituição Yanibes, o AfroCannes celebra a diversidade e a inclusão no cinema africano e afrodiaspórico. No dia 17, o tema será “Act Local and Think Global”, discutindo financiamento, colaboração e desenvolvimento de histórias autênticas e concentrando a atenção em projetos cinematográficos da colaboração de países Sul-Sul.
Nessa data, a Spcine participa do painel “Brazil: African Natives And African Diaspora Outreach”, com a presença de Lyara Oliveira, presidente da empresa, Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas da empresa, com a mediação de Carmen Thompson, curadora, programadora de filmes e produtora cultural.
Spotlight Asia
Durante o “Spotlight on Asia” (18 e 19 de maio), um evento dedicado à promoção e integração do cinema asiático, a Spcine apresentará o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo – Cash Rebate – durante a sessão de fundos para produtores participantes. Além disso, quatro produtoras paulistanas, Sato Company, Barry Company e Glaz Entretenimento, também estarão presentes no evento. Esta iniciativa destaca o compromisso da Spcine com a promoção e desenvolvimento do cinema nacional e internacional, enquanto o “Spotlight on Asia” oferece uma plataforma para explorar as tendências, técnicas e narrativas que definem a produção cinematográfica na região, destacando seu crescente impacto global e sua rica diversidade cultural e criativa.
Filmes Apoiados
Como parte do compromisso de promover o cinema brasileiro internacionalmente, a Spcine está apoiando a participação de dois filmes no festival: “Baby”, de Marcelo Caetano, na Semana da Crítica, e “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz e co-produzido pela Gullane Entretenimento, que compete na Seleção Oficial.
“Baby” também foi contemplado pelo Edital de Produções de Longas-Metragens de Baixo Orçamento 2019, contando ainda com o apoio da São Paulo Film Commission para as filmagens na capital paulista. Considerando a participação da produtora paulistana, Gullane Entretenimento, a Spcine apoiará a internacionalização do filme “Motel Destino” para o Festival de Cannes.
“A seleção de ‘Baby’ para a Semana da Crítica em Cannes e o apoio à Gullane Entretenimento, demonstram a importância das políticas públicas de fomento e incentivo ao audiovisual da Spcine para a obtenção de resultados positivos e representação do Cinema brasileiro internacionalmente”, disse a presidente da Spcine, Lyara Oliveira.
Rede de contatos
A equipe da Spcine realizará encontros estratégicos com produtores de países europeus, latino-americanos, asiáticos e africanos, com o objetivo de explorar oportunidades de coprodução e colaboração.
Além das reuniões com players internacionais, a Spcine também está incluída na programação do Cinema do Brasil, um programa de exportação do SIAESP apoiado pela Spcine. Durante o evento em Cannes, o Cinema do Brasil realizará encontros de coprodução com diversos países, incluindo África do Sul, Colômbia, Espanha e Portugal, além de se reunir com fundos de financiamento e representantes de festivais como o Hubert Bals Fund, SXSW e Aide Aux Cinema du Monde.
Para complementar as reuniões de mercado, representantes da empresa participarão de um encontro com o Ibermedia, programa de incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados pelos países Iberoamericanos, integrada por 23 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Edital em parceria com a África do Sul
No dia 20 de maio, a Spcine, em parceria com a National Film and Video Foundation (NVFV), da África do Sul, anuncia o edital voltado para projetos afrodiaspóricos durante evento Producers Network, programa de produtores internacionais selecionados no Marché du Film. O evento terá a apresentação do edital e contará com diálogos de coprodução entre Brasil e África, por Elias Ribeiro e Kurt Oderson.
Essa relação entre Spcine e a NFVF teve início no Festival de Berlim em 2023, a partir de um encontro para intercâmbio de experiência. Deste momento foi celebrado o Memorando de Entendimento entre as duas instituições em Durban Film Mart de 2023, na África do Sul, que resultou no edital que será lançado.
O edital selecionará quatro projetos, sendo dois de São Paulo e dois da África do Sul, para receber um aporte de US$ 20 mil dólares cada. O investimento nesses projetos, que reflitam sobre trajetórias da diáspora africana, tem a proposta oferecer oportunidades para cineastas paulistanos e sul-africanos.
Estande Spcine
Durante todo o evento, a Spcine terá um estande com sala de reunião, proporcionando um espaço para encontros e discussões com parceiros e colaboradores.
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
Sobre o Marché Du Film
O Marché du Film, parte do Festival de Cannes, é uma plataforma essencial para negociações na indústria cinematográfica, atraindo uma ampla gama de profissionais. Com uma variedade de filmes em exibição e apresentações de projetos, o evento facilita colaborações entre diversos profissionais. Além de abordar questões contemporâneas como distribuição digital e financiamento, o Marché du Film destaca filmes independentes e de grande orçamento, servindo como uma vitrine importante para a indústria cinematográfica.