Nova equipe de resgate é enviada de SP para ajudar vítimas dos temporais no RS
Mais seis profissionais do Corpo de Bombeiros vão integrar os 33 agentes que já estão em solo gaúcho
- Data: 02/05/2024 13:05
- Alterado: 02/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: SSP
Crédito:SSP
Uma nova equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada de São Paulo para o Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (2), onde os temporais deixaram 13 mortes, até a última atualização da Defesa Civil local às 12h. Mais seis agentes da corporação vão integrar o grupo de 33 bombeiros que já estão na região desde ontem ajudando no resgate das vítimas.
Os militares estão empenhados na localização e socorro médico de vítimas soterradas, salvamento de pessoas ilhadas devido às inundações, e na busca de desaparecidos. Para isso, as equipes contam com o apoio de oito viaturas e sete embarcações que também foram enviadas de São Paulo para contribuir com os trabalhos no sul do país.
Mais seis bombeiros serão deslocados para a região na tarde de hoje, incluindo um médico e um enfermeiro, além de dois cães farejadores. No total, são previstos 45 agentes paulistas empenhados na ajuda humanitária nas cidades do estado do Rio Grande do Sul, que decretou calamidade pública devido aos eventos climáticos.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo também mantém um avião King Air em condições de apoiar o transporte de equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado e cães farejadores até o sul do país.
Resgates
Nesta quinta-feira (2), os policiais militares de São Paulo, com auxílio do Águia 12, resgataram uma família ilhada no telhado de uma residência em São Sebastião do Caí. Das seis pessoas salvas, três eram crianças, e todas foram transportadas em segurança até o ponto de apoio do governo local.
O Governo de São Paulo reforça o compromisso de colaboração e suporte mútuo entre os estados. A gestão estadual também está à disposição para ampliar o apoio técnico e humanitário à população do Rio Grande do Sul em caso de agravamento das chuvas extremas nos próximos dias.