Mitsubishi L200: para o campo e a cidade
Mitsubishi Motors apresenta novas séries especiais Terra e Urban da picape L200 Triton Sport
- Data: 06/05/2024 18:05
- Alterado: 06/05/2024 19:05
- Autor: Redação
- Fonte: Edmundo Dantas/AutoMotrix
Mitsubishi L200 Sport Terra
Crédito:Divulgação
A Mitsubishi Motors apresentou durante a Agrishow 2024, evento do agronegócio realizado na primeira semana de maio na cidade paulista de Ribeirão Preto, duas séries especiais de sua picape L200 Triton Sport: Terra e Urban. Produzidas na fábrica de Catalão (GO) e limitados a 200 unidades cada, os modelos com personalidades distintas representam a versatilidade de uso da L200 e reforçam o compromisso da marca dos três diamantes em oferecer produtos para os mais variados perfis de clientes. Com aparência que denota a vida no campo, a L200 Triton Sport Terra traz bancos em couro com desenhos que remetem a elementos encontrados nas tradicionais sedes de fazendas do interior do Brasil, carroceria em duas cores e acabamentos exclusivos. Já a L200 Triton Sport Urban investe em um aspecto mais arrojado, que evoca a adaptabilidade da linha L200 ao dia no trânsito das grandes cidades e aos consumidores de espírito jovem. “O mercado de picapes está em uma ascensão notável, impulsionada pela demanda crescente por veículos versáteis e robustos, que atendam tanto às necessidades profissionais do campo quanto às pessoais dos consumidores das grandes metrópoles”, explica Mauro Luis Correia, CEO da Mitsubishi. As séries estarão disponíveis em toda a rede de concessionárias nos próximos dias.
Com preço a partir de R$ 319.990, a L200 Triton Sport Terra traz carroceria em duas cores, nas opções Preto Ônix, Cinza Londrino, Branco Fuji e Bege Jizam, todas com a parte inferior em marrom escuro, uma referência direta ao ambiente rural, que é reforçada por uma série de detalhes externos e internos no mesmo tom. É o caso das partes inferiores do para-choque dianteiro, carroceria e para-choque traseiro, e conta também com novas rodas de aro 20 com acabamento diamantado e pintura de fundo remetendo ao marrom utilizado na carroceria. Já os pneus 265, que têm um desenho de ombro mais quadrado, aumentam a sensação de largura deles. A tampa traseira conta com sistema para auxílio na abertura e guarnições de vedação que reduzem a entrada de poeira e água no interior da caçamba. A grade frontal e os “skid plate” (protetores dos para-lamas contra pequenos atritos) traseiro e dianteiro têm acabamento na cor prata, enquanto o rack de teto em preto fosco é acompanhado de um emblema e brasão “Terra”, remetendo à série especial. O capô traz molduras bicolores com símbolo “4×4” e as laterais têm estribos elétricos como item de série. A caçamba recebeu uma nova cobertura com acionamento elétrico por meio de controle remoto, iluminação em leds e uma tomada 12V.
Para remeter à vida no campo, o interior da L200 Triton Sport Terra traz acabamento em tom amadeirado, que reveste parte do console central, as saídas de ar e a manopla de câmbio. De acordo com a Mitsubishi, os bancos pretos têm material de alta qualidade, com brasões gravados em detalhes marrom no encosto e apoio de cabeça e ajuste elétrico para o do motorista. Tapetes com detalhes em marrom e bordados foram desenvolvidos especialmente para a versão.
A L200 Triton Sport Urban tem preço a partir de R$ 309.990 e está disponível em quatro opções de cores de carroceria: Cinza Concrete Spot, Preto Onix Peal, Branco Fuji e Azul Baikal. Seu visual conta com vários detalhes em acabamento preto brilhante, na parte inferior do para-choque, dos para-lamas, da grade dianteira e do para-choque traseiro. Acabamentos em preto brilhante estão no teto, rack de teto, nos “skid plates” traseiro e dianteiro e no aerofólio de cabine, enquanto as rodas de aro 18 têm desenho arrojado para conferir um visual mais contemporâneo à versão. O nome “Urban” está na tampa da caçamba, nas novas molduras de capô e no painel interno da picape. A tampa traseira e a caçamba contam com os mesmos dispositivos encontrados na configuração Terra, assim como uma rede multifuncional com quatro pontos de amarração de cargas.
O habitáculo da L200 Triton Sport Urban traz acabamento em preto brilhante, que reveste a moldura do console central, as saídas de ar do painel e a manopla de câmbio. Os bancos – com ajustes elétricos para motorista – são revestidos em couro preto, assim como os acabamentos das portas, dando um tom mais esportivo à versão. Todas as variantes da L200 Triton oferecem o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 7 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. Exclusivamente para as séries Terra e Urban, há novos alto-falantes premium da JBL com subwoofer portátil que pode se transformar em uma caixa de som e ser levado para qualquer lugar. Já o ar-condicionado digital dual zone conta com sistema de captação de ar para distribuição aos ocupantes traseiros por meio de saídas colocadas no teto. Os passageiros do banco de trás podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto.
Assim como as demais L200 Triton Sport, as séries especiais Terra e Urban são equipadas com o sistema de transmissão automática de 6 velocidades com opções para trocas sequenciais na alavanca seletora e ou em “paddles shifters” na coluna de direção. O motor é o 2.4 turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável e é capaz de desenvolver 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm. As L200 Triton Sport Terra e Urban trazem o “Off-Road Mode”, um recurso que deixa a picape mais preparada para encarar os mais variados terrenos, com os modos “Cascalho”, “Lama/Neve”, “Areia” e “Pedra”. A picape conta ainda com o sistema ativo de controle de tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a que tem menos aderência, enviando a tração para a roda mais bem apoiada ao solo. Adicionalmente, controla o torque do motor para evitar escorregamentos. As duas versões têm o bloqueio de diferencial traseiro, podendo ser usado quando o veículo tem baixa aderência em uma das rodas, para garantir que as duas rodas do mesmo eixo tracionem sempre juntas.