Google Ads: conheça a plataforma de anúncios do Google
Saiba mais sobre os recursos de propagandas do Google e entenda as funcionalidades do Google Ads
- Data: 07/05/2024 08:05
- Alterado: 07/05/2024 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Rubaitul Azad/Unsplash
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google que possibilita promover marcas, produtos e serviços em vários lugares da internet. Se alguma vez você já pesquisou algo no Google, navegou por grandes portais de notícias ou assistiu algum vídeo no YouTube, com certeza você já visualizou algum anúncio do Google.
Isso porque os recursos da ferramenta permitem que as empresas criem campanhas de divulgação para diferentes serviços do Google. Assim, é possível anunciar na rede de pesquisa, nos pontos de propaganda da rede de display, no Google Shopping, no YouTube e até mesmo na Play Store/Google Play. Sim, aqueles links em destaque nos resultados de busca do Google, os banners publicitários nos sites e as propagandas que vemos nos vídeos do YouTube fazem parte dos recursos do Google Ads.
Desde o seu lançamento em 2000, a ferramenta se expandiu de forma significativa e lidera a lista de soluções de publicidade online mais utilizadas na internet. Segundo dados da plataforma de estatísticas global Statista, em 2023, a receita de publicidade do Google chegou a cerca 237 bilhões de dólares, correspondendo a 77,8% da receita geral do Google. Anteriormente, o Google Ads era chamado de Google AdWords, então, ainda é comum encontrar referências à ferramenta com esse nome.
Como funciona o Google Ads?
O princípio básico do Google Ads está em criar campanhas de anúncios com valores estipulados previamente e veicular esses conteúdos nos serviços do Google. As principais formas de campanhas são:
Rede de pesquisa: os anúncios da rede de pesquisa do Google são os links patrocinados que aparecem destacados no começo e no fim das páginas de resultados da busca. Ou seja, quando uma pessoa pesquisa por algo no Google, a plataforma mostra os anúncios relacionados às palavras-chaves buscadas.
Rede de display: os anúncios da rede de display são exibidos enquanto as pessoas estão navegando por um extenso número de portais de notícias e blogs ou, até mesmo, acessando o Gmail e aplicativos. Geralmente, esses anúncios são formados por imagens e textos e são posicionados em pontos estratégicos nas páginas, na caixa de entrada do Gmail e nos apps.
Google Shopping: os anúncios do Google Shopping fazem parte da aba especial do Google dedicada à venda de produtos. Nela, os negócios podem divulgar o seu catálogo de produtos diretamente no Google com fotos, descrições e preços.
Anúncios do YouTube: os anúncios do YouTube proporcionam uma série de opções em vídeo para promover as marcas na plataforma. Seja em campanhas mais curtas ou longas, visualizadas antes, durante ou depois da exibição dos vídeos; os anunciantes conseguem interagir com os espectadores do YouTube de forma ampla.
Anúncios de App: as campanhas de app por meio do Google Ads possibilitam gerar anúncios com foco na divulgação de aplicativos na rede de pesquisa, no YouTube e no Google Play. Essa alternativa pode ser usada tanto para incentivar a instalação do app quanto para retomar usuários antigos.
Todas essas soluções disponibilizadas pelo Google contam com recursos para personalizar as campanhas de acordo com os objetivos da empresa e o seu público-alvo. A plataforma também fornece um extenso grupo de funcionalidades para acompanhar a performance das campanhas.
Quais as vantagens do Google Ads?
O Google Ads permite que os negócios destaquem a sua marca na internet e alcancem os seus clientes em potencial com mais facilidade. A própria ferramenta oferece opções para que as empresas determinem e conquistem as suas metas. Dessa maneira, os anúncios do Google são capazes de auxiliar na geração de leads, no aumento das vendas online e offline, na ampliação do reconhecimento de marca, entre outros objetivos. As vantagens do Google Ads ainda incluem:
- Oportunidades para todos os setores de negócios;
- Estimativas reais de investimento, mesmo para orçamentos mais limitados;
- Criação de campanhas focadas em metas específicas, como trazer visitantes para o site ou recuperar um potencial cliente que não concluiu a compra, por exemplo;
- Alcance preciso dos públicos-alvo;
- Monitoramento dos resultados das campanhas de anúncios;
- E vários outros benefícios.
Como começar a fazer anúncios no Google?
Em panorama resumido, a criação de uma campanha no Google Ads envolve: o cadastro na plataforma com as informações comerciais da empresa (que depois serão confirmadas pelo Google), a escolha da meta principal da campanha, a configuração dos anúncios, a definição do público-alvo e do orçamento e, por fim, a confirmação dos detalhes de pagamento. Para dar suporte em todas essas etapas, o Google conta com os Google Partners, os parceiros do Google.
O programa Google Partners reúne especialistas treinados e reconhecidos pelo Google por suas habilidades no gerenciamento de campanhas de anúncios. Então, basta procurar por um profissional ou uma agência de marketing que seja parceira do Google para obter o auxílio apropriado na criação de campanhas de anúncios para o Google Ads.
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Fonte: Google, Statista, Resultados Digitais